Buscar

Literatura Infantil e Ensino de Matemática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Caro (a) aluno (a), como vai? 
 
Chegamos a nossa última atividade avaliativa da disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática.  
 
Espero que tenha gostado das aulas e que as experiências vivenciadas durante elas, possam ter contribuído com sua reflexão sobre o ensino e aprendizagem da matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, assim como para seu crescimento acadêmico.  
 
A temática abordada nesta atividade contextualizada será “Literatura infantil e ensino de matemática”. 
 
Durante o nosso estudo nesta disciplina, nos debruçamos sobre o prazer que a literatura infantil promove no educando, resgatado o diálogo que se pretende realizar entre a literatura e a matemática.  
Para isso, as especificidades dessas diferentes áreas de conhecimento devem ser respeitadas na construção de uma relação de qualidade entre elas. A escolha da obra literária precisa ser criteriosa para que sirva tanto ao objetivo estético da literatura quanto à intenção pedagógica da aula de matemática. 
 
Ao planejar as aulas de matemática utilizando a literatura infantil, você deve dar especial atenção às obras que serão trabalhadas com as crianças. Existe um grande acervo literário disponível, por isso é importante escolher uma obra que tenha uma linguagem adequada ao nível de ensino. 
 
 A ideia é que o universo da leitura seja instigante o sufi ciente para que os alunos tenham interesse na obra e, consequentemente, nas ideias matemáticas contidas nela. Para que o livro seja significativo para o aluno, é necessário estabelecer uma relação entre a obra e o leitor. Segundo Coelho (2000), a literatura infantil serve ao entretenimento e ao fazer pedagógico. Ao mesmo tempo que dá prazer e diverte, também pode ser manipulada por uma intenção educativa. Assim, os livros literários escolhidos para as aulas de matemática devem provocar emoção e ao mesmo tempo abordar a disciplina de forma lúdica. 
 
 
Com base nesse cenário, escolha uma literatura infantil que trate de algum conteúdo matemático. Em seguida, você deverá redigir um texto dissertativo argumentativo sobre como trabalharia em sala de aula com essa literatura para o ensino da matemática. Lembre-se de destacar o título da obra, o (s) autor (es), o ano escolar que este livro pode ser utilizado e o conteúdo de matemática que está sendo vivenciado nele.  
 
· Para solucionar essa situação, você pode recorrer ao capítulo sobre “Literatura infantil e ensino de matemática” do livro texto desta disciplina e ao seguinte texto: CUNHA, Aline Vieira da. Literatura infantil e Matemática: a construção do conceito de número a partir da contação de histórias Disponível em < wp.ufpel.edu.br › xxiebrapem › files › 2018/07 › GD1_Aline_Cunha>. Acesso em 05 de março de 2020. 
“Era uma vez uma casa sonolenta, onde todos viviam dormindo”
Audrey Wood, 1984. A casa sonolenta.
A literatura infantil é um campo muito rico para a criação de diferentes atividades e jogos para ensinar matemática. Associar os números, a matemática às obras literárias infantis propicia uma predisposição em educação matemática. 
“A casa sonolenta”, de Audrey Wood, um clássico da literatura infantil, frisado pela característica por quem fala e ortografa com transparência de forma breve e precisa, com simples personagens, onde ocorre muitas ações em sequência repetitiva. Na casa sonolenta com a avó, o menino, cachorro, gato, e rato dormindo em simultâneo e em fileira em dado momento o único animal acordado desencadeou a ação de despertar os personagens.
As atividades e jogos que seguem são destinados para crianças da pre – escola e ensino fundamental I.
Aula para treinar a contagem. Na sala realizar a leitura em voz alta. Iniciar expondo o ano em que a obra foi publicada e perguntar: Considerando que estamos em 2021, está história tem quantos anos? Contar sobre a biografia dos autores que se iniciou em 1980. Sendo assim, quando eles escreveram a “A casa sonolenta” eles já escreviam livros a quantos anos? Na sua família quantas pessoas moram com você? E qual é a idade de cada um? Escreva de maneira decrescente. Motivar a imaginação dos alunos falar sobre cada animal, perguntas se algum deles possui animais de estimação.
A ideia é a quantificação de elementos: contagem de rotina, problemas que envolvam quantidades de comparações. Será trabalhado a relação entre número e quantidade utilizando o quadro dos personagens. Feito um quadro, onde em cada coluna e colocado o personagem, letra inicial, letra final, números de letras, números de sílabas e nome do animal.
Outra atividade seria listar todos os personagens e descobrir ao todo quantas mãos, pés e patas cada um possui e relacionar que tudo isso está em cima de uma cama apenas. Perguntar quantas camas seriam necessários para que todos dormissem cada um em sua cama. 
Propor pesquisa se existe algum animal com números de membros inferiores ímpar.
Por fim, percebe-se que é necessário planejamento, criatividade interesse para planejar aulas que sejam do interesse do estudante que estimule a criatividade e vontade de aprender sempre e que é possível e importante introduzir obras literárias na aula de matemática.

Continue navegando