Buscar

Meningoencefalite Viral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Meningoencefalite Viral 
As meninges são membranas que recobrem todo o sistema nervoso central (SNC), desde o encéfalo até o final da medula espinhal; são camadas protetoras de estruturas nobres como o encéfalo (o cérebro), o cerebelo e medula. As meninges são membranas que recobrem todo o sistema nervoso central (SNC), desde o encéfalo até o final da medula espinhal. São camadas protetoras de estruturas nobres como o encéfalo (o cérebro), o cerebelo e medula.
A meningoencefalite viral, caracterizam-se de forma aguda e grave sendo altamente fatal. Em geral a transmissão é através das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe de animal para animal. Em cães a maior causa de meningoencefalite viral é pela cinomose e nos gatos a maior prevalência é pelo vírus da FelV e pela PIF.  raiva, uma doença com 100% de letalidade e zoonose de grande importância em saúde pública, também é uma doença que acomete cães e gatos causando meningoencefalite. 
Na maioria das vezes, a inflamação das meninges acontece de forma secundária, ou seja, como consequência de uma doença sistêmica inicial e sua transmissão varia de acordo com cada agente. 
As manifestações clínicas neurológicas mais comuns são: 
· Convulsão
· Head pressing
· Head tilt
· Alterações de comportamento 
· Apatia/alterações de consciência 
· Exoftalmia
· Nistagmo
OBS: Demais sinais clínicos irão variar de acordo com o agente etiológico e com a fase de cada doença primaria. 
O diagnóstico é por meio de anamnese, exame físico e neurológico e demais exames laboratoriais (hemograma, bioquímico, sorologia, análise de liquor com cultura e tomografia/ressonância a fim de elucidar melhor a causa inicial. 
Por se tratar de um processo inflamatório, independentemente da causa base, o uso de anti-inflamatórios específicos com boa absorção pelas meninges é essencial, além de analgesia inicial para melhorar o desconforto e dor que o animal pode estar sentido pela distensão das meninges. O tratamento definitivo vai ser realizado dependendo do agente etiológico, mas também é realizado o tratamento sintomático pelos sinais clínicos. 
REFERENCIAS
COSTA, R. C. Meningoencefalites não-infecciosas. Disponível em http://neuronaldo.com.br/wp-content/uploads/2013/07/Meningoencefalites_nao_infecciosas.pdf. Acesso em 19 de junho de 2020. 
FENNER, W. R. Doenças do cérebro. In: ETTINGER, S. J.; FELDMAN, E. C. Tratado de medicina interna veterinária: doenças do cão e do gato. 2004. 4ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. p.586-638.

Continue navegando