Buscar

Questão 3 Você já sabe que a relação professor e aluno é muito importante para o processo ensino-aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 3
Você já sabe que a relação professor e aluno é muito importante para o processo ensino-aprendizagem. Dessa forma, a concepção interacionista vai favorecer a formação do docente e uma prática profissional mais criativa e rica em possibilidades de ação. Com base em sua experiência, por que o professor ocupa um papel fundamental na formação do aluno? Se você fosse psicopedagogo institucional, quais orientações ofereceria aos professores para eles auxiliarem o aluno a pensar de forma autônoma?
Parte superior do formulário
Chave de resposta
A aprendizagem não ocorre sozinha, ou é por meio de uma pessoa, ou de um material, ou também a partir de uma situação. Considera-se que, para aprender, o professor ajude, mesmo que inicialmente, o aluno a pensar com autonomia. Assim, o fato de perguntar, escutar, explorar, participar de discussões, dentre outras ações podem ser utilizadas pelo professor e aluno de forma participativa e complementar, levando, assim, a construção do conhecimento pelas trocas, diálogos e interações comunicativas.
O estudante precisa ter a parceria de alguém mais experiente que o perceba em diversos momentos de aprendizagem e que também o auxilie a evoluir para níveis mais elevados de conhecimento, de maneira crítica e reflexiva. Essa pessoa deve oferecer desafios e provocá-lo cognitivamente, ou seja, intelectualmente. Dessa forma, o aluno constrói, gradativamente, novos sentidos, competências e conhecimentos.
Parte inferior do formulário

Outros materiais