Buscar

ANÁLISE TOXICOLÓGICAS E AMBIENTAIS - Atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANÁLISE TOXICOLÓGICAS E AMBIENTAIS
ATIVIDADE 3
ALUNA: ALANE FÉLIX DOS SANTOS
· Por que, com a suspeita de intoxicação por drogas de abuso, é administrado Naloxona?
Naloxona é uma substância de efeito rápido que anula efeitos da overdose por drogas derivadas do ópio. Muitas vezes usado como remédio de emergência evitando o surgimento de complicações graves, como a parada respiratória, que pode colocar a vida em risco em poucos minutos.
· A equipe médica trata o paciente com Atropina. Essa conduta é adequada ao tipo de intoxicação que ele apresentou? Qual é a justificativa?
Sim, é adequada. A atropina é um remédio de uso injetável indicado como antídoto nos casos de intoxicação por inseticidas organofosforados.
· Qual é o mecanismo de ação do produto causador dos sintomas apresentados pelo paciente?
O mecanismo de ação dos organofosforados se dá principalmente pela inibição enzimática. Os principais alvos de sua atuação tóxica entre as enzimas esterases são a acetilcolinesterase (AChE), nas sinapses químicas e nas membranas dos eritrócitos, e a butirilcolinesterase (BChE) no plasma. A inibição da AChE leva ao acúmulo da acetilcolina (ACh) nas terminações nervosas, já que esta é responsável por hidrolisar a ACh produzindo colina e acetato.
· Qual é o objetivo de utilizar Pralidoxima na tentativa de melhorar a condição de saúde do paciente?
A pralidoxima é um antídoto e tem como objetivo tratar o envenenamento por um produto químico ou pesticida (spray de inseto). A mesma reverte a fraqueza muscular ou paralisia causada pelo veneno.
· A intoxicação pela classe do produto apresentado como agente principal no episódio está intimamente relacionada à toxicologia ocupacional. Existe um biomarcador para monitorar trabalhadores expostos a esses compostos? Quais são os limites de exposição da substância relacionada ao quadro de intoxicação?
Os organofosforados e têm a dificuldade de não possuírem um marcador biológico confiável para seu monitoramento na saúde dos trabalhadores, sendo dosadas as acetilcolinesterases para tal finalidade. São propostos diferentes tipos de limites: média ponderada pelo tempo (jornada diária e/ou semanal), exposição de curta duração e valor teto.
.

Continue navegando