Buscar

AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA - FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO | Avaliação Final (Discursiva) - Individual (Cod.:689620)
A+Alterar modo de visualização
FUNDAMENTOS DA PSICOPEDGOGIA
AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA
1A psicopedagogia é uma profissão que vem ganhando espaço no Brasil. Há pelos menos três documentos que corroboraram sua consolidação como área de estudo e campo de atuação. Disserte sobre o impacto e relevância de cada um desses documentos.
Resposta esperada
*A relevância do Código de Ética do Psicopedagogo se mostra na demonstração dos limites de atuação do psicopedagogo em sua formação, estágio e profissional graduado. *A relevância dos Parâmetros Nacionais para Elaboração de Concursos Públicos para Psicopedagogos no Brasil está na normalização das funções do psicopedagogo nas instituições educacionais e em outras esferas de atuação. *A relevância da regulamentação do exercício da atividade em Psicopedagogia está em explanar informações sobre a formação em Psicopedagogia, características das pessoas que comumente buscam tal formação e possíveis locais de atuação profissional após a conclusão do curso.
2A Psicopedagogia necessariamente implica em processo de aprendizagem. Nesse sentido, a maioria das pessoas atribuem o ofício do psicopedagogo única e exclusivamente às crianças em fase escolar. No entanto, sua atuação não se restringe a isso, mas, sim, com qualquer pessoa, visto que estamos todos em constante processo de aprendizagem nos mais variados momentos de vida. Portanto, além das crianças em idade escolar, cite e explique os locais em que os psicopedagogos atuam.
Resposta esperada
- Clínicas: tratamentos particulares. - Escolas: desde o jardim até o ensino médio. - Universidades: auxiliando na relação professor-aluno ou coordenador-aluno. - Empresas públicas e privadas: geralmente de caráter preventivo ou terapêutico, além de auxiliar na qualificação profissional dos colaboradores, tornando-os mais competentes e aptos para assumirem nova função, por exemplo. - Hospitais: auxiliando o paciente e seus familiares a se adaptarem à nova rotina após procedimento cirúrgico ou câncer, por exemplo. - Abrigos: identificando a necessidade imediata de determinado indivíduo, trabalhando no seu bem-estar e capacidade de comunicação com os demais que lhe cercam.

Continue navegando