Buscar

Atividade prática 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PRÁTICA Nº 3
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DE GESTÃO
ALUNO: EDSON COSTA RODRIGUES _____________________________________________________
PRECISAMOS DE MAIS GERENTES
“A cada dia observo que a importância do papel do gerente aumenta, mas recentemente uma reportagem indicava que nos últimos 10 anos mais de um milhão de vagas de gerentes foram eliminadas. Eliminar a função – de gerente – me parece um grande erro na gestão empresarial! Afinal, o que significa a função ou cargo de gerente, ou função e cargo gerencial? Antes, porém, vale lembrar que função e cargo são distintos e se, bem empregados, teremos bons resultados.
Começando pelo cargo, entendemos como aquilo que é ou se tornou incumbência de alguém; um encargo; uma responsabilidade assumida com relação a alguém ou a alguma coisa; uma obrigação. Portanto, o cargo está muito mais relacionado com a responsabilidade atribuída àquele que foi incumbido de certo cargo, responsabilizável e até culpável. Já a função é a ação natural e própria de qualquer coisa – ou atividade – exercício ou prática de algo, ocupação, ofício, trabalho; uso – ou propósito – a que alguma coisa se destina; o conjunto das ações e atividades atribuídas à, esperadas, ou exigidas de uma pessoa” .
FONTE: FOGAÇA, J. B. D. Precisamos de mais gerentes. Associação Comercial e Industrial de Campinas. 2018. Disponível aqui. Acesso em: 23, dez. 2020
A reportagem ainda complementa afirmando que “na gestão empresarial precisamos ir além do cargo e da função, é necessário lembrar da importância do papel [que engloba tanto o cargo como a função] do gerente em uma organização. Basta lembrar que gerente é aquele que administra negócios ou serviços; é a função de uma pessoa que tem como responsabilidade a gerência, a gestão, o gerir algo na sua essência”. Por fim, a reportagem afirma que “a função gerencial nas organizações é de extrema importância e de muita responsabilidade e, como tal, deve ser tratada dessa forma por todos”. 
Nesse contexto – e baseado nesta afirmação – seja crítico e proativo, faça uma análise sobre o exposto e leve suas opiniões para debate! Da mesma forma que a atividade anterior as informações devem ser escritas e postadas no AVA para que seu tutor para que você possa ser avaliado.
no texto a seguir, procuro expor minha opinião, no que diz respeito às opiniões apresentadas nos trechos acima e mostrar se a função do gerente é ou não necessária dentro das organizações atualmente e se seu papel dele é de relevância ou não.
A sociedade e essencialmente os setores produtivos têm necessidade de ser eficientes no que diz respeito à produção de bens e serviços, para que estes sejam suficientes para suprir as necessidades dos indivíduos, no qual inúmeros componentes podem influenciar para que este quadro se concretize e, entre eles, destacamos as organizações.
A forma pela qual as organizações são conduzidas é a forma responsável pelos seus resultados e, neste contexto, os responsáveis pela condução deste processo, representados genericamente na figura dos gerentes, que assumem relevada importância.
Hoje, as organizações precisam atuar com maior rapidez e menos recursos para acompanhar as constantes mutações na tecnologia e globalização, e o papel do gerente é de maior importância pois o mundo mudou muito, mas a importância do papel do gerente nas organizações veio só aumentando.
Para Drucker (1954, p.341) registra que o trabalho do gerente é similar ao trabalho do maestro sendo que o gerente, além de conduzir sua orquestra, desempenha também o papel de intérprete. Ou seja, o gerente, por meio do processo decisório, tem a responsabilidade de escolher os caminhos da organização e executar a escolha através de si próprio e principalmente através de seus comandados, porém tem-se discutido muito sobre as funções gerenciais e se tem entrado em discordância em alguns aspectos, porém reconhecem a importância do gerente para a organização, pois para eles o trabalho do gerente dificilmente pode ser dissociado do processo decisório e que apesar desta importância, deve-se considerar o gerente como um indivíduo e, como tal, possui características e limitações que dificultam a condução ótima deste processo e que ele possui algumas limitações que se refletem em suas atividades profissionais.
Podemos então concluir que A função gerencial nas organizações é de extrema importância e de muita responsabilidade e, como tal, deve ser tratada dessa forma por todos, pois na gestão empresarial precisamos ir além do cargo e da função, sendo assim necessário lembrar da importância do papel, que engloba tanto o cargo como a função do gerente em uma organização lembrando ainda que gerente é aquele que administra negócios ou serviços, ou seja, é a função de uma pessoa que tem como responsabilidade a gerência, a gestão, o gerir algo na sua essência. Podemos ainda salientar que a própria lei trabalhista usa sentenças que denotam a importância do gerente, inclusive considerando-o como cargo de confiança e com respeito ao propósito do gerente.

Continue navegando