Buscar

Atividade Contextualizada Matemática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTITUIÇÃO: UNINASSAU
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
PROFESSOR: ANDERSON DOUGLAS PEREIRA
TUTORA: JACIRA DANTAS DE OLIVEIRA
ALUNA: INEZ DE OLIVEIRA PEREIRA 
Com base nesse cenário, escolha uma literatura infantil que trate de algum conteúdo matemático. Em seguida, você deverá redigir um texto dissertativo argumentativo sobre como trabalharia em sala de aula com essa literatura para o ensino da matemática. Lembre-se de destacar o título da obra, o (s) autor (es), o ano escolar que este livro pode ser utilizado e o conteúdo de matemática que está sendo vivenciado nele.  
 A literatura infantil pode ser uma grande aliada nos processos de ensino e aprendizagem da matemática. Utilizar nas aulas de matemática, a literatura, é muito importante para o aprendizado, pois abre espaço para a existência da comunicação, de modo que desperte o interesse dos alunos.
 Em uma sala de aula, pode se trabalhar uma grande diversidade de livros de literatura infantil, que estão diretamente ligados ao ensino da matemática, como o livro “um amor de confusão”, de Dulce Rangel, Editora Moderna, que conta a história de uma galinha que bota um ovo e sai para passear. Durante o passeio, ela vai encontrando outros ovos e coloca-os em seu ninho. A galinha juntou dez ovos em seu ninho e chocou-os até que eles se abriram. Nasceram vários bichos diferentes!
 Levando para uma aula, em uma turma do 1° ano, primeiramente seria apresentado o livro, mostrando o nome do autor e o nome do livro, para os alunos. Em seguida seria feito uma leitura bem criativa da história, após a leitura, teria uma roda de conversa sobre a mesma, onde ouviriam, o que cada aluno entendeu. Depois todos iriam para a prática, cada aluno fazia uma representação dos números de um a dez, da galinha e dos ovos, em forma de desenho, em uma cartolina, para recortar e iniciar brincadeiras envolvendo a matemática ou seja conteúdos como os números, e operação de adição.
 A história seria recontada pelos os alunos, com ajuda do professor, e assim, cada momento que falasse determinados números de ovos, os alunos mostrariam a quantidade correspondentes com os desenhos. Em seguida colocariam os números de um a dez, em uma caixa, onde cada aluno poderia pegar os números e representar com a quantidade de ovos. Para finalizar a aula, o professor de forma oral, falaria situações problemas simples, como por exemplo: A galinha tinha cinco ovos, e achou mais dois, quantos ovos ela ficou? quantos ovos a galinha botou e quantos encontrou? Tinham quantos bichos diferentes? E assim os alunos, responderiam e representariam o resultado em um cartaz. Dessa forma seria uma aula dinâmica, que os alunos despertariam o gosto pela literatura e matemática.
https://www.ensinandomatematica.com/literatura-infantil-x-matematica/

Continue navegando