Buscar

prova 7

Prévia do material em texto

1Todos têm o direito à educação. Lidar com as diferenças em sala de aula, respeitando a individualidade de cada sujeito sem fazê-lo se sentir diferente ou excluído é um dos grandes desafios do professor. Como pensar numa educação levando em consideração as relações e as interconexões recíprocas que ocorrem entre os diferentes sujeitos? Disserte sobre essa questão.
Resposta esperada
Devemos conduzir uma educação que entenda o aluno em seu processo individual, ou seja, seu contexto, sua cultura, seu ambiente e suas dificuldades específicas, considerando as formas diferentes que se expressam grupos de convívio, formando uma consciência coletiva. Nesse sentido, os pensadores da área ressaltam que devemos entender o sujeito na ambiguidade do individual e do coletivo, respeitando as formas diferentes que se expressam nos contextos e de como convivem.
Minha resposta
Temos que ter em mente que uma das nossas missões é transformar a escola em um ambiente seguro. Um lugar onde todos, mesmo com pensamentos diferentes, ou diferenças físicas, possam dialogar e aceitar as diferenças entre si. É necessário fazer essa troca professor e aluno para que juntos, a escola seja um ambiente seguro em que todos possam aprender.
2Tecnologia e conhecimento no Ensino Superior exigem do educando muito mais que apenas domínio sobre conhecimentos específicos. Daí a importância da filosofia na construção de um saber que não seja fragmentado e descontextualizado, mas, sim, dinâmico perante os desafios da cultura contemporânea. Com base o exposto, descreva a importância da filosofia e da atitude filosófica no contexto educacional.
Resposta esperada
A filosofia se faz importante por ser mais que um conhecimento. É um saber contextualizado frente à realidade econômica e social. A filosofia busca compreender toda a realidade, contribuindo para o raciocínio sistemático do conhecimento e sobre o estudo do próprio conhecimento e da mente humana. A filosofia propõe uma concepção de saber que não se fecha em seu tempo e que possa ser um conhecimento dinâmico. Em especial, frente aos desafios das novas culturas, tecnologias e concepções de mundo na história contemporânea. O conhecimento filosófico reflexivo possibilita flexibilidade frente ao conhecimento especializado e excessivamente técnico, na condição de humanização do saber. Dessa maneira, articula vários campos do conhecimento. O conhecimento filosófico reflexivo permite a compreensão das mudanças do cotidiano e das dificuldades do ser humano estar presente num mundo cada vez mais técnico e tecnológico. Um conhecimento que permite uma postura crítica e que evite a acomodação frente à realidade educacional e aos modelos de escolarização.
Minha resposta
A filosofia se mostra imprescindível na formação do educador, pois oferece a ele métodos para analisar profundamente a complexidade dos problemas educacionais e a contribuição das diferentes disciplinas pedagógicas para o desenvolvimento intelectual dos alunos. A filosofia nos proporciona uma visão sobre a vida e sobre os lados dela, sobre a importância de tal coisa, da fala, do amor, entre outros, a filosofia esta em tudo, e com ela, nos tornando pessoas melhores. No caso da Filosofia, essa permite e dá oportunidade de realizar o pensamento de maneira bastante pessoal. O Ensino Médio é geralmente considerado pelos educadores como uma fase de consolidação do aluno jovem, de sua personalidade e seus desejos, a Filosofia apresenta um papel importante e fundamental no sentido de colaboração. A Filosofia é bastante questionada enquanto disciplina, é necessário que os educadores se conscientizem de que o ensino não deve ser considerado como uma disciplina a mais a ser ensinada. O ideal é que o professor que tem a responsabilidade de aplicar tal disciplina tenha em mente o quanto é necessário fazer com que seus alunos não fiquem dependentes de livros didáticos, não desmerecendo, mas no sentido de não tender para os tão famosos “decorebas” de ideias e autores. A Filosofia em especial, leva o aluno à oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, ou seja, permite a ele experimentar um pensar individual. Sabe-se que cada disciplina apresenta suas próprias características, bem como auxilia a desenvolver habilidades específicas do pensamento que é abordado.

Continue navegando