Buscar

Atividade prática 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PRÁTICA Nº 1
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DE GESTÃO
ALUNO: EDSON COSTA RODRIGUES
_______________________________________________________________
No vídeo apresentado anteriormente, vimos dois exemplos bem interessantes da importância da administração. Com isso em mente, analise o negócio que você trabalha ou que você conheça e descreva como é o processo de funcionamento, quem são os administradores e o que não pode faltar para esse negócio funcionar. 
Faça isso, de forma individual, em no mínimo 15 linhas e coloque em seu ambiente virtual de aprendizagem para que seu tutor faça a avaliação de seu trabalho.
A administração tem sido considerada como sendo um processo social que abrange a responsabilidade pelo planejamento e regulamentação econômica e eficaz das operações das organizações, tendo como finalidade o cumprimento de determinados objetivos. Corresponde a um processo dinâmico que consiste em diversos elementos e atividades. O termo administração, se refere ao processo de fazer com que as coisas sejam executadas, com eficácia e eficiência, por meio de outras pessoas e com elas (ROBBINS; DECENZO, 2004).
Dito isso irei agora contar um breve resumo sobre a história da empresa e depois irei analisar como a empresa que eu trabalho tenta escrever sua história de sucesso mostrando como ela funciona, quem a administra e o que não pode faltar para o negocio para que ele funcione.
O café do João foi fundado no ano de 2015, em Fortaleza-CE, ela é uma empresa do ramo de alimentação que tem como foco uma alimentação rápida e que possui lojas em Fortaleza-CE. A loja foi idealizada logo após João Gurgel, empreendedor da área de alimentação, observou a necessidade do povo cearense de consumir produtos de qualidade no seu dia a dia e pagando um preço justo, que possuísse qualidade e que fosse produzida de forma rápida. 
criado com a ideia de ofertar comidas de qualidade por um preço justo e que fosse produzida de forma rápida, o Café do João nasceu e lançando lojas nos mais diversos pontos de Fortaleza. Logo em pouco tempo foi ganhando o gosto do povo e hoje possui 11 lojas espalhadas pelo Ceará e a expectativa é que em 2023 o Café esteja com mais 5 lojas.
Mas antes da inauguração foi feito a elaboração do planejamento estratégico que consistia em seis etapas sendo elas a apresentação da técnica e conscientização do pequeno empresário, a visão geral da empresa, o diagnóstico estratégico, a elaboração da estratégia, a definição dos objetivos, as metas e ações e a apresentação do plano para a organização. Logo foi planejado cada detalhe da loja inicial da franquia como ode iria se localizar, em que ramo atuaria, com quantos funcionários contaria, como seria sua departamentalização, como seria seu marketing, como seria controle de qualidade e foi onde também foram estabelecidos a missão e visão da empresa com base no que o dono considerara importante na definição de valores a qualidade, a organização, a honestidade, a disciplina e o comprometimento. Logo após foi feito o diagnóstico estratégico que iria analisar o ambiente interno, em busca de concentra-se na empresa e em tudo que ele dispõe para servir o cliente. Depois foi feita a determinação dos fatores críticos de sucesso que foram apontados alguns fatores indispensáveis para o sucesso da empresa nesse segmento onde os principais aspectos levantados foram relacionados ao produto, fator humano e ambiente, feito isso foi aplicado a Identificação da estratégia atual que diz se a empresa busca formar uma equipe qualificada ou se ela irá qualificar para focar e aumentar a participação da empresa no mercado através da qualidade de seus produtos e a satisfação de seus clientes, depois a empresa teve que escolher a estratégia futura para procurar conquistar maior parcela de mercado através da alta qualidade nos produtos e serviços ofertados, com foco na satisfação total de seus clientes, de forma que elogiem o produto e o serviço prestado pela cafeteria a outras pessoas e que estes sejam clientes cativos e depois de tudo isso teve ainda que Definir seus objetivos e metas para aumentar a participação no mercado.
Em sua estrutura organizacional temos as seguintes partes: O Conselho de Administração 
A Diretoria é formada por duas pessoas (João Gurgel e sua cônjuge), Diretor-Financeiro (Ênio) e de Relações com os Investidores, Diretor de Administração e Controle (Roseane), Diretor Comercial (Danilo) e Diretor de Operações (Gessica).
Suas principais funções são praticar todos os atos necessários ao funcionamento regular da Companhia; submeter ao Conselho de Administração as Políticas e Estratégias da Companhia, as propostas de aumento de capital e de reforma do estatuto; recomendar a aquisição, alienação ou oneração de bens, móveis ou imóveis.
Joao Gurgel, Diretor e dono do Café do Joao, também faz parte do Conselho de Administração, a empresa também possui Conselho Fiscal. 
O Comitê de Finanças tem como atribuição principal assessorar o Conselho de Administração nas definições da política e do planejamento financeiro da Companhia; das políticas e dos níveis de endividamento adequados para as atividades da Companhia, bem como o monitoramento de covenants contratuais e garantias; na definição da política de aplicações financeiras e de investimentos; no monitoramento dos riscos financeiros para o Café do Joao e das atividades das subsidiárias do grupo J Gurgel.
Agora depois de ter explicado a história da empresa e sua parte executiva irei explicar a sua parte de linha de produção. as lojas dessa franquia são organizadas da seguinte forma a sua organização e regida pelo líder de loja que comanda os demais atendentes de loja, verifica como estão os equipamentos, para o caso de apresentarem problemas sejam passado imediatamente para a Gessica e ela possa providenciar a troca ou concerto, observar como está a organização da loja entre os turnos, se as normas de higiene estão sendo seguidas, resolver possíveis falhas, controlar a entrada e saída do estoque de loja através do lançamento mensal e diário do estoque, conferir datas de validades, fazer o lançamento do desperdício diário e dar entrada nas planilhas de pedidos feitos para os fornecedores de produtos para a da loja, pois se não conseguir se atentar a todas essas coisas poderá implicar na qualidade tanto do atendimento como do produto . já os atendentes trabalham divididos em três turnos onde preparam e entregam os lanches, trabalham com seus maquinários, utensílios de cozinha e ingredientes passando as datas de validades e a quantidade em estoque para que seu líder possa controlar o estoque com forme o que lhe e passado, abrir e encerrar o período do caixa, emitir e receber e passar troco das contas dos clientes, receber mercadorias e notas fiscais de fornecedores, contagem de estoque, armazenamento de mercadoria em frízeres armários de mantimentos e estufas, informar ao líder quais fornecedores serão preciso ser feitos os pedidos.
Já com relação aos seus públicos podemos então dizer que seu primeiro público seria seus próprios funcionários, pois seus sustentos dependem da empresa, porém a empresa também depende do funcionário para funcionar já que em cada loja precisamos ter sete funcionários e devem ter um ótimo relacionamento para que possa funcionar a dinâmica citada a cima. Outro público seria os fornecedores pois este é fundamental para o negocio tendo em vista que o a empresa precisa de suas mercadorias para que possa produzir suas mercadorias como o café o cuscuz, a goma de tapioca, os pães, as carnes de hamburger, os salgados, dentre outros e o seu público principal que são os clientes. Este público tem o poder principal em mãos pois se ele parar de comprar a empresa e obrigada a encerrar suas atividades, mas como deu tudo certo ele se aventurou e abriu novas franquias pois suas vendas foram muito além do esperado.
Podemos então dizer que o planejamento foi uma ferramenta principal para esta empresa e a sua organização não está apenas ligada a uma coisa e sim a várias como bancos,sindicatos dos funcionários, aos moradores de determinada região, aos meios de comunicação dentre outros, a sua direção é que toma as decisões finais e que as lojas são controladas pela correlação entre líderes e atendentes. 
Presidente
Diretor(a)
Diretor-Financeiro e de Relações com os Investidores
Diretor de Administração e Controle
Diretor(a)
Diretor Comercial
Diretor de Operações 
lider de loja
atendentes

Continue navegando