Buscar

AD2 de movimentos instituintes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

conteúdo desta AD2  será sobre o texto 3. Acreditamos que você já tenha feito a leitura dos textos, agora, a ideia  é que seja realizada uma releitura bem mais minuciosa, para um diálogo mais efetivo. Você produzirá um texto entre 400 e 500 palavras. É muito importante que você seja o autor do seu texto!
 
SOBRE O TEXTO 3: O sujeito Singular-Plural Narrativas de Trajetórias de vida, identidade profissional e saberes docentes 
 
O seu texto deverá apresentar uma articulação entre algumas ideias fundamentais, são elas:
 
· profissionalização docente
· aprendizagens
· modos de narração
· subjetividade
· experiência
· autoria
· autonomização
Resposta:
No texto em que desenvolvemos nossos estudos, nos referimos à trajetória do Grupo de Pesquisa sobre a Profissionalização Cocente e identidade - GRUPRODOC. Este GP faz parte do Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Teoria e Prática da Educação para a Ação. Este é um grupo que vem passando por transformações e ampliações no que se refere à configuração dos pesquisadores participantes, com nomes da comunidade científica que contribuíram com o GP. Por outro lado, a participação de alunos, mestres, doutores, também apresenta uma mobilidade, pois, ao final do curso, vão para suas instituições de origem. 
Desde 1988, eles trabalham com GP que conduzem pesquisas sobre História da Vida, com o apoio de doadores. Foi o que aconteceu no então GP Educação e Trabalho, com pesquisas voltadas aos estudos sobre as relações entre educação e trabalho instituídas em um modo não formal de produção e comercialização de conteúdos. 
Em março de 1998, o Grupo adotou um novo formato e uma nova orientação, atuando mais no processo de profissionalização dos professores e na construção da identidade dos educadores. O GP passou a se chamar Grupo de Pesquisa Profissionalização e Identidade. Neste GP, vimos o desenvolvimento da aprendizagem da Profissionalização Docente e identidade - que lida com a história de vida de educadores destacados e que trabalha com relatos de suas experiências autorreferenciais como professores na formação continuada. 
As Histórias de Vida visa verificar as características da formação, a construção da identidade e a autonomização pedagógica desses educadores; influências que tiveram, tanto na vida universitária como na vida profissional.
 Quando falamos em conhecimento narrativo, ele se baseia em uma epistemologia construtivista e interpretativa. O diálogo medeia experiência e ação. Um ponto que podemos enfatizar é o fato de que as histórias não pretendem imitar a realidade do mundo que está fora delas. Eles oferecem apenas representações / interpretações únicas do mundo. Outro ponto que podemos enfatizar seria que os relatos não estão disponíveis para comparação e não podem ser classificados como verdadeiros ou falsos, eles manifestam a verdade de um ponto de vista, de uma dada situação no tempo e no espaço. Esses modos de narração revelam experiências cotidianas e são uma fonte importante de compreensão mútua, de compreensão das dúvidas, ansiedades, alegrias do outro e de compreensão da educação e da própria vida. A história muda a forma de alinhar espaço-tempo para expressar trajetórias e experiências, visto que o exercício da memória consegue salvar a história, unindo o passado, o presente e o futuro. Histórias são elementos que buscam trazer fortes significados pessoais e unir o presente, o passado e o futuro, motivados pela lembrança. A pesquisa narrativa é atualmente considerada uma importante perspectiva teórica e metodológica porque fornece observações sobre dimensões sensíveis da investigação.

Continue navegando