Buscar

Atividade prática 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PRÁTICA Nº 5
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DE GESTÃO
ALUNO: EDSON COSTA RODRIGUES _____________________________________________________
Leia o trecho do artigo a seguir:
O NOVO NORMAL: TENDÊNCIAS E GESTÃO DE NEGÓCIOS NO PÓS-PANDEMIA
A necessidade de adotarmos medidas de isolamento fez com que o home office se destacasse como a primeira grande mudança na estrutura das empresas. Na verdade, essa era uma tendência que já vinha avançando, com cada vez mais organizações adotando o trabalho remoto. O que a pandemia fez foi impulsionar essa mudança com força. E não foi só o trabalho propriamente dito que passou por uma digitalização. O mercado está se adaptando para levar ao mundo digital tantas atividades quanto for possível: desde reuniões e aulas até a assinatura de documentos estão sendo transferidas para o ambiente eletrônico. De fato, a eliminação das informações físicas traz uma redução de custos valiosa e tende a se concretizar como principal estratégia.
FONTE: RONCON, G. O novo normal: tendências e gestão de negócios no pós-pandemia: Como se preparar para o que vem após o período de quarentena. 2020. Disponível aqui. Acesso em: 23 dez. 2020.
Na concepção da autoria “a pandemia do novo coronavírus trouxe consigo uma crise sem precedentes. O mercado está passando por transformações profundas que devem se estender por muito tempo, algumas delas se tornando tendências para o futuro das empresas. Afinal, o que é o novo normal e como será a gestão de negócios pós-pandemia?” 
Partindo deste pressuposto, você acredita que a pandemia mudará a forma de administrar, ou será somente uma situação momentânea? Procure expor seu ponto de vista por meio de argumentos que possam embasar seu posicionamento. 
Da mesma forma que as demais atividades práticas, poste em seu AVA para que seu tutor faça a correção.
RESPOSTA
No texto a seguir, comentarei sobre a minha visão em relação a alguns pontos sobre como ficará o ‘novo mercado de trabalho’ e a forma de administrar durante e após a pandemia do coronavírus onde não seriam previsões, mas sim uma análise de tendências que poderão ser adotadas.
No ano de 2020 nos deparamos com uma pandemia global que acarretou em mudanças drásticas no nosso cotidiano. O coronavírus mais conhecido como covid-19 foi responsável por milhões de mortes. A pandemia causou um impacto na educação, no comércio, na produção, no sistema de saúde, no setor trabalhista, nos modelos de trabalho, na economia dentre outras várias áreas. Tendo em vista que o contágio é de alta propagação e os sintomas fatais para muitas pessoas, nos vimos em um cenário que tínhamos que usar máscaras e álcool em gel em todo lugar que vamos para evitar a contaminação e propagação da doença. As escolas tiveram que dar aulas online fazendo com que várias pessoas desistissem dos estudos seja por não conseguirem se adaptar a essa nova realidade ou porque eles perderam os seus empregos. Atualmente a situação está um pouco melhor, mas é inegável que está pandemia ainda deixa marcas. Temos que usar máscaras, passar álcool em gel, o ensino é híbrido, ainda temos hospitais com leitos de UTI lotados em alguns estados, muitos comércios vieram a falência por não conseguirem se reinventar quando nem os restaurantes podiam receber clientes.
Não é novidade que a pandemia do coronavírus impactou o setor trabalhista e os modelos de trabalho, dentre outras áreas. Mas o que eu mais me pergunto é se isso irá resultar em um novo mercado de trabalho e afinal, o que é o novo normal e como será a gestão de negócios pós-pandemia, quais são as principais mudanças no mundo empresarial, O que fazer para se adaptar? Essas dúvidas são naturais, pois não é à toa que esse é um assunto em discussão na maioria das organizações e em grupos de especialistas, pois a necessidade de adotarmos medidas de isolamento fez com que o home office se destacasse como primeira grande mudança na estrutura das empresas. Uma pesquisa mais recente feita pela Vale mostrou que o índice de aprovação do home office subiu de 73% para 80%, pois reduziu para muitas pessoas o tempo excessivo gasto com deslocamentos até o local de trabalho. “Os funcionários vislumbram a possibilidade de interagir nos hubs e não querem mais a obrigatoriedade de ir ao trabalho no modelo tradicional. É o lado positivo: a união das famílias com a jornada de trabalho e a gestão da própria família”.
Na verdade, essa era uma tendência que já vinha avançando, com cada vez mais organizações adotando o trabalho remoto, porem a pandemia fez impulsionar essa mudança com força. E não foi só o trabalho propriamente dito que passou por uma digitalização. O mercado está se adaptando para levar ao mundo digital tantas atividades quanto for possível: desde reuniões e aulas até a assinatura de documentos estão sendo transferidas para o ambiente eletrônico. De fato, a eliminação das informações físicas traz uma redução de custos valiosa e tende a se concretizar como principal estratégia. Outro ponto que merece atenção é o crescimento da demanda por soluções em nuvem. Com os colaboradores espalhados, é ainda mais interessante para as empresas manter sua infraestrutura 100% online e acessível.
Tendo em vista isso o que se pode fazer para a adaptação? O primeiro passo é alinhar as suas estratégias com os destaques acima, pois a gestão de negócios pós-pandemia deve estender o home office como alternativa viável, por exemplo, já que a infraestrutura estará pronta e as vantagens disso são muitas: menos tempo de deslocamento, acessibilidade a qualquer momento, menos custo para manter as instalações da empresa etc. Contudo, um ponto essencial é avaliar as necessidades de todos os colaboradores que compõem a sua força de trabalho e se for possível adotar o home office permanentemente para reduzir custos fixos e
vale destacar que o home office dá mais autonomia para os profissionais, algo que pode reduzir o estresse e aumentar a produtividade das equipes.
Bom, mas quais são as tendências para o novo normal? O isolamento social deve se manter em algum nível na cultura das pessoas. Empresas que trabalham em contato direto com o consumidor precisam repensar suas estratégias para fortalecer essa relação na internet. Como as lojas virtuais (e-commerces), por exemplo, tendem a se tornar o principal canal de vendas para muitos setores. A cibersegurança também tende a ganhar força, pois com a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) se aproximando, é importante estar alinhado com a regulamentação e não colocar a empresa em risco e por fim, vale destacar que a presença da marca nas redes sociais, e na internet como um todo, nunca foi tão essencial para captar e fidelizar clientes.
Logo podemos concluir que no ano de 2020 nos deparamos com uma pandemia global que impactou o setor trabalhista e os modelos de trabalho, dentre outras áreas e que o isolamento fez com que o home office se destacasse como primeira grande mudança na estrutura das empresas porem essa já era uma tendência que vinha avançando nas organizações e que a pandemia só fez impulsionar essa mudança e que de certo ponto de vista, a crise atual deve impulsionar a inovação para a gestão de negócios pós-pandemia, colocando a tecnologia para trabalhar ao favor das empresas fazendo assim que as mesmas naveguem em águas mais seguras durante e após os tempos difíceis.

Continue navegando