Buscar

MITOCÔNDRIAS E CLOROPLASTOS

Prévia do material em texto

MITOCÔNDRIAS E CLOROPLASTOS
Elas são as organelas que devem ser lembradas quando se fala em energia. Essas organelas são delimitadas por membranas lipoproteicas, possuem seu próprio código genético, ou seja, DNA e RNA e por isso são consideradas organelas semiautônomas, pois elas apresentam capacidade de realizarem a replicação da molécula do DNA, a transcrição dos RNAr, RNAt e RNAr e síntese proteica.
Mitocôndrias:
Função principal: produção de ATP 
Respiração celular, extração de energia dos nutrientes para gerar ATP
Fornecem toda a energia biológica necessária à célula, e elas obtêm essa energia a partir da oxidação enzimática de compostos químicos
Hemácias adultas não possuem mitocôndrias
São independentes
Organelas grandes que ocupam aproximadamente 20% do volume do citoplasma celular (quantidade varia de acordo com a necessidade da célula. Quanto maior a atividade metabólica, mais mitocôndrias.)
 Podem se fundir ou dividir por fissão
Nas células, localizam-se onde ocorre maior gasto energético
Herança exclusivamente materna
Estrutura: 
Membrana externa- proteína porina, altamente permeável
Espaço intermembrana- igual o citosol
Membrana interna- cardiolipina- 4 cadeias (altamente impermeável), 150 tipos de proteína (MUITA proteína) com as funções de:  conduzir as reações de oxidação da cadeia respiratória (fosforilação oxidativa), produzir ATP na matriz mitocondrial, regulação do transporte de metabólitos para dentro e para fora da matriz, importação de proteínas, fusão e fissão mitocondrial.
Cristas- ondulações com a função de aumentar a área da membrana interna. Quanto maior a necessidade de energia da célula, maior o número de cristas nas mitocôndrias.
Matriz- enzimas, ribossomos, RNA e DNA 
Teoria endossimbiótica (bactéria aeróbia)
As células utilizam a energia liberada durante a hidrólise (quebra) da molécula de ATP para alimentar muitos processos energeticamente desfavoráveis.
Na oxidação aeróbica, os ácidos graxos e açúcares, principalmente a glicose, são metabolizados em dióxido de carbono (CO2) e água (H2O), e a energia liberada é armazenada nas ligações químicas da molécula de ATP.

Continue navegando