Buscar

Tarefa 1 - Fórum Avaliativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Tarefa 1 - Fórum Avaliativo (10,0pts)
 
Clique AQUI e participe!
por Coord. Geral dos Cursos em Direito _ - sexta, 24 Set 2021, 16:29
 
Olá turma!
Analise a seguinte situação hipotética: Carlos Eduardo é formado em direito e presta serviços de consultoria empresarial à distância. Para tanto, Carlos utiliza os serviços de telefonia e internet oferecidos pela empresa “Interceptex”. Ocorre que, com o objetivo de realizar uma campanha comercial, a empresa telefônica decide escolher um de seus clientes para demonstrar como seus serviços são bem prestados. Carlos Eduardo que foi, sem prévia comunicação ou pedido de autorização, o escolhido, passa a ter interceptados seus dados e suas ligações telefônicas. Toda a sua atuação profissional é interceptada. Quando o comercial vai ao ar, a propaganda diz que “qualquer pessoa pode trabalhar em casa e ser feliz com os serviços da Interceptex”.
Imagens, conversas e dados de Carlos Eduardo são divulgados no comercial. Ao tomarem conhecimento do comercial, as empresas para as quais Carlos Eduardo presta consultoria decidem rescindir seus contratos com ele. Carlos Eduardo se dirige ao PROCON e à Agência Reguladora que fiscaliza a Interceptex, abrindo dois processos administrativos para averiguação do ocorrido.
Com base na situação acima, 1) Indique três direitos fundamentais de Carlos Eduardo que foram vilipendiados com a atuação da Interceptex e fundamente sua resposta mostrando como as garantias ofendidas têm proteção no nosso ordenamento. 2) Tendo em vista que Carlos Eduardo interpôs dois processos de ordem administrativa (PROCON e Agência Reguladora), poderá ele também intentar uma ação judicial para buscar ver reparados seus danos?
Em caso afirmativo, informe e expliques três garantias constitucionais que se relacionem com o processo judicial.
 
IMPORTANTE: Para avaliação, será levado em conta o número de participações, clareza e objetividade na apresentação das considerações; capacidade de articulação e diálogo com os demais participantes do fórum.
Curso: Pós-Graduação em Direito Administrativo Disciplina: Direito Administrativo e Garantias Constitucionais Aluno: Augusto Teixeira Modesto Unidade 1. Tarefa 1. Analise a seguinte situação hipotética: Carlos Eduardo é formado em direito e presta serviços de consultoria empresarial à distância. Para tanto, Carlos utiliza os serviços de telefonia e internet oferecidos pela empresa “Interceptex”. Ocorre que, com o objetivo de realizar uma campanha comercial, a empresa telefônica decide escolher um de seus clientes para demonstrar como seus serviços são bem prestados. Carlos Eduardo que foi, sem prévia comunicação ou pedido de autorização, o escolhido, passa a ter interceptados seus dados e suas ligações telefônicas. Toda a sua atuação profissional é interceptada. Quando o comercial vai ao ar, a propaganda diz que “qualquer pessoa pode trabalhar em casa e ser feliz com os serviços da Interceptex”. Imagens, conversas e dados de Carlos Eduardo são divulgados no comercial. Ao tomarem conhecimento do comercial, as empresas para as quais Carlos Eduardo presta consultoria decidem rescindir seus contratos com ele. Carlos Eduardo se dirige ao PROCON e à Agência Reguladora que fiscaliza a Interceptex, abrindo dois processos administrativos para averiguação do ocorrido. Com base na situação acima, 
1) Indique três direitos fundamentais de Carlos Eduardo que foram vilipendiados com a atuação da Interceptex e fundamente sua resposta mostrando como as garantias ofendidas têm proteção no nosso ordenamento.
Diante do caso proposto temos que analisar que, Carlos Eduardo é um profissional formado em Direito, a empresa Interceptex, para utilizar interceptação de conversas telefônicas e posterior divulgação destas, deveria ter efetuado prévia comunicação, bem como ter a autorização do cliente para divulgar seus dados na mídia, como não tinha, os dados expostos, além dos prejuízos financeiros a Carlos, que teve seus contratos rescindidos, ainda infringiu Direitos Fundamentais, senão vejamos.
I – Direito a Privacidade (art. 5, X, da CF/88): “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”. A Constituição protege a privacidade, garantindo a inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra, e da imagem das pessoas. Juntando a isto o que foi apresentado em nosso material de apoio temos a decisão do Ministro Gilmar Mendes, que fala que existe quatro meios básicos de se afrontar à privacidade, sendo duas delas a “apropriação do nome e da imagem da pessoa, sobretudo para fins comerciais” e “exposição pública de fatos privado”. No caso ora sob análise, a esfera privada, vilipendiada de Carlos, abrange as relações do indivíduo com o meio social nas quais não há interesse público na divulgação. 
II – Direito à Intimidade da Comunicação Pessoal (art. 5, XII, da CF/88): “é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal”. Hora, em se tratando de inviolabilidade do sigilo das comunicações telefônicas, a Constituinte exige que, para a quebra desse sigilo, sejam satisfeitos três requisitos, ordem judicial, para fins de investigação criminal ou instrução processual penal e na forma e nas hipóteses previstas em lei, requisitos estes que, em momento algum foram cumpridos pela empresa, caracterizando assim a violação do direito protegido. 
III – Direito ao Sigilo da Fonte (art. 5, XIV, da CF/88): “é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional”; Dispositivo que visa afastar coações e arbitrariedades do Poder Público aos profissionais de imprensa, e art. 25 do Código de Ética da OAB, “O sigilo profissional é inerente à profissão, impondo-se o seu respeito, salvo grave ameaça ao direito à vida, à honra, ou quando o advogado se veja afrontado pelo próprio cliente e, em defesa própria, tenha que revelar segredo, porém sempre restrito ao interesse da causa”. Sendo assim, ao assegurar a inviolabilidade da advocacia no exercício da profissão, há a garantia de se manter uma atividade essencial para a manutenção do direito à ampla defesa e ao contraditório, previstos no art. 5º, incisos X, XII e XIII da CF/88.
2) Tendo em vista que Carlos Eduardo interpôs dois processos de ordem administrativa (PROCON e Agência Reguladora), poderá ele também intentar uma ação judicial para buscar ver reparados seus danos? Em caso afirmativo, informe e expliques três garantias constitucionais que se relacionem com o processo judicial.   
Considerando que CF/88 assegura, em seu art. 5º,V, “Direito de resposta, proporcional ao agravo, além de indenização por dano material, moral ou à imagem”, podemos dizer que Sim, poderá Carlos Eduardo entrar com ação judicial no caso em questão. Como garantias constitucionais que cabem com o caso em pauta temos:
Princípio da inafastabilidade da apreciação jurisdicional – É o “Direito de acesso à justiça”, que abrange a via repressiva (“lesão”) e preventiva (“ameaça a direito”). É um direito à utilização de uma prestação estatal imprescindível para a efetiva participação do cidadão na vida social, o Estado que tem a exclusividade do Poder Judiciário.
O princípio do devido processo legal, que é o núcleo material comum de todas as garantias relacionadas à efetividade e à justiça dos processos judiciais e administrativos seria a segunda garantia constitucional, prevista no art. 5, LIV da CF/88, que prescreve que “ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal”. Em sua acepção processual, o princípio garante a qualquer pessoa o direito de exigir que o julgamento ocorra em conformidade com regras procedimentais previamente estabelecidas. (Novelino). 
Outra garantia constitucional prevista também previstana CF/88, em seu art. 5, LV, “aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes”. Segundo Marcelo Novelino e Dirley da Cunha Júnior o contraditório é entendido como a ciência bilateral, onde a ampla defesa é a reação. É assegurada ao indivíduo a utilização, para a defesa de seus direitos, de todos os meios legais e moralmente admitidos.
Ebook Direito Administrativo e Garantias Contitucionais. Faculdade Unyleya, 2020. Costa, Marcella. O sigilo profissional do Advogado. Jusbrasil. São Paulo, 26 de abril de 2015. Disponível em https://marcellanantes.jusbrasil.com.br/artigos/183619230/o-sigilo-profissional-doadvogado. Acesso em: 08/10/2021

Continue navegando