Buscar

Exercícios de Fisioterapia: Diagnóstico e Tratamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estagio curricular fisioterapia 
	Durante avaliação fisioterapêutica, o paciente Emerson relata dor anterior em ombro D ao abduzir acima de 90 graus. A avaliação radiográfica não constatou alterações ósseas e a avaliação fisioterapêutica constatou os testes de Neer, arco doloroso, Jobe e Pate positivos.
 
De acordo com o caso citado acima, leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
 
I – O paciente Emerson apresenta a síndrome do pinçamento subacromial e tendinose do supraespinhal e Infraespinhal.
 
II – Durante o tratamento dessa síndrome é necessário enfatizar o fortalecimento do deltoide e do manguito rotador para ampliar o espaço subacromial e diminuir o pinçamento dos tendões dos músculos supraespinhal e infraespinhal
 
III – Visando reduzir o pinçamento subacromial é importante realizar a tração com oscilação da art. Glenoumeral, assim como fortalecer o bíceps braquial e o manguito rotador
 
IV – Durante a reabilitação desse paciente é necessário enfatizar o fortalecimento dos músculos rotadores internos pois dessa forma evita-se o impacto entre o tubérculo maior do úmero e o acrômio. 
	A
	Somente a afirmação I esta correta.
	B
	As afirmações III e IV estão corretas.
	C
	Apenas a s afirmações II e III estão corretas.
	D
	Apenas as afirmações I e III estão corretas.
	E
	 Apenas a afirmação III esta correta.
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: D
	Um paciente deu entrada no setor de fisioterapia com o diagnóstico: Pós-operatório para correção de pé torto congênito. Após realizar a avaliação deste paciente o fisioterapeuta colocou em um dos seus objetivos a ADM para a dorsiflexão.
 
Assinale a abaixo, qual a conduta o terapeuta poderá utilizar para alcançar este objetivo:
	A
	Fortalecimento muscular de tríceps sural.
	B
	Alongamento do Tibial Anterior.
	C
	Mobilização passiva em flexão plantar, inversão e eversão.
	D
	Fortalecimento do gastrocnêmio.
	E
	Alongamento do tríceps sural.
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E.
	A dor lombar constitui uma causa frequente de morbidade e incapacidade, sendo sobrepujada apenas pela cefaléia na escala dos distúrbios dolorosos que afetam o homem. Existem algumas manobras que direcionam e reforçam o diagnóstico.
 
Sendo assim, qual alternativa é correspondente a Manobra de Lasègue?
	A
	Na compressão radicular a manobra provoca exacerbação da dor ou irradiação dela até o pé, que não acontecia antes da doença. Se exarceba, no trajeto do dermátomo de T1-L5, ou L5-S3.
	B
	É considerada anormal, se o movimento compensatório do corpo for necessário para manter os pés fixos no mesmo lugar. Este sinal costuma ser positivo na estenose do canal. Se exarceba, no trajeto do dermátomo de T10-L5, ou L5-S3.
	C
	É considerada anormal, levanta-se a perna do paciente, nesse momento, faz-se uma flexão do joelho 90º. Havendo redução e/ou desaparecimento da dor irradiada, o sinal é considerado positivo.
	D
	Serve para detectar fraqueza dos músculos estabilizadores glúteo médio. Irá retirar uma perna do chão, flete o quadril e o joelho, deverá se manter em uma só perna,quando o paciente retirar o pé do chão a pelve deve se manter alinhada, para resultado negativo no teste.
	E
	É geralmente considerada positiva quando a dor se irradia, ou se exarceba, no trajeto do dermátomo de L4-L5, ou L5-S1, quando a elevação do membro inferior faz um ângulo de 35º a 70º com o plano horizontal. Sua positividade a 60º comprova compressão radicular
 
 
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E.
	O quadril é uma articulação muito estável que tem a função de suporte de peso do corpo e de locomoção. O recrutamento do quadril em nosso dia a dia é constante levando a uma maior sobrecarga e desgaste o que favorece a instalações de patologias. Estas patologias têm como consequência alterações funcionais importantes que podem ser minimizadas com um diagnóstico precoce. Uma boa avaliação permite relacionar dados para formular possíveis hipóteses e chegar a um diagnóstico, possibilitando a condução do tratamento mais eficaz e redução das sequelas tão indesejáveis.
 
Leia com atenção as afirmativas abaixo.
 
I- A Epifisiólise da Cabeça Femoral é o deslocamento da epífise de crescimento na articulação do quadril. O deslocamento da cabeça femoral ocorre para região posterior e inferior. É mais comum em meninos na faixa etária de 10 a 16 anos e na fase aguda da doença o paciente relata dor intensa, incapacidade funcional do membro afetado e não consegue ficar na posição ortostática.
 
II- A doença de Legg-Calvé-Perthes acomete a vascularização da cabeça femoral em pacientes na primeira década de vida, levando a necrose óssea e encurtamento do membro afetado.
 
III- A displasia congênita do quadril é uma doença onde não ocorre a coaptação adequada da articulação coxofemoral e acomete as crianças recém-nascidas com predominância no sexo feminino. Se não diagnosticada pode levar a deformidades e incapacidades tardias. Para ajudar no diagnostico clinico podemos utilizar os testes de Ortolani, Barlow e Galeazi.
 
IV– O quadril está entre as articulações mais acometidas pela osteoartrose, a qual é caracterizada pela degeneração da cartilagem articular. A incidência é maior após os 60 anos sendo mais comum nas mulheres. O quadro clínico é composto por: dor, rigidez articular, diminuição da ADM e creptação.
 
Assinale a alternativa correta:
	A
	I, II, III e IV são corretas
	B
	Apenas a I e II são corretas
	C
	II, III e IV são corretas.
	D
	I e III são corretas.
	E
	Apenas III é correta.
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C.
	Paciente 25 anos, sexo masculino refere que há 1 mês quando estava jogando handebol e se preparava para arremessar, seu adversário bloqueou o arremesso ocasionando uma luxação anterior da cabeça umeral; tratada conservadoramente (foi necessário a redução pelo médico) ficou 3 semanas imobilizado (Tipóia Americana). Faz uso de medicamento AINH e analgésico. Relata leve melhora do quadro álgico (EVA 6) e apresenta dor irradiada para o peito e todo braço esquerdo, com fraqueza dos músculos rotadores.
 
Teste Apreensão – Positivo
Teste Rockwood – Positivo
Teste Neer e Hawkins – Positivo
Teste provocativos (Gerber, Jobe e Speed) encontram-se negativos.
 
Apresenta piora da dor aos exercícios, com a mão acima da cabeça.
Força muscular grau 4, manguito rotador e bíceps braquial e grau 5, para os outros músculos
ADM: rotação externa 45°, Abdução 90° e Flexão 100° (outro movimentos encontram-se normais)
QP: Dor em todos os movimentos do ombro, fraqueza no ombro e parestesia na região lateral do ombro.
Exames Complementares: Ultrassom – lesão labral (Lesão de Bankart)
 
Inspeção e Palpação:
- Paciente apresenta ombros protrusos, cabeça anteriorizada.
- Dor a palpação na região dos tendões do músculo supraespinhoso e cabeça longa de biceps braquial e bursa subacromial.
- Apresenta ponto gatilho em escalenos, trapézio, elevador da escápula e esternocleidomastoídeo. Durante a digitopressão dos pontos encontrados no trapézio superior e escalenos o paciente refere dor irradiada para o braço.
- Encurtamento de peitorais maior/menor.
- Mobilidade articular 
-Hipomobilidade da articulação acrômio/clavicular
 
De acordo com o caso clínico, leia as afimativas abaixo e assinale a alternativa correta:
 
I - O fortalecimento de rotadores internos e externos devem ser realizados na fase inicial do programa de reabilitação, neste exercício podemos posicionar o paciente em decúbito dorsal ombro a 90° de abdução e realizar o fortalecimento com auxilio e um halter ou faixa elástica.
II – Os pacientes acometidos por luxação da articulação gleno-umeral traumática, podem evoluir com episódios de recidiva, sendo que, as recidivas são prejudiciais à articulação, pois, podem aumentar a lesão tecidual, as condutas terapêuticas são objetivadas para melhorar o trabalho muscular e consequentemente propiciar uma estabilização dinâmica para essa articulação.
III –Na fase inicial de reabilitação pode-se fortalecer o músculo trapézio inferior, sendo esse exercício realizado em decúbito ventral com elevação do ombro a 120° e o paciente realizando a extensão do ombro.
IV - O alongamento da capsula anterior pode ser realizada com o paciente em decúbito lateral realizando uma rotação medial do úmero. 
	A
	Todas as alternativas estão corretas
	B
	Todas as alternativas estão incorretas.
	C
	As alternativas I e IV estão corretas.
	D
	Somente a alternativa II está correta.
	E
	Somente a alternativa III está correta.
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: D.

Continue navegando