Buscar

Metodologia de ensino da matematica

Em uma reunião de professores com a equipe diretiva (diretor e coordenação pedagógica) em uma escola municipal no interior de Minas Gerais, o tema tratado foi o processo avaliativo realizado na instituição. A direção tinha como objetivo fazer com que os professores se conscientizassem de que as provas realizadas com os alunos deveriam ser melhor elaboradas, para, de fato, cumprir com o seu papel formativo. Além disso, a administração solicitou que as provas de Matemática fossem contextualizadas, para que os alunos pudessem atribuir maior significado àquele instrumento avaliativo e ao ensino da disciplina. A professora Adriana, do segundo ano do Ensino Fundamental, saiu da reunião muito preocupada com as considerações da diretora e, concordando com ela, começou um estudo a fim de melhorar asuas avaliações.

Como você elaboraria uma prova de Matemática para os alunos do 2.º ano do Ensino Fundamental, considerando a necessidade de uma avaliação que abordasse os conteúdos matemáticos de forma contextualizada e significativa, cumprindo o seu papel formativo?


💡 1 Resposta

User badge image

horara_03

resposta esperada



Para iniciar a elaboração da prova, poderia ser feito um levantamento de todas as atividades realizadas na instituição que mobilizaram alunos e professores na sua realização, como, por exemplo, feira com diversos conteúdos, hora social, gincana, passeios, festas comemorativas (Dia da Família, festa junina, etc.), finalização de projetos, entre outros.

Em seguida, buscar, nos registros da escola, as atividades registradas em fotos, em que os alunos do segundo ano aparecem. Após esse levantamento, fazer uma seleção das fotos que serão usadas na prova de Matemática, pois essas atividades servirão como contexto, no qual as problematizações serão abordadas.

A cada foto inserida na prova, contextualizar o cenário e trazer situações-problemas a serem resolvidas; exemplos: a partir da foto da gincana, solicitar um gráfico com a pontuação de cada turma ou colocar em ordem crescente o número de pontos de cada uma; com a foto da hora social, elaborar um problema em que os alunos precisem criar contas de adição e subtração, em que os dados são o número de pessoas presentes; com a foto da festa junina, elaborar uma situação em que eles tenham que calcular o comprimento do barbante usado para a confecção das bandeirinhas; com a foto do passeio, realizar contas com os valores gastos nas atividades, etc.

Após a avaliação, analisar o resultado, registrando as maiores dificuldades da turma, bem como as dos alunos individualmente, para que, a aprtir dessa análise, seja possível identificar os conteúdos que precisam ser trabalhados e de que maneira poderão ser abordados.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais