Buscar

Atividade 3- Gestão Escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3- Gestão Escolar
1- Na organização escolar está bastante definida a separação da dimensão pedagógica e administrativa. Desse modo, gestores escolares e, em especial, os pedagogos, têm compromisso com os resultados obtidos pelos estudantes. Assim, esses profissionais precisam ter consciência de sua responsabilidade e da necessidade de uma intervenção deliberada, científica e organizada. 
 
PORQUE 
 
A Intervenção deliberada é uma ação construída coletivamente e que tem intencionalidade explicita, isto é, tem objetivação definida com base na realidade que se apresenta, ou ainda, sobre onde se quer chegar. Essa dimensão necessita de um sólido referencial científico e de um consistente planejamento para a construção do êxito escolar. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
 R: A primeira assertiva é uma assertiva falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.
2- I. Pensar objetivamente uma educação com qualidade social exige muito mais do que a utilização de indicadores de qualidade; é um processo que reclama uma concepção de educação, de sociedade à qual está historicamente situada e socialmente condicionada, da formação dos profissionais, dos ideários pedagógicos que permeiam sua oferta, enfim, do compromisso ético adotado em busca de uma escola de maior qualidade.  
 
PORQUE 
 
II. A qualidade da educação e da escola se materializa na qualidade das aprendizagens dos estudantes, e, para que isso aconteça, inúmeros aspectos devem ser considerados. Dentre eles, as atribuições específicas da equipe gestora da escola e do coletivo que a compõe precisam ser explicitadas com objetividade e clareza, vinculando essas responsabilidades com um diálogo permanente para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos, bem como para a construção de uma comunidade de aprendizagem.  
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
 R: As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
3- O aspecto da qualidade da educação tem sido objetivo de múltiplas discussões em vários setores da sociedade. Essa preocupação com a qualidade na educação surge tendo em vista que a concepção de qualidade da escola é influenciada pelas concepções que temos de mundo, sociedade, ensino, aprendizagem, aluno etc. Por conseguinte, a qualidade não pode ser concebida como neutra, como se não carregasse finalidades determinadas. Ao longo das duas últimas décadas, o ambiente educacional tem passado por grandes transformações, que podem ser percebidas em diversas esferas da área pedagógica, como a presença cada vez mais forte de tecnologias educacionais. 
Considere as afirmativas que correspondem a características de diferentes concepções de qualidade  
I. A educação como direito de cidadania é uma característica da concepção de qualidade total. 
II. A participação popular na gestão é um elemento que expressa a concepção de qualidade total. 
III. A valorização dos trabalhadores em educação traduz um dos pilares da concepção de qualidade social. 
IV. A ideia de educação como mercadoria e a gestão voltada para o cumprimento de normas, custo-benefício e otimização do tempo está ancorada numa concepção de qualidade total. 
É correto o que se afirma em: 
R: III e IV, apenas.
4- Leia o texto a seguir: 
“É inútil apelar à reflexão se não houver uma organização das escolas que a facilite. É inútil reivindicar uma formação mútua, interpares, colaborativa, se a definição das carreiras docentes não for coerente com este propósito. É inútil propor uma qualificação baseada na investigação e parcerias entre escolas e instituições universitárias se os normativos legais persistirem em dificultar esta aproximação. As perguntas sucedem-se. Será que, hoje, muitos professores não são bem menos reflexivos (por falta de tempo, por falta de condições, por excesso de material didático pré-preparado, por deslegitimação face aos universitários e aos peritos) do que muitos dos seus colegas que exerceram a docência num tempo em que ainda não se falava do “professor reflexivo”? Numa palavra, não vale a pena repetir intenções que não tenham uma tradução concreta em compromissos profissionais, sociais e políticos.”  
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA, 2009. Disponível em: http://www.slideshare.net/mzylb/antonio-novoa-novo-livro. Acesso em: 23 ago. 2010.  
 
Tendo em vista o paradigma do enfoque reflexivo na prática, considere as afirmativas a seguir: 
I. Essa concepção tem como categoria central a reflexividade na formação de professores. 
II. Se configura em um paradigma de formação de professores herdado da tradição positivista.  
III. Esse modelo formativo está pautado na aplicação prática e indica que a atividade docente reclama resolução de problemas instrumentais. 
IV. A prática docente é entendida com práxis investigativa, centro da formação de professores e não um contexto de aplicação de teorias científicas. 
É correto o que se afirma em: 
R: I e IV, apenas.
5- Leia o texto a seguir: 
“Conhecimento na ação é o conhecimento que os profissionais demonstram na execução da ação; é tácito e manifesta-se na espontaneidade com que uma ação é bem desempenhada. São um know-how inteligente. [...] Se refletimos no discurso da própria ação, sem a interrompermos, e reformulamos o que estamos a fazer, estamos a realizá-lo, tal como na interação verbal em situação de conversação perante um fenômeno de reflexão na ação. Se construímos mentalmente a ação para tentar analisá-la retrospectivamente, então estamos a fazer uma reflexão sobre a ação. [...]a reflexão sobre a reflexão na ação, processo que leva o profissional a progredir no seu desenvolvimento e a construir a sua forma pessoal de conhecer [...] ajuda a determinar as ações futuras, a compreender futuros problemas ou a descobrir novas soluções.”. 
ALARCÃO, I. Professores Reflexivos em uma escola reflexiva. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2007, p. 16-17. 
 
No fragmento apresentado, a autora sinaliza para a exigência de uma escola responsiva a um mundo de constantes transformações e a necessidade de reflexão como elemento fundamental no desenvolvimento docente e institucional 
Sobre isso, assinale a alternativa correta. 
R: Para construir uma escola reflexiva, e, consequentemente, uma prática reflexiva, é necessário garantir condições objetivas de trabalho que vão além dos discursos abstratos.

Outros materiais