Buscar

Caminhos da Vida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caminhos da Vida
Fazer escolhas é, antes de tudo, um grande privilegio. São elas que vão compor nossa vida.
Mais do que isso, é uma responsabilidade que nos coloca diante de grandes desafios e pode afetar não apenas nossas vidas e também como de outras de outras pessoas. 
Comparando a vida a uma estrada, os momentos bons seriam os caminhos retos em que seguimos tranquilamente e tudo acontece sem sobressaltos (medo, susto, movimentos bruscos..., etc.); as curvas seriam as mudanças e os desafios ou as perdas, que para contornar, precisamos de cuidado e sabedoria; as subidas seriam aqueles momentos em que precisamos de uma energia extra; e por fim, as descidas seriam os momentos que parecem fáceis, mas escondem grandes perigos e demandam prudência.
Durante a vida, nos deparamos com grandes dilemas, que normalmente geram duvidas e incertezas; por isso, quanto mais nos conhecermos, maiores serão as chances de fazermos escolhas mais acertadas.
Ao optar por um caminho, certamente deixamos outros para trás, e essa renúncia acaba gerando angustias, que podem ser minimizadas se nos conhecermos melhor e se aprendemos que isso faz parte da vida. Sabendo quais são as nossas habilidades, nossos talentos e preferencias, podemos decidir por um caminho ou outro. Nem sempre o caminho mais curto e mais fácil é o melhor. E se caminho que escolhemos não for melhor?
Esse risco sempre existirá, mas é importante saber que sempre é tempo de rever o caminho, decidir por um atalho ou traçar uma nova rota, assumindo a responsabilidade por nossas escolhas.
Essa é a grande sacada; sempre é tempo de recomeçar. Fazer escolhas de maneira conscientes é sinal de autoconfiança e autoconhecimento. Se por outro lado fazer escolhas é delicado, a liberdade é um bem que se, usado com sabedoria, torna nossa vida mais plena.
Exercícios
1 – A partir da comparação feita no texto, da vida como uma estrada, complete as qualidades necessárias para enfrentar cada parte do trajeto a seguir
Palavras do texto:
CompleteD – __________________
E – __________________
A – __________________
B – __________________
C –___________________
2 – Observe as situações a seguir:
Dois colegas depois das aulas em uma conversa antes saída da escola, um deles diz para o Lucas
- Vamos dar uma volta depois da aula Lucas?
- Não posso Luís, preciso terminar hoje me trabalho de ciências. Se não terminar hoje vou me prejudicar, não sei não se eu irei...
-  E o Luís diz. – Ah cara, o que é isso..., está com medo..., kkkkk!
Qual deve ser a escolha mais acertada de Lucas? Por quê?
3 – Você se considera uma pessoa que sabe fazer escolhas? Comente as boas escolhas que fez.
4 – Já desistiu de alguma coisa por achar muito difícil ou que não conseguiria?
5 – Escreva V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
(   )  A melhor maneira de enfrentar um problema é pedindo ajuda aos amigos e a família.
(   ) Nossas habilidades, nossos talentos e nossas preferências não devem ser levados em conta na hora de fazer nossas escolhas.
(   ) Quando surge um obstáculo que vai dificultar a realização de nossas escolhas, isso é um sinal de que devemos desistir.
(   ) Para fazer a melhor escolha precisamos compreender plenamente o que desejamos e o que está ao nosso alcance para ser feito
(   ) A persistência é um erro, principalmente, quando nossas escolhas parecem difíceis e complicadas.
 Honestidade: agir com honestidade significa ser verdadeiro em seus atos e declarações, não mentir, ou fingir ser quem não é. Não ficar com algo que não lhe pertence sem o consentimento do dono. Ser transparente na relação com o outro, ser “integro” (honesto, incorruptível, etc.), correto e justo. Quando há honestidade nas relações, cria-se um clima de confiança, credibilidade e suporte grupal, que ajuda as adversidades.  
8 – Pense em uma seguinte situação: você encontra uma bola toda suja de lama no caminho de volta da escola. Claro que você ficará feliz, logico quem não ficaria né? Aí você combina com seus colegas de jogar, depois de lavar bem a bola, você percebe que está escrito um nome nela e você sabe quem é a pessoa. O que você faz?
Justiça: pode-se dizer que justiça é a virtude de dar cada um aquilo que é seu, o que tem direito. Ser justo é afasta-se de pré-julgamentos e considerar todas sempre os dois lados da questão da questão, todas as opiniões para se ter uma visão equilibrada dos fatos e das situações. Prezar pela harmonia. Respeitar e tratar igualmente todas as pessoas.
9 – Pense em uma seguinte situação: um menino ou menina não é tão habilidoso em um esporte especifico (futebol, vôlei, basquete, handebol, etc.), mas mesmo assim este seu colega gostaria de participar do jogo com a turma. Alguns se recusam a deixa-lo(a) a jogar só porque a pessoa não tem habilidade. Qual é a solução que você daria para esse caso?
10 – Você já ficou sem saber que caminho seguir?
11 – Você poderia descrever esse sentimento?
12 – Você acha fácil ou difícil fazer escolhas?
Profe Tamar Oliveira

Continue navegando