Buscar

Neurociência das Emoções

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Neurociência das Emoções
O Sistema Límbico é responsável pelas emoções, e as funções executivas (ligadas à capacidade de planejamento), é quem analisa, interpreta, ordena e dá sentido às emoções. Isso mostra o quanto são interdependentes entre si, capazes de formar uma rede de alta complexidade no processo de ensino e aprendizagem. Sobre a relação entre as emoções e a capacidade de planejamento, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas, e assinale a letra com a sequência correta.
( ) O Sistema Límbico se desenvolve na criança antes das funções executivas, visto que ela externaliza facilmente suas emoções, sem uma análise maior.
( ) A atenção tem ligação com as funções executivas, sendo que um de seus subtipos, a atenção sustentada, faz ligação direta com algumas estruturas do Sistema Límbico, como hipotálamo, amígdala e tronco cerebral.
( ) A memória de trabalho é outra parte das funções executivas que depende do sistema límbico; a memória situa-se no hipocampo, estrutura parte do sistema límbico.
( ) O córtex que realiza o controle executivo que governa as manipulações necessárias à codificação e recuperação da informação é o pré-motor.
Nota: 20.0
	
	A
	V-V-V-F
Você acertou!
O córtex pré-frontal é que realiza o controle executivo que governa as manipulações necessárias à codificação e recuperação da informação. (Tema 5: Relação entre as emoções e a capacidade de planejamento, p. 12-13)
	
	B
	F-V-V-F
	
	C
	F-F-V-V
	
	D
	V-V-F-F
Questão 2/5 - Neurociência das Emoções
A escola desempenha um papel fundamental na transmissão do conhecimento e subsequente aprendizagem, pois além de auxiliar no desenvolvimento cognitivo, é capaz de propiciar experiências na construção de valores - no sentido ético e moral - e favorecer a aquisição de habilidades emocionais e sociais. Com base no tema família, escola e cultura é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	A eficácia depende da escola na formação do aprendizado efetivo no aluno, no entanto, para que o mesmo ocorra, é fundamental compreender que esta função é exclusiva da escola.
	
	B
	Cabe aos pais participar ativamente na vida escolar de seus filhos, motivando-o sobre a importância de decorar daquele determinado aprendizado, que é a meta-aprendizagem.
	
	C
	Existe uma rede de fatores relacionados, envolvendo a aliança entre escola e família, entre educador e educando, dos fatores individuais de cada aluno, da estrutura escolar como um todo, da cultura envolvendo os costumes a realidade do aluno, dentre vários outros.
Você acertou!
A eficácia depende da escola na formação do aprendizado efetivo no aluno, no entanto, para que o mesmo ocorra, é fundamental compreender que esta função não é exclusiva da escola. Cabe aos pais participar ativamente na vida escolar de seus filhos, comparecendo às reuniões escolares, verificando diariamente o que seu filho está aprendendo e mostrá-lo a importância da aplicação dos conceitos aprendidos em sua vida diária, motivando-o sobre a finalidade para a vida daquele determinado aprendizado - é a meta-aprendizagem, ou aprendizagem efetiva. O professor deve apresentar domínio dos conceitos que irá abordar, mas de igual importância é do educador apresentar inteligência emocional, envolvendo habilidades sociais, como demonstrar confiança ao aluno, aliadas com afeto e limites. (Tema 4: Família, escola e cultura, p. 10-11).
	
	D
	O professor deve apresentar domínio dos conceitos que irá abordar, mas de igual importância é do aluno apenas apresentar inteligência emocional, envolvendo habilidades sociais e intrapessoais.
Questão 3/5 - Neurociência das Emoções
O ser humano está em constante e crescente transformação, seja através de mudanças corporais, emocionais, culturais e sociais. Entender os fatores que se relacionam com as mudanças no desenvolvimento é fundamental para quem trabalha com a educação. A partir desta afirmação é correto afirmar:
Nota: 0.0
	
	A
	Um deles seria a etapa de vida em que a pessoa se encontra, mostrando que a mesma experiência vivida em diferentes momentos da vida pode ter significados distintos.
A ideia não é de entender o ser humano dentro da Psicologia Desenvolvimentista, mas sim de compreender que em cada momento, através da interação com o meio ambiente, as novas experiências são capazes de moldar e adaptar o cérebro  e de formar novos conceitos a respeito de si mesmo, do grupo, e do mundo. Outro seria a influência cultural, social e histórica, envolvendo padrões culturais e sociais, pode ser distinto ou transformado conforme a evolução ou momento histórico específico. O fator envolvendo as experiências particulares de cada indivíduo, seria o significado de todas estas experiências na vida da pessoa, pode trazer consequências emocionais negativas para si, bem como no rendimento escolar e nos relacionamentos com grupos e autoestima. (Tema 3: Fatores que se relacionam com as mudanças no desenvolvimento das emoções e aprendizagem, p. 9).
	
	B
	A ideia é de entender o ser humano dentro da Psicologia Desenvolvimentista, onde cada comportamento ou atitude pertence exclusivamente a uma fase do desenvolvimento específica.
	
	C
	Outro seria a influência cultural e social, envolvendo padrões culturais e sociais, no entanto sem a influência histórica.
	
	D
	O fator envolvendo as experiências particulares de cada indivíduo não é forte o suficiente para acarretar dificuldades de aprendizagem.
Questão 4/5 - Neurociência das Emoções
Uma psicose é definida como uma fuga da realidade, onde o indivíduo acometido acredita nesta nova realidade, como ouvir vozes de comando, ver vultos, acreditar ter poderes divinos, dentre outros. No caso da Esquizofrenia, é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	Dentro da Psicose a pessoa sabe que o que está pensando é irracional e incontrolável.
	
	B
	Exames de ressonância magnética mostram que indivíduos esquizofrênicos apresentam aumento do volume total do cérebro e diminuição do tamanho dos ventrículos cerebrais.
	
	C
	Um dos fatores de risco para a esquizofrenia seria um crescimento inicial aumentado do cérebro, embora não seja um fator determinante ou único.
	
	D
	Os principais déficits Neuropsicológicos na Esquizofrenia são: na capacidade de atenção e alerta (no sentido de vigilância), na capacidade de solucionar problemas, na memória (incluindo memória de trabalho, aprendizagem verbal e visual), aprendizagem social e nível de fluência verbal.
Você acertou!
Diferentemente dos Transtornos da Ansiedade, onde a pessoa sabe que o que está pensando é irracional e incontrolável, na Psicose ela crê nestes pensamentos, vozes ou visões, levando a uma diminuição da capacidade crítica. Exames de ressonância magnética mostram que indivíduos esquizofrênicos apresentam diminuição do volume total do cérebro e aumento do tamanho dos ventrículos cerebrais. Um dos fatores de risco para a esquizofrenia seria um crescimento inicial reduzido do cérebro, embora não seja um fator determinante ou único. (Tema 4: Esquizofrenia, p. 7-8).
Questão 5/5 - Neurociência das Emoções
Segundo LESAK (2004) “As funções executivas consistem em capacidades que, em diferentes situações, possibilitam uma pessoa a empenhar-se com sucesso em comportamentos independentes, com objetivos definidos e que lhe tragam auto-satisfação”. Sobre o conceito e finalidade das funções executivas, é correto afirmar:
Nota: 0.0
	
	A
	Seus principais sinônimos são: funções pré-motoras, impulsividade, “agir sem pensar ou planejar”.
	
	B
	Está ligada à capacidade de planejamento e resolução de problemas, no sentido de manter uma estratégia e atingir uma meta futura.
As funções executivas situam-se no lobo frontal do cérebro, ligada à capacidade de resolução de problemas por meio do controle de impulsos. Seus principais sinônimos são: funções frontais, funções de supervisão, funções de controle, sistema supervisor, funções psicológicas superiores, etc. (Tema 2: Funções executivas e tomada de decisões, p. 7-8)
 
	
	C
	Requer capacidade de resolução de problemaspor meio da impulsividade.
	
	D
	As funções executivas exigem habilidades de resolução de problemas, seleção, controle, capacidade de decisão, estando ligadas ao lobo temporal.

Continue navegando