Buscar

psicoeducacao habilidades sociais

Prévia do material em texto

Nome:_____________________________________ Data:___/___/___
HABILIDADES SOCIAIS
Alberti e Emmons (1978, p. 2) definem a habilidade social/comportamento assertivo como “(...) comportamento que permite a alguém agir de acordo com seus interesses mais importantes, defender-se sem ansiedade inapropriada, expressar de maneira confortável sentimentos honestos ou exercer os direitos pessoais sem negar os direitos de outrem”.
Os componentes das habilidades sociais se dividem em:
1. Componentes comportamentais;
2. Componentes cognitivos;
3. Componentes fisiológicos.
Deve ser considerado o contexto cultural no qual o sujeito está inserido, uma vez que os padrões de comunicação variam amplamente entre culturas e dentro de uma mesma cultura. Também é importante lembrar que o comportamento considerado apropriado em uma determinada situação pode ser considerado impróprio em outra. Além disso, o indivíduo carrega com si suas próprias atitudes, valores, crenças, capacidades cognitivas e um estilo único de interação.
Dessa forma, não há uma única maneira correta de se comportar, e o comportamento social hábil seria aquele que mostre a eficácia de sua função em determinada situação.
Fonte: CABALLO, Vincent E. Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. 1ª ed. Barueri: Santos Publicações, 2003. 424 p.
CICLO DAS HABILIDADES SOCIAIS
 
Fonte: https://maarianalobo.wixsite.com/psicologa/post-unico/2019/01/24/o-que-s%C3%A3o-habilidades-sociais
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina