Buscar

Copia de PROVA CONTRATOS II UNIDADE

Prévia do material em texto

Curso: DIREITO
	Unidade: 2ª Unidade
Semestre letivo: 2021.2
	Semestre: 4.º
	Turma: NOTURNO
	Data: 01/12/2021
	Disciplina: Direito Empresarial
	Valor: 5,0
	Docente: Rosy Machado Muniz
	Nota:
	Discente: 
Gabarito
Boa prova pessoal!
QUESTÃO 01 (0,5)
Com base no estudo da exceção do contrato não cumprido, marque a alternativa INCORRETA:
A) Pode ser exercida apenas nas prestações simultâneas.
B) Está regulamentado pelo artigo 476 do CC e determina que uma parte não pode exigir o cumprimento das obrigações do outro, antes de cumprida a sua própria obrigação.
C) Trata-se de um mecanismo de defesa condizente com uma exceção substancial, veiculando uma defesa em sentido material e indireta de mérito.
D) Tem caráter impositivo, não podendo ser disposta pelas partes.
Letra: B
QUESTÃO 02 (0,5)
No que concerne a obrigações civis, extinção contratual, julgue o item que se segue marque a alternativa CORRETA:
A) A morte de um dos contratantes gera o fim do pacto de todas as formas negociais.
B) No regime jurídico concebido pelo Código Civil, a resolução contratual pela onerosidade excessiva depende da demonstração da superveniência de fato imprevisível, ou seja, aquele impossível de ser antevisto pelas partes.
C) O cumprimento do contrato, não apenas em obrigações simples, mas nos anexos, não necessariamente precisa tá calcada na boa-fé e na função social.
D) Quando as partes cumprem integralmente as prestações contratuais, ocorre a extinção do contrato decorrente de término de prazo.
Letra: B
QUESTÃO 03 (0,5)
Em matéria de extinção dos contratos é CORRETO afirmar:
A) Na resolução do contrato por onerosidade excessiva, segundo a lei, os efeitos da sentença que a decretar retroagirão ao momento da ocorrência dos acontecimentos tidos por extraordinários e imprevisíveis.
B) A resilição unilateral é vedada e deve ser juridicamente qualificada como violação do contrato a justificar sua resolução por justa causa.
C) Considerando os postulados da boa-fé objetiva e da função social do contrato, é eventualmente possível, mesmo diante do inadimplemento, recusar-se a resolução do contrato pela invocação da teoria do substancial adimplemento.
D) Não havendo no contrato expressa cláusula resolutiva, não há como presumir que exista disposição tácita de tal natureza.
Letra: C
QUESTÃO 04 (0,5)
No que tange à extinção dos contratos, analise os itens a seguir e, assinale a alternativa correta:
I – A resolução do contrato poderá ser evitada se o réu oferecer modificação equitativa nas condições do contrato.
II – O distrato formaliza-se pela mesma forma exigida pelo contrato.
III – A resilição unilateral de um contrato pode operar-se independentemente de denúncia notificada à outra parte, mas somente nas hipóteses em que a lei expressamente permita tal forma de extinção dos contratos.
A) Apenas os itens I e II são verdadeiros.
B) Apenas o item I é verdadeiro.
C) Apenas o item II é verdadeiro.
D) Apenas o item III é verdadeiro.
Letra: A
QUESTÃO 05 (3,0)
Com base no estudo da Extinção Contratual, diferencie e exemplifique:
A) Resilição;
B) Resolução;
C) Rescisão.
 
Resilição é a extinção do vínculo contratual, por simples manifestação de vontade, de uma ou de ambas as partes. Ressalte-se que não pode ser confundido com descumprimento ou inadimplemento, pois na resilição as partes apenas não querem mais prosseguir. A resilição pode ser: Bilateral (distrato, art. 472, CC) ou Unilateral (denúncia, Art. 473, CC).
Na resolução, ou seja, é a situação na qual uma das partes incorreu em inadimplemento culposo ou fortuito, que nada mais é do que o não cumprimento de uma obrigação que lhe cabe naquele acordo. Nesse sentido, o art. 474 do Código Civil determina que, quando o contrato já estabelece essa possibilidade de extinção, a resolução se opera de pleno direito, isto é, imediatamente. Entretanto, caso não haja cláusula resolutiva expressa, é necessária a interpelação judicial.
Rescisão, que na maioria das vezes é confundida com resolução ou resilição. Nesse sentido, quando falamos em rescisão, tratamos do contrato em “que ocorreu lesão ou que foi celebrado em estado de perigo”, por conta disso, a rescisão só poderá ser decretada por ação judicial, haja vista que está sempre ligada a um caso de nulidade.
“Não pare quando estiver cansado, pare quando estiver tudo feito.”

Continue navegando