Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE FARMACOLOGIA BÁSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

NOME DA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE UNAMA
NOME DO CURSO: FARMACIA
NOME DA DISCIPLINA: FARMACOLOGIA BASICA
NOME DO TUTOR: MAYARA FERREIRA
NOME DOALUNO: LAISE GOMES DOS REIS
 ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Mecanismo de ação pelo qual os organofosforadas causam intoxicação se dá principalmente pela inibição enzimática. Os principais alvos de sua atuação toxicas entre as enzimas esterases são a acetilcolinesterase (Ache) nas sinapses químicas e nas membranas dos eritrócitos.
Os organofosforadas- são ésteres, amidos ou derivados tiol dos ácidos de fosforo, contendo várias combinações de carbono, hidrogênio, oxigênio, fosforo, enxofre e nitrogênio.
Compostos, orgânicos altamente lipossolúveis e biodegradáveis, eles são rapidamente hidrolisados tanto nos meios biológicos quanto no ambiente, distribuindo de forma rápida pelos tecidos orgânicos e ultrapassando as barreiras placentárias e hematoencefálicas
Os agrotóxicos são produtos químicos ou biológicos utilizados para exterminar doenças ou pragas que prejudicam a produção agrícola. Eles atuam no controle de endemias, como nos caso de dengue, febre amarela, ou doenças de chagas além de serem mais utilizados, os organofosforados são também os agrotóxicos que mais causam problemas a saúde humana. De acordo com o sistema nacional informações toxico- farmacológico (sinitrox), eles são os maiores causadores de intoxicações, sendo responsáveis no brasil devido á toxicidade aguda.	
Sabe-se que, os organofosforados são absorvidos pelo organismo de ação se dá principalmente pela inibição enzimática, tendo como principais alvos as enzimas acetilcolinesterase (AChE), nas sinapse químicas e nas membranas dos eritrócitos, e a butirilcolinesterase (BChE), no plasma.
Em relação ao caso clinico citado, se tratando de um agricultou, as vias de intoxicação pela qual teve contato foram as vias respiratórias e cutânea, como medidas de primeiros socorros, foi, foi instruída a imediata a retirada das vestes do paciente para que se evitasse assim a maior contaminação devido suas roupas estarem impregnada com inseticidas. Ao apresentar vários sintomas como: visão turvas, fraqueza, salivação intensa, dificuldade de respira, vomito, defecção e micção involuntária, verificaram uma intoxicação aguda devido á exposição do paciente a baixos níveis do composto, orgafosforado malationa, com classificação toxicologia III, pouco toxico azul. Mediante a conduta farmacológica tomada no caso justificando o emprego do fármaco os sintomas apresentados, foi prescrito para tratamento geral do paciente o sulfato de atropina que, tem por ação inibir a resposta dos nervos pós- ganglionares e colinérgicos produzindo dilatação da pupila, e a pralidoxina, utilizado como atido nos casos de intoxicação por organofosforados, fazendo com que haja uma ativação da colinesterase que fora desativada devido à intoxicação pelo agrotóxico. Foi solicitado, além de monitorização respiratória, a limpeza de secreções, gasometria e raioX de tórax, monitorização cardíaca, controle hidroeletrolítico, avaliação da função renal e hepática, como medidas sintomáticas e de manutenção, para melhor acompanhamento do paciente.
E também e muito importante em qualquer caso ou situações que haja uma explicação do profissional sobre os fármacos que o paciente está administrando como exemplo – educar o paciente, os benefícios e riscos da terapia e também sempre falar quais os fármacos para o paciente, pois e fundamental.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
HTTP/www.ecycle.com.br/6021-organofosforado 
Data: 20/05/2019
https/www.medicinanet- injetaveis3537/pralidoxina.htm
https//consultaremedios.com.br/sulfato-de-atropina/bula
http//portalanvisa.gov.br/documentos/111215/117782/mo15%malationa.pdf