Buscar

Aap1 - Técnicas Retrospectivas, Restauração e Patrimônio Histórico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aap1 - Técnicas Retrospectivas, Restauração e Patrimônio Histórico
1)A aproximação com as ruínas arquitetônicas e a ocorrência das escavações arqueológicas dos séculos XVII e XVIII apresentavam o universo material como uma possível fonte de conhecimento histórico, para além dos textos antigos. Fragmentos das ruínas arquitetônicas e peças de arte, trazidos de viagens pela Europa, passaram a ser compilados em grandes gabinetes de curiosidades, onde se estudava as regras de composição da Antiguidade, chamados de antiquários.
Assinale a alternativa que contém a afirmação correta.
Alternativas:
a)O surgimento dos antiquários guarda estreita relação com as escavações arqueológicas dos séculos XVII e XVIII
b)As descobertas de Pompeia e Herculano no século XV impulsionou o interesse dos renascentistas pela Arquitetura Clássica.
c)A adoração à sublimidade das ruínas romanas no século XIX era uma das principais características do movimento moderno nas artes.
d)A admiração de Viollet-le-Duc pelas ruínas da Antiguidade Clássica fizeram-no um grande defensor da conservação preventiva, prezando pela manutenção dos edifícios históricos ao invés de submetê-los ao restauro.
e)Os antiquários foram criados para vender obras de arte encontradas nas escavações do Egito Antigo.
2)De acordo com Viollet-le-Duc, “restaurar um edifício não é mantê-lo, repara-lo ou refazê-lo, é restabelecê-lo a um estado que pode não ter existido nunca em um dado momento”. Embora bastante polêmica, a postura de Viollet em relação aos monumentos históricos foi adotada por muitos restauradores do século XIX.
Com base na afirmação de Viollet-le-Duc, assinale a alternativa que contém características de sua teoria e da restauração estilística.
Alternativas:
a)A restauração estilística tem como objetivo manter a unidade da ruína tal como ela se encontra no presente, evitando-se qualquer intervenção que possa alterar seu estado original.
b)Viollet-le-Duc concordava com as teorias de John Ruskin ao defender que o restauro deveria ser empreendido para garantir que os edifícios antigos não fossem deteriorados pela ação do tempo.
c)Segundo Viollet-le-Duc, o restaurador deveria utilizar as mesmas técnicas construtivas que o construtor original.
d)A restauração estilística defendida por Violle-le-Duc restringia a criatividade e a imaginação do arquiteto restaurador, pois prezava-se pela manutenção de todas as marcas do tempo sobre a obra.
e)A restauração estilística é uma linha de restauro baseada em analogias, feita segundo estilos históricos, tal como Viollet-le-Duc propunha.
3)Relacione as afirmações abaixo às teorias de John Ruskin e de Viollet-leDuc.
I – “a maior glória de um edifício não está em suas pedras, ou em seu ouro. Sua glória está em sua Idade, e naquela profunda sensação de ressonância, de vigilância severa, de misteriosa compaixão, até mesmo de aprovação ou condenação, que sentimos em paredes que há muito são banhadas pelas ondas passageiras da humanidade.”
II – “É necessário que o edifício restaurado tenha no futuro, em consequência da operação à qual foi submetido, uma fruição mais longa do que a já decorrida.”
III – “a palavra restauração (...) significa a mais total destruição que um edifício pode sofrer: uma destruição da qual não se salva um vestígio: uma destruição acompanhada pela falsa descrição da coisa destruída.”
IV – “o espírito do artífice morto não pode ser invocado, e intimado a dirigir outras mãos e outros pensamentos.”
V – “antes de ser arqueólogo, o arquiteto encarregado de uma restauração deve ser um construtor hábil e experimentado, não somente do ponto de vista geral, mas do ponto de vista particular; isto é, deve conhecer os procedimentos de construção admitidos nas diferentes épocas de nossa arte e nas diversas escolas.”
VI – “na medida em que possa tornar-se compatível com o caráter inerente da arquitetura, o pitoresco ou a sublimidade extrínseca terá exatamente essa função, mais nobre nela do que em qualquer outro objeto: a de evidenciar a idade do edifício”
Assinale a alternativa que contém as associações corretas.
Alternativas:
a)Apenas a afirmativa I é de autoria de John Ruskin.
b)As afirmativas I, II, III, IV, V e VI apresentam ideias referentes à restauração estilística.
c)Somente a afirmativa II é de autoria de Viollet-le-Duc.
d)Apenas as afirmativas II e V refletem a restauração estilística de Viollet-le-Duc.
e)As afirmativas I, II, III e VI refletem a postura conservativa de John Ruskin.
4)A terceira via entre o antagonismo da “anti-restauraçao” de John Ruskin e do “restauro estilístico” de Viollet-le-Duc foi delineada por Camillo Boito, no final do século XIX, e ficou conhecida como “restauro filológico”.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta.
Alternativas:
a)O restauro filológico dava ênfase no valor artístico da obra.
b)Boito defendia a unidade formal do edifício, mesmo que esta nunca tivesse existido.
c)O restauro filológico tinha como premissa restaurar as obras segundo estilos históricos.
d)Boito dividia o restauro em três categorias: arqueológico, pictórico e arquitetônico.
e)O “restauro pictórico”, para Boito, era aquele realizado sobre as obras da Antiguidade.

Continue navegando