Buscar

EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA - QUESTIONÁRIO UNIDADE I - Questão (9)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Segundo Rouquayrol, a epidemiologia é a “ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas”. Considerando a importância dessa ciência para a atuação do enfermeiro em qualquer nível de atenção e área de cuidado, analise as afirmações a seguir.
 
I) O surto é uma variação atípica da distribuição temporal da doença. Caracteriza-se por casos relacionados entre si em uma área geográfica delimitada.
II) Todo indicador de saúde sempre está relacionado à noção de tempo e espaço.
III) A epidemiologia, por meio do estudo dos determinantes de saúde, da frequência e da distribuição das doenças, procura fornecer subsídios para o planejamento e as ações em saúde no que se refere à atenção primária.
IV) A transição epidemiológica não está relacionada à transição demográfica.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
I e II
	Respostas:
	a. 
I e II
	
	b. 
II e III
	
	c. 
III
	
	d. 
IV
	
	e. 
I, III e IV
	Comentário da resposta:
	Resposta: A
Comentário: A afirmação III está incorreta porque a epidemiologia preocupa-se com a frequência e o padrão dos eventos relacionados com o processo saúde-doença na população. A frequência inclui não só o número desses eventos, mas também as taxas ou riscos de doença nessa população. O conhecimento das taxas constitui ponto de fundamental importância, uma vez que permite comparações válidas entre diferentes populações. O padrão de ocorrência dos eventos relacionados ao processo saúde-doença diz respeito à distribuição desses eventos segundo características: do tempo, do lugar e da pessoa. A afirmativa IV está incorreta porque a transição epidemiológica está relacionada à transição demográfica.

Continue navegando