Buscar

Desafio (Direito Empresarial - Recuperação judicial)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário – Direito Empresarial III (Recuperação Judicial)
A recuperação judicial pode ser, em certas ocasiões, a única alternativa para o empresário endividado. Nessa ocasião, a opção deve ser bem estudada e instrumentalizada, para que se tenha êxito no processamento e na recuperação da empresa.
Você é consultor jurídico de um escritório de advocacia, e esta semana você recebeu o caso de Pablo para análise:
Pablo tem uma lanchonete no centro da cidade e tem acumulado dívidas nos últimos três anos. Suas dívidas estão em aproximadamente R$ 360.000,00, sendo quase sua totalidade com fornecedores e apenas R$ 20.000,00 com tributos. A opção que lhe resta é a recuperação judicial.
O devedor contratou um advogado, que ajuizou pedido de recuperação judicial especial, alegando que Pablo é microempreendedor. Entretanto, ​​​​​​​o juiz está prestes a indeferir a petição inicial e o Plano de Recuperação especial apresentado, porque Pablo não está enquadrado como microempresário. Não houve a publicação de edital.
Como advogado de Pablo, que alternativa você daria ao devedor?
Padrão de resposta esperado
A petição inicial deverá preencher os requisitos do art. 319 do Código de Processo Civil (CPC), assim como os requisitos previstos na Lei nº 11.101, de 9 de fevereiro de 2005 (Lei de Recuperação Judicial e Falência). Não preenchendo os requisitos previstos em lei, o juiz deve indeferir a petição inicial.
Assim, você pode orientar o cliente informando que, não tendo ainda sido publicado o edital, poderá ser emendada a inicial, nos termos do art. 321 do CPC, requerendo que a recuperação judicial seja processada na forma ordinária (não pelo regime especial dos arts. 70 a 72 da Lei nº 11.101/2005). Pablo poderá, nessa hipótese, manter a proposta de Plano de Recuperação nos moldes antes propostos ou adotar qualquer uma das outras alternativas constantes no art. 50 da Lei nº 11.101/2005, tais como: a concessão de prazos e as condições especiais para pagamento das obrigações vencidas ou vincendas; a trespasse ou o arrendamento de estabelecimento, inclusive à sociedade constituída pelos próprios empregados; a redução salarial, a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou ​​​​​​​convenção coletiva.

Outros materiais