Buscar

AV1 de História da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TODOS PODEM SER MELHORES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO
Mikaelly Cristina Lourenço Xavier
01510803
Pedagogia
A Educação vem passando por diversas transformações desde os primórdios, resultando depois de tantas lutas o direito à Educação para todos, entretanto, ainda vivemos em uma atualidade difícil para muitos, onde temos altos índices de pobreza e analfabetismo. Diante disso, encontramos diariamente muitas crianças e jovens envolvidos com a criminalidade, muita das vezes por não terem outra opção para sobreviver, adultos desempregados e que não sabem ler e escrever. Logo, o Programa Escola Aberta nos fins de semana, pode mudar a realidade de muitos que residem em comunidades pobres. Mas quais projetos podem ser oferecidos às crianças e jovens? E para os adultos?
Dessa maneira, visando tirar as crianças e jovens do mundo da criminalidade, pode ser oferecido aos mesmos, momentos de lazer e com muito aprendizado. Para as crianças, pode ser realizado atividades envolvendo a criação de histórias, levando a usarem a imaginação e criatividade, podendo usar as histórias produzidas pelos mesmos e reproduzir em peças teatrais, dando oportunidade a muitas crianças a descobrirem talentos que até então eram desconhecidos. Aos jovens, pode-se oferecer jogos esportivos como por exemplo o futebol, que dará a oportunidade de se exercitarem, se divertirem e até mesmo uma profissão.
Além disso, aos adultos que não tiveram oportunidade de aprender a ler e escrever, pode ser dado aulas de leitura e escrita, isso contribuirá para que se haja diminuição dos índices de analfabetismo, e para aqueles que se encontram desempregados, aulas de artesanato com objetos reciclados do lixo como por exemplo garrafas pet, caixas de papelão, levando assim, esperança para aqueles que não tinham fonte de renda alguma.
Portanto, não importa qual seja a faixa etária, a condição que cada um se encontra, todos podem ser melhores através da Educação. Dessa forma, para que projetos como esses possam ser ofertados a comunidades que possuem índices de pobreza, o Ministério da Educação junto com a Secretaria de Educação, deve promover projetos sociais nas escolas, com intuito de transformar tanto alunos, pais e moradores com a Educação.
REFERÊNCIAS
COSTA, Jonatas Maia da; MASCARENHAS, Fernando; WIGGERS, Ingrid Dittrich. O lazer eclipsado: registros sobre o programa “Escola Aberta”. Motriz: Revista de Educação Física, v. 17, p. 569-578, 2011.
DOS SANTOS, Thiago Nascimento. PROJETO ESCOLA ABERTA: UMA EXPERIÊNCIA SOCIALIZANTE E INTEGRADORA NA CONSTRUÇÃO DA INDENTIDADE DE COMUNIDADES POPULARES DE NATAL/RN.
ROSA, Claudio D.; AVILA, Marco Aúrelio; PROFICE, Christiana Cabicieri. PROGRAMA ESCOLA ABERTA, DESDE O INÍCIO UMA RELAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE: REVISÃO DE LITERATURA. Atos de Pesquisa em Educação, v. 16, p. 8315, 2021.
MAIA, Heber Silva; FARIAS, Luciano Marques; ÁVILA, Marco Aurélio. A “Escola Aberta” Como Instrumento de Lazer: Um Estudo de Caso no Centro Educacional de Coaraci. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 19, n. 3, p. 102-137, 2016.

Continue navegando