Buscar

Os conceitos de poesia em Os maias

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL - UAB
LITERATURA PORTUGUESA I
Atividade 5 - Tarefa: Os conceitos de poesia em Os maias (Valor: 20,0)
No capítulo 6 do romance Os Maias, os personagens João da Ega e Tomás de Alencar discutem dois conceitos diferentes do que consideram poesia. Releia a cena para responder ao que segue:
a) A cena em questão pode ser considerada um exemplo de ironia romântica? Justifique sua resposta. (Valor: 10,0)
 
Em pesquisa sobre o personagem João da Ega, Eça usa a discussão como forma irônica de denunciar a incompetência portuguesa, descrito melhor esta cena por Wladimir A. de Souza autor da explicação sobre o personagem João da Ega para o Dicionário de personagens da ficção portuguesa, ele diz que: 
“O jantar do hotel Central e a discussão violenta com Tomás de Alencar por causa do naturalismo e da “Ideia Nova” valem como epítome ficcional das tensões que a cena literária portuguesa conheceu e das polémicas que a atravessaram”. 
Referências Bibliográficas
Disponível em http://dp.uc.pt/conteudos/entradas-do-dicionario/item/41-ega-joao-da Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa. Autor Wladimir A. de Souza
b) O capítulo 3 do seu livro (Eça de Queirós e Os Maias) inicia com a Seção 1, cujo título é 'A literatura como protagonista'. Você concorda que a literatura ocupa um lugar tão relevante na obra a ponto de ser considerada uma das protagonistas? Justifique sua resposta com exemplos retirados do próprio romance. (Valor: 10,0) 
Concordo sim que a literatura é uma das protagonistas na obra de Eça. Após ter lido uma análise feita por Bianca Meira Lopes sobre a inserção da Literatura na Composição Queirosianas, pude observar vários trechos citados por ela do livro Os maias em que a literatura está presente. Um deles é a escolha do nome de Carlos Eduardo por sua mãe Maria Monforte influenciada pela literatura. Tem também o personagem Alencar um poeta o qual discute com João da Ega sobre literatura. Bianca indaga que “através da ficção, o escritor português, um dos pioneiros do Realismo em Portugal, deixou muitos textos nos quais se encontra a presença da literatura como tema integrante nas narrativas”. Como pode-se verificar no episódio do jantar no Hotel Central:
Era como efeito a propósito de poesia moderna, de Simão Craveiro, do seu poema ‘Morte’, quando o grande esqueleto simbólico passa em pleno sol no Boulevard, vestido como uma cocote, arrastando sedas rumorosas. 
E entre duas costelas, no decote,
Tinha um bouquet de rosas! (QUEIROZ, s/d,p.106)
Referências Bibliográficas
Disponível em: http://www2.uefs.br/dla/graduando/n10/n010.p147-161.pdf. 
LOPES.Bianca Meira. Licenciatura em Letras e Espanhol Universidade de Ponta Grossa

Continue navegando