Buscar

APOL 2 - Redes de Computadores - 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 2
(1) - Uma das camadas do modelo ISO/OSI trata da interação entre o hardware e os mecanismos de sinalização. Esta camada fornece seus serviços para a camada superior e estabelece a ligação entre os nós da rede, com ou sem fio, através de um meio de transmissão. Esta camada é:
A) Transporte
B) Enlace ou link de dados
C) Rede
D) (x) Física
(2) - Os emissores e os receptores das informações que são conduzidas pela comunicação através de uma rede possuem dois tipos de identificação: uma física, o MAC Address, e outra lógica. Estas identificações estão relacionadas com determinadas camadas de rede, como segue:
A) A camada de Enlace trata do endereço lógico
B) (x) A camada de Enlace trata do endereço físico e a camada de Rede trata do endereço lógico
C) A camada de Rede trata do endereço físico
D) A camada de Rede trata de ambos os endereços
(3) - As camadas são o resultado da divisão da complexa tarefa de comunicação de dados entre computadores através da aplicação de regras – os protocolos – ao hardware, firmware, software, sinais elétricos, óticos e eletromagnéticos. Cada camada trata de aspectos específicos do processo de comunicação, especializando-se em receber a informação da camada anterior, decodificar, tratar e em seguida repassar para a camada seguinte. Este processo funciona tanto na origem da comunicação como no seu destino, e cada camada trata as informações para executar suas tarefas e entregas às outras camadas um resultado. Considerando esta definição, é correto afirmar que:
A) (x) A camada física define os padrões de potência do sinal, frequência de operação e a forma de codificar os dígitos binários
B) A camada de enlace de dados estabelece a ligação entre os nós da rede, com ou sem fio, através de um meio de transmissão
C) O gerenciamento da qualidade dos serviços (QoS – Quality of Service) é feito pela camada de aplicação
D) A camada de transporte faz o controle da transmissão, adequando o fluxo de dados às características do meio de transmissão
(4) - A divisão das informações a serem transmitidas pela rede em unidades menores, chamadas segmentos, numerando-os e mantendo o registro de cada segmento, é feita pela camada de:
A) Sessão
B) Apresentação
C) (x) Transporte
D) Apresentação
(5) - Comparando os modelos ISO/OSI e TCP/IP é possível constatar que:
A) No modelo ISO/OSI TCP/IP a camada de Rede combina as camadas de Enlace de Dados (link) e a Física do modelo TCP/IP (camadas 1 e 2) para que haja independência da infraestrutura de rede.
B) (x) A camada 2 (ou inter-rede) do TCP/IP é equivalente à camada de rede (camada 3) do modelo ISO/OSI, e trata do roteamento ou encaminhamento de pacotes entre os nós das redes.
C) A camada de Transporte do modelo ISO/OSI, é equivalente às camadas de Aplicação, Apresentação e Sessão - camadas 7, 6 e 5 do modelo TCP/IP.
D) As camadas de Aplicação, Apresentação e Sessão - camadas 7, 6 e 5 – são idênticas nos modelos ISO/OSI e TCP/IP.
(6) - Na camada 2 do TCP/IP – camada inter-redes, são definidos os protocolos responsáveis por tratar da comunicação entre as redes, a saber:
A) ARP, que associa um endereço físico (MAC Address) conhecido à um endereço IP.
B) RARP, que permite informar os erros ocorridos no processo de comunicação entre hosts.
C) ICMP, que serve para controlar os membros de um grupo de multicast controlando a entrada e a saída dos hosts deste grupo.
D) (x) IP, que trata o endereço lógico e faz o encaminhamento dos pacotes entre as redes.
(7) - Todo host conectado à uma rede TCP/IP requer uma identificação exclusiva e universal perante a rede, de forma que os pacotes endereçados a ele cheguem somente até ele. Para esta identificação o host é designado por um endereço IP. Um exemplo válido de um endereço IP é:
A) 4.294.967.296
B) 94-eb-cd-26-5d-16
C) (x) 172.30.10.204
D) 256.256.256.256
(8) - O endereço é composto de identificação da rede (endereço da rede ou NetID) e identificação do host (endereço do host ou HostID). A organização de NetID e de HostID define a classe de endereço, e a máscara de rede ajuda a identificar o NetID e o HostID. Sobre a classe dos endereços IP é correto afirmar que:
A) Na Classe B os primeiros bits do endereço são sempre 11110 (um, um, um, um, zero).
B) (x) Na Classe B os primeiros bits do endereço são sempre 10 (um, zero), resultando em 216 ou 65.536 possíveis endereços de hosts (14 bits para NetID e 16 para HostID)
C) A Classe C é de uso reservado pelos gestores de endereços globais para uso em projetos de pesquisa e testes.
D) Na classe E existem 224 ou 16.777.216 possíveis endereços de hosts (7 bits para NetID e 24 para HostID).
(9) - Sobre os endereços IP utilizados para identificação da origem e destino das comunicações em rede com o protocolo TCP/IP, assinale a única alternativa correta:
A) 200.42.129.16 é um endereço de uma rede na Internet.
B) 172.16.11.255 é um endereço válido para um host qualquer da rede.
C) 192.128.23.0 é o endereço de broadcast da rede 192.128.23.255.
D) (x) 127.0.0.1 é o endereço do host local, conhecido também por loopback.
(10) - Sobre os endereços IP utilizados para identificação da origem e destino das comunicações em rede com o protocolo TCP/IP, assinale a única alternativa correta:
A) O NAT - Network Address Translation ou Tradução de Endereços de Rede permite um máximo de 16.777.216 conexões ativas concorrentes.
B) O DHCP - Dynamic Host Configuration Protocol é uma técnica que permite reescrever o endereço de um host de uma rede interna quando este é colocado na Internet.
C) O IPv6 é a versão mais atual do protocolo IP, e pode endereçar até 4.294.967.296 hosts.
D) (x) CIDR - Classless Inter-Domain Routing ou Roteamento inter-domínio sem uso de classes utiliza a representação de endereço com a barra representando a classe, o que torna mais flexível o endereçamento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando