Buscar

A3 DE ANALISES TOXICOLOGICAS E AMBIENTAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME: Giovanna de Azevedo R.A: 1762151 CAMPUS: Liberdade
A3 DE ANALISES TOXICOLOGICAS E AMBIENTAIS
A série House focava no médico — de atitudes muito controversas — Gregory House. Renomado infectologista, ele recebe os casos mais misteriosos do hospital e, em conjunto com uma equipe de residentes, consegue desvendar os sintomas dos pacientes e tratá-los adequadamente. Especificamente no episódio 8 da primeira temporada da série, intitulado Veneno, a equipe recebe dois estudantes do Ensino Médio com sintomas similares de envenenamento, mas sem nenhuma relação social entre eles. A primeira suspeita da equipe médica (especialmente de House) é que se trata de um caso de intoxicação por drogas de abuso. Assim, é administrado no primeiro paciente admitido, Matt Davis, Naloxona. No desenrolar do episódio, após muitas discussões, investigações e admissão no hospital do segundo adolescente da mesma escola, sem relações sociais com o primeiro, chega-se à conclusão de que se trata de uma intoxicação por Fosdrin, um organofosforado. Nossa sugestão é que assista ao episódio completo, procurando-o em um streaming, como Netflix ou Amazon Prime. Depois, com base na descrição do episódio e de outras informações fornecidas, responda aos questionamentos:
• Por que, com a suspeita de intoxicação por drogas de abuso, é administrado Naloxona?
R: A Naloxona é um antagonista de opioide. No caso do paciente, a Naloxona é administrada como medida de emergência para reverter os efeitos depressores do sistema nervoso central causados pelos opioides
• A equipe médica trata o paciente com Atropina. Essa conduta é adequada ao tipo de intoxicação que ele apresentou? Qual é a justificativa?
R: Sim, a conduta foi adequada pois os pacientes foram intoxicado por pesticida e a Atropina é um inibidor de organosfosforado. Ou seja, a atropina serviu como antidoto para a intoxicação dos pacientes. 
• Qual é o mecanismo de ação do produto causador dos sintomas apresentados pelo paciente?
R: A acumulação excessiva de acetilcolina nos receptores nervosos provoca estimulação prolongada dos sistemas nervosos parassimpático e simpático, resultando em uma ampla gama de sintomas, incluindo fraqueza muscular, sudorese, salivação excessiva, pupilas contraídas, entre outros.
• Qual é o objetivo de utilizar Pralidoxima na tentativa de melhorar a condição de saúde do paciente?
R: A Pralidoxima é um antídoto, que permite que a acetilcolina seja corretamente degradada e reduzindo assim os efeitos tóxicos causados pelo excesso de acetilcolina.
• A intoxicação pela classe do produto apresentado como agente principal no episódio está intimamente relacionada à toxicologia ocupacional. Existe um biomarcador para monitorar trabalhadores expostos a esses compostos? Quais são os limites de exposição da substância relacionada ao quadro de intoxicação?
R: Para monitorar trabalhadores expostos a agrotóxicos, os biomarcadores de exposição, efeito e suscetibilidade podem ser usados para avaliar os impactos na saúde. Embora não exista um único biomarcador confiável, a dosagem das enzimas acetilcolinesterases é comum utilizar como um biomarcador de exposição.

Continue navegando