Buscar

ad2 psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPECENTRO DE EDUCAÇÃO
SUPERIOR A DISTÂNCIA
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: Psicologia Organizacional
PROF: José Pedro Penteado Cardoso
ALUNO: DATA: 16/04/2017
 
Quais são as formas de aprendizagem existentes para as organizações ampliarem seu conhecimento organizacional? Qual é o papel da tecnologia nesse processo?
 Definir aprendizagem envolve diversas correntes e formas de pensar, existem dois padrões utilizados nos processos de aprendizagem, o modelo comportamental e o cognitivo. O modelo comportamental, segue a seguinte definição: numa perspectiva behaviorista, a aprendizagem é um comportamento observável, adquirido de forma mecânica e automática através de estímulos e respostas, ou seja, é através de associações entre incentivos e reações que se dá a aprendizagem, essa associação é chamada de condicionamento ou reflexo condicionado. Os administradores utilizam-se desse modelo comportamental para alcançar uma maior produtividade e trazer consequentemente benefícios para as organizações.
 Já o modelo cognitivo se diz respeito a forma de aprender no ato de conhecer, que é a atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem. Trata-se do modo como as pessoas processam a informação, este método teve grande contribuição de Vygotsky.
A tecnologia tem um papel essencial quando se trata do processo de aprendizagem e qualificação profissional, já que a mesma, teve um avanço considerável e implementada nos modelos de aprendizagem (comportamental e cognitivo), trouxe mais facilidade e estímulos diferentes e mais eficientes na ampliação da motivação e do conhecimento por ser um meio acessível e de rápida transmissão. Contudo, a tecnologia, causa uma reação diferente a cada indivíduo, entretanto, é necessário uma boa gestão de conhecimento para um bom uso das ferramentas tecnológicas.

Outros materiais