Buscar

AD1 de Movimentos Sociais e Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD1 de Movimentos Sociais e Educação
Questão 1 (valor: até 4,0 pontos)
  Conforme a reportagem publicada  “As ilustrações que espreitam pelo véu do futuro do Afeganistão” retrata a realidade vivida pelas mulheres afegãs, em particular a narrativa de Shamsia Hassani, conforme o periódico português, a primeira artista urbana do Afeganistão está acostumada a registrar o seu processo artístico sobre as ruínas e destruição. E ainda a reportagem ressalta que: “Quase todos os murais que deixou nas ruas de Cabul são protagonizadas por uma mulher – uma imagem que os talibans poderão querer começar a apagar das ruas da capital afegã”. De acordo com o estudado em nossa disciplina, e a partir dos pressupostos teóricos de Lakatos (1990) sobre as transformações sociais decorrentes dos movimentos sociais. Identifique e justifique as duas tipologias presentes na mobilização das mulheres do Afeganistão.
Os tipos de tipologia presentes na mobilização das mulheres Afegãs, são a tipo Regressivos ou Reacionários, no qual consiste na reunião de indivíduos insatisfeitos com mudanças feitas e desejam restaurar as condições sociais que antes haviam. Neste caso, as mulheres Afegãs teme que aconteçam um retrocesso nas conquistas que tiveram neste últimos 20 anos.
O segundo tipo de tipologia presente na mobilização das mulheres Afegãs é o Tipo Reformista, onde busca inserir o que consideram ser melhor para a sociedade a qual fazem parte, sem alterar as ordens básicas determinadas.
Questão 2 (valor: até 4,0 pontos)
 Na atual conjuntura do país, quando os ataques aos direitos de trabalhadores do campo e da cidade, as políticas públicas do campesinato e ao meio ambiente são constantes, a estratégia de registrar quais são os direitos dos trabalhadores campesinos é necessária. E com o objetivo de comunicar os seus direitos em parceria com a ONU a Via Campesina publicou em português, em 2021, a Cartilha “Direitos dos Camponeses, das Camponesas e outras pessoas que trabalham em Áreas Rurais”. Nesse sentido, quais são as contribuições para a resistência dos trabalhadores do campo, a partir dos princípios filosóficos da EDUCAÇÃO no Movimento dos Sem Terra? Enumere dois e justifique-os.
Podemos citar os princípios filosófico, “a formação da sociedade por meio de valores humanistas e socialistas” e “a cooperação”, onde os valores humanistas e socialistas da Educação do MST têm como objetivo a formação de sujeitos para a transformação da sociedade. Com isso, a educação dos membros do MST promova a cooperação entre grupos de diferentes idades.
Cotidiano no campo
Questão 3 (valor: até 2,0 pontos)
 De acordo com o estudado em nossa Aula 08, o que significa liberdade de associação democrática ou igualdade entre homens e mulheres onde ainda reina, por exemplo o coronelismo, ou, fundamentalismo religioso?
Igualdade de homens e mulheres significa que ambos devem ter os mesmos direitos e obrigações. 
Também conhecida como igualdade de gênero, é considerada a base de uma sociedade sem preconceito e discriminação.
Homens e mulheres devem fazer suas escolhas livremente e desenvolver suas habilidades pessoais, sem serem perturbados ou restringidos por estereótipos.
Todas as responsabilidades, direitos e oportunidades devem ser concedidos a todos os gêneros igualmente, sem qualquer restrição com base no fato de uma pessoa em particular ser do sexo masculino ou feminino no nascimento.

Continue navegando