Buscar

Economia do Setor Público: Questões Teóricas e Empíricas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 2/aulas 5;6;7;8 Valor:10,0
CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS
DISCIPLINA: ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO
PROFESSORES: MARIA ISABEL SCHIERHOLT
QUESTÃO 01 (valor 2,5): No modelo em que os agentes são racionais e o mercado opera dentro de uma estrutura perfeitamente competitiva, a quantidade ótima que uma firma deve ofertar no mercado é aquela que iguala a sua receita marginal ao seu custo marginal. No caso de bens públicos, pode-se dizer que a sua produção afeta o equilíbrio no mercado de bens privados, dado que a produção desses bens está limitada pela fronteira de possibilidades de produção, segundo o modelo de Samuelson. Explique se essa afirmação é Verdadeira ou Falsa justificando com a Teoria do Bem Social de Samuelson.
QUESTÃO 02 (valor 2,5): Com relação à participação do governo na economia, estudos empíricos demonstraram que, no longo prazo, a evolução da participação do gasto público na renda dos países avançados é decrescente, derivando-se desta evolução a chamada "lei de Wagner" das Finanças Públicas. Explique se essa afirmação é Verdadeira ou Falsa e JUSTIFIQUE.
QUESTÃO 03 (valor 2,5): A participação direta do Estado em diversas atividades econômicas foi, em linhas gerais, uma característica comum da maioria dos países em desenvolvimento, principalmente daqueles que buscaram um processo rápido de industrialização. Tendo em vista o nível de atraso em vários setores da economia, o Estado transformou-se em um agente econômico ativo, assumindo uma variedade de papéis. Assim, julgue como VERDADEIRO OU FALSO o item abaixo, a respeito da participação do Estado na atividade econômica e JUSTIFIQUE.
 
Nos países em que atua como regulador, o Estado cuida da defesa da concorrência, sem, todavia, interferir nos preços e nas tarifas de bens e serviços públicos.
QUESTÃO 04 (valor 2,5): A criação das agências reguladoras advém da política econômica adotada no Brasil na década de 90 do século XX, quando ocorreram privatizações decorrentes do Plano Nacional de Desestatização. Explique se essa afirmação é Verdadeira ou Falsa e JUSTIFIQUE.

Continue navegando