A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
Ava1

Pré-visualização | Página 1 de 2

Universidade: Unijorge - Centro Universitário Jorge Amado
Curso: Superior de Tecnologia em Logística
Disciplina: Operação de Terminais e Armazéns
Discente: Sophia Maria de Jesus Santana Neta
Docente: Adriano Santos Araújo
Trabalho solicitado pelo docente
Adriano Santos Araújo como requisito 
para obtenção parcial de nota, da disciplina
Operação de Terminais e Armazéns da Instituição Unijorge – Centro Universitário Jorge Amado
Salvador – Ba
2022
Warehouse Management System - WMS como ferramenta para criação de layouts em armazém virtual
Vimos que projetos de layout de armazéns são essenciais para harmonizar e integrar todos os sistemas, setores, máquinas, equipamentos, movimentação e armazenagem dos materiais, e mão-de-obra na ocupação do espaço físico disponível, permitindo uma melhoria no gerenciamento de todo o fluxo racional de materiais em armazéns.
Dessa forma busque analisar as possíveis formas de projetar layouts de armazéns através da ferramenta computacional WMS.
1. RESUMO
Esse trabalho apresenta o plano de Gerenciamento do Projeto de customização e implantação do Sistema Logixtica WMS desenvolvido por GIX Informática Ltda. Um WMS é um sistema de gestão de armazém, que otimiza todas as atividades operacionais e administrativas dentro do processo de armazenagem incluindo todo o fluxo de operações dentro de um armazém. O projeto engloba o planejamento, execução, monitoramento e controle das 9 áreas segundo o Guia PMBOK Quarta Edição.
2. INTRODUÇÃO
Hoje, uma empresa, com em um ambiente tecnologicamente preparado torna-se mais competitiva no cenário atual, se diferenciando dos demais e atendendo seus clientes com excelência. Cada vez mais as empresas buscam alternativas para facilitar o gerenciamento de suas atividades, visando aumentar o controle e obter informações precisas que possam de fato agilizar a tomada de decisões e, consequentemente, melhorar o nível de serviço prestado.
A tecnologia de informação vem transformando a gestão de negócios e a logística.
Como exemplos, podemos citar o uso do código de barras, o EDI (Electronic Data Interchange ou intercâmbio eletrônico de dados), o RFID(Radio Frequency Identification ou Identificação via Radiofreqüência) e o Rastreamento de Frotas com Tecnologia GPS (Global Positioning System).
Todas essas tecnologias não servem apenas para aumentar a velocidade do fluxo de informações, mas também para melhorar a exatidão das informações.
WMS é a sigla para Warehouse Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, em português.
Um WMS é um sistema de gestão de armazém, que otimiza todas as atividades operacionais e administrativas dentro do processo de armazenagem incluindo todo o fluxo de operações dentro de um armazém.
WMS operacional significa que a empresa depende menos da experiência das pessoas, uma vez que o sistema tem inteligência para operar o sistema.
A utilização de um sistema WMS é fundamental para o bom funcionamento operacional com qualidade no controle de entrada e saída dos armazéns.
Este trabalho visa apresentar um projeto de implantação de um sustem WMS que irá substituir o sistema atualmente utilizado.
O rápido crescimento da empresa que dobrou sua capacidade de estocagem e teve uma elevação em seu estoque obrigou seus diretores buscarem um novo sistema para gerenciar essa nova realidade.
3. OBJETIVOS DO PROJETO
3.1. OBJETIVO GERAL
O objetivo geral deste projeto é a implantação de um sistema WMS que irá substituir o atual sistema.
3.2. Objetivo Específico
Este projeto visa a implantação de um sistema WMS que terá ajustes para atender as especificações do cliente.
O novo sistema trará maior qualidade nos processos de entrada e saída e um maior controle na estocagem garantindo maior agilidade e exatidão na distribuição dos produtos.
Será utilizada uma metodologia de implantação mais rápida e com menor custo e que não interfira nos processos de armazenagem e de entrada e saída.
4. TERMO DE ABERTURA DO PROJETO
O Termo de Abertura do Projeto é documento na qual autoriza o projeto a começar oficialmente.
Situação Atual
Empresa possui um sistema limitado baseado em planilhas do Excel onde o controle é frágil e impreciso.
Situação Futura
Após a implantação do sistema o controle será feito com maior precisão e as informações pertinentes ao estoque, entrada, saída e armazenamento, serão apresentadas de varias formas por relatórios, gráficos e consultas.
Objetivos
Implantar um novo sistema de controle de estoque e armazenagem.
Implantar ferramentas que irão oferecer controles e acompanhamento preciso da movimentação do estoque e armazenagem.
Premissas
· Indefinição da abrangência do projeto
Restrições
· Prazo de implantação 180 dias
Partes Interessadas
5. EMPRESA/ ÓRGÃO ENVOLVIDOS NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
5.1. EMPRESAS ENVOLVIDAS
Há duas empresas diretamente envolvida nesse projeto:
A empresa Renovação Logística Ltda. Contratante, e a GIX Informática Ltda., empresa Desenvolvedora do software.
6. STAKEHOLDERS, EXPECTATIVAS E RESULTADOS ESPERADOS
6.1. STAKEHOLDERS
Conforme o Guia PMBOK publicado pelo PMI, os stakeholders são pessoas, organizações ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses podem ser positiva ou negativamente afetados pela execução ou término do projeto. Elas também podem exercer influência sobre o projeto, suas entregas e sobre os membros da equipe do projeto. Para este projeto são considerados os seguintes stakeholders apontados no Quadro 1.
6.2. Expectativas
Os objetivos do projeto estão ligados diretamente a qualificação dos processos operacionais e uma maior automação diminuindo a probabilidade de erros.
6.3. Resultados
Com este projeto espera-se atingir os seguintes resultados:
Otimizar todas as atividades operacionais e administrativas dentro do processo de armazenagem.
Desenvolver funções de recebimento, inspeção, endereçamento, estocagem, separação, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos, inventário.
Implantar o novo sistema sem paralisar as atividades e mantendo os controles já existentes.
7. PREMISSAS
7.1. PREMISSAS DO PROJETO
Para este projeto será disponibilizada uma equipe em regime de dedicação exclusiva de profissionais das seguintes áreas: consultoria, analise de sistema, desenvolvimento, banco de dados e suporte.
Alguns integrantes da equipe não se dedicarão full-time para o projeto. Como são recursos da Contratante, poderão estar alocados em outros projetos simultaneamente e manterão suas atividades na empresa.
O projeto não terá restrição de recursos financeiros tendo em vista que os valores de equipamentos e mão de obra que serão adquiridos para esse projeto já foram calculados, previamente, quando da elaboração do custo e calculo de peço do projeto.
A maior parte do custo projeto é referente a horas trabalhadas dos profissionais envolvidos.
Além dos colaborados será necessário computadores com banco de dados e a
Linguagem de programação instalada.
7.2. Premissas do Produto do Projeto
Com a implantação do sistema WMS espera-se otimizar todas as atividades operacionais e administrativas dentro do processo de armazenagem incluindo todo o fluxo de operações dentro de um armazém.
O sistema deve desenvolver funções de recebimento, inspeção, endereçamento, estocagem, separação, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos, inventário e emissão de nota fiscal eletrônica.
Com a implantação do sistema WMS a empresa pode otimizar seu negocio em duas categorias:
Redução de custos e Melhoria no serviço ao cliente
A redução de custos se deve ao fato da melhoria na eficiência de todos os recursos operacionais, já a melhoria no serviço ao cliente se deve ao fato de minimizar os erros de separação e entrega de mercadorias, bem como da agilização do processo de atendimento ao cliente.
O sistema possibilita a otimização operacional através do aumento da produtividade operacional, otimizando espaços, melhoria dos recursos tanto de movimentação quanto de estocagem e aumentando assim sua capacidade operacional.
8. GERENCIAMENTO DO ESCOPO
8.1. Requisitos

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.