Buscar

TIC PSICOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TIC PSICOLOGIA – CORRIGIDO NOTA 10
1. Quanto ao bem-estar no trabalho, podemos afirmar: Observar como os funcionários vivenciam sensações de bem ou de mal-estar em relação ao reconhecimento e ao crescimento profissional, ao elo trabalho e vida social, bem como à condição e à organização do trabalho, são aspectos que devem ser considerados pelas organizações na busca de criar um bom e satisfatório ambiente de trabalho aos funcionários.
2. Quando analisamos a prática organizacional, mesmo observando os grupos que trabalham juntos em colaboração para o alcance de metas comuns enquanto equipes, ainda assim diferentes tipos de equipes podem ser identificados nestas relações plurais e múltiplas que se estabelecem entre os indivíduos. Com relação aos tipos de equipes, assinale, abaixo, a alternativa que identifica corretamente o tipo de equipe com a sua descrição (MCSHANE, GLINOW, 2014): (1) Equipes Departamentais (2) Equipes autodirigidas (3) Equipes de serviços, produção (4) Equipes virtuais ( ) Formada por colaboradores com habilidades similares ou complementares, localizados na mesma unidade de uma estrutura funcional; geralmente, há uma interdependência mínima das tarefas. ( ) Neste tipo de equipe, os membros atravessam fronteiras de espaço, tempo e organizacionais; ligados pelas tecnologias da informação para realizar as tarefas organizacionais. ( ) Tarefas interdependentes e autonomia substancial sobre a execução dessas tarefas, com controle de insumo, fluxo e resultados. ( ) Os membros da equipe produzem coletivamente ou tomam decisões contínuas; este tipo de equipe possui interdependência análoga à linha de montagem. ​​​​​​​1 – 4 – 2 – 3 
3. Em relação ao assédio moral nas organizações, é correto afirmar: Caracteriza-se por condutas que evidenciam violência psicológica no ambiente de trabalho, repetidamente (na maioria das vezes ocorre do chefe para o empregado).
4. A concepção de natureza humana varia conforme as concepções filosóficas, teóricas e pessoais dos diferentes autores das teorias da personalidade. Considerando essas diferenças nas teorias, analise as seguintes afirmativas: I. As diferenças culturais influenciam nas características de personalidade que serão valorizadas. II. A hereditariedade é a única dimensão que interfere na formação da personalidade. III. As diferentes teorias consideram que a personalidade é constituída por forças internas e conflitivas. Qual(is) está(ão) correta(s)? Apenas a I.
5. Pode-se afirmar que uma das principais diferenças entre Cultura Organizacional e Clima Organizacional é: Enquanto a Cultura Organizacional pode ser vista como um alicerce para eventuais mudanças em uma empresa, o Clima Organizacional seria o termômetro para compreender como os funcionários enxergam a empresa onde trabalham.
6. Assédio nas organizações corresponde: Aos abusos morais, à humilhação e ao terror psicológico a que uma pessoa é submetida no ambiente de trabalho.
7. A psicologia é uma ciência secular de difícil apreensão de sua totalidade, tendo em vista as diversas doutrinas e métodos de investigação situando-se no imenso domínio das ciências exatas, biológicas, naturais, humanas e, mais recentemente, na neurociência. Essa diversidade ​​​​​​​deve-se à variação das práticas psicológicas, que muitas vezes se entrelaçam. Qual a área de atuação do Psicólogo social? Realiza atividades em diferentes espaços institucionais e comunitários no âmbito da saúde, educação, trabalho, lazer, meio ambiente, comunicação social, justiça, segurança e assistência social.
8. As equipes, de modo geral, podem ser analisadas como eficazes quando beneficiam a empresa, os seus membros e renovam sua própria sobrevivência, a qual depende de planejamento e de ações contínuas. Deste modo, algumas equipes são eficazes por mais tempo, com a renovação de propósitos; outras cumprem com um propósito definido e, quando alcançado se desfaz; outras equipes, por fim, fracassam completamente. Com relação ao modelo de eficácia de uma equipe, assinale, abaixo, uma alternativa correta(MCSHANE, GLINOW, 2014): Na formação da equipe, relacionada à tarefa, a interdependência recíproca é o mais alto grau de dependência.
9. O código de ética nas organizações tem o propósito de: Atuar nas relações de trabalho com o propósito de conduzir a eficiência e excelência na execução do trabalho.
10. Em ambientes organizacionais, é comum que equipes internas de trabalho sejam modificadas a partir da saída e da entrada de novos membros, seja da empresa em geral ou simplesmente por troca de setores. Nesse processo, existe a necessidade de socialização dos membros. A respeito disso, é correto afirma que: o indivíduo, recém inserido no grupo, se vê diante de um desafio ao se deparar com os valores culturais da organização, principalmente quando esses valores não combinam com os seus.
11. No estudo da personalidade, formou-se uma pluralidade de perspectivas, acompanhando a formação de diferentes escolas de pensamento psicológico. Sobre as teorias da personalidade, analise as seguintes afirmativas: I. A psicanálise descreve a personalidade como formada por forças internas, inconscientes, que geram tensão e movem os seres humanos na busca pela sua redução do conflito. II. As teorias comportamentais colocam em relevo a experiência consciente e a autoavaliação dos indivíduos como seres racionais que podem refletir sobre suas vidas e tomar decisões que levem à autorrealização. III. As abordagens biológicas e evolucionistas consideram a personalidade como formada por traços herdados geneticamente, que têm as características desenvolvidas a partir da interação com o ambiente. Qual(is) está(ão) correta(s)? Apenas a I e a III.
12. “Os estudos da percepção e a sensação do movimento trouxeram uma importante contribuição para a psicologia, pois a descoberta da influência da percepção no comportamento revolucionou os princípios fundamentais da ciência”. Esta afirmativa se refere a qual doutrina da psicologia? Gestalt.

Continue navegando