Buscar

Resumo aula 7 - Controle de estímulos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Controle de estímulos: discriminação e generalização
Estímulo antecedente: são eventos, situações ou circunstâncias que estão presentes quando o comportamento ocorre ou imediatamente antes de ocorrer. É importante sabermos o estímulo antecedente porque com ele descobrimos em que condições o comportamento foi reforçado ou punido. 
Controle de estímulos: quando um comportamento tem mais chances de acontecer na presença de um estímulo antecedente específico. Ex: a mãe de Joãozinho está presente, ele pede dinheiro e ela dá. O pai de Joãozinho está presente, ele pede dinheiro e ele não dá. Então é mais provável que Joãozinho peça dinheiro a mãe futuramente.
Estímulo discriminativo (Ed): quando um comportamento é reforçado na presença de um estímulo antecedente e só ocorre no futuro se esse estímulo continuar presente. 
Treinamento de discriminação de estímulo: reforçar um comportamento na presença do estímulo discriminativo.
Estímulo delta (E∆): estímulos que estão presentes no treinamento de discriminação, mas não são o Ed. Ex: toda vez que a luz vermelha é acesa (Ed), o pombo bica a tecla (comportamento) e a comida é liberada (consequência). Quando a luz verde acende (E∆), o pombo bica a tecla (comportamento) e a comida não é liberada (consequência).
Treinamento de discriminação de estímulo e punição: quando um comportamento é punido na presença de um estímulo antecedente e para de ocorrer no futuro se esse mesmo estímulo estiver presente. Ex: na hora da prova (Ed) você fala alto (comportamento) e é repreendido (consequência). Em uma festa (E∆) você fala alto (comportamento) e não é repreendido (consequência). É menos provável que você volte a falar alto quando estiver fazendo prova. 
Contingência de três termos: a consequência (reforçador ou punidor) depende da ocorrência do comportamento apenas na presença do Ed. ABC (antecedentes, behavior, consequências).
Reforçador: Ed → R → Er
Punidor: Ed → R → Ep
	Generalização: quando o comportamento ocorre em várias situações antecedentes parecidas ao Ed. Ex: a mãe faz um pedido (Ed), o filho atende (resposta ou comportamento) e recebe elogios (consequência reforçadora). Depois desse acontecimento, o filho passa atender outros pedidos da mãe para ser reforçado novamente. Os outros pedidos não são iguais ao primeiro pedido, mas possuem a mesma classe de estímulo (características similares com o mesmo efeito funcional no comportamento).

Continue navegando