Buscar

ENTREGA FINAL CASE

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: GESTÃO DA PRODUÇÃO 
 	RELATÓRIO FINAL CASE – AVALIAÇÃO PARCIAL
Case apresentado à Universidade de Ribeirão Preto UNAERP, como parte de avaliação final.
Felipe de Oliveira – 830379
Alexia Eduarda Ivo da Silva – 832617
Lucca Gabriel Ferro Silva- 831498
Docente: Prof.: Daniel Fernando Bozutti
Ribeirão Preto - SP
2022
Sumário
1. Introdução......................................................................................................................3
2. Desenvolvimento............................................................................................................4
3. Conclusão.......................................................................................................................5
1- Introdução
O PCP (planejamento e controle de produção) é um sistema que auxilia os gestores a gerir operações como, o controle de todos os recursos utilizados na produção, otimização de processos, tempo e habilidades dos funcionários. Uma das maiores vantagens do PCP é maior segurança e autonomia sobre o processo, possibilitando a melhor utilização de recursos disponíveis sem perder a qualidade e diminuir os erros. 
A administração da produtividade significa um processo formal de gestão, envolvendo todos os níveis de gerência e colaboradores, com o objetivo último de reduzir custos de manufatura, distribuição e venda de um produto ou serviço por meio da integração das quatro fases do ciclo da produtividade, ou seja, medida, avaliação, planejamento e melhoria. (MARTINS, LAUGENI, p. 15. 2002).
 Visando o aumento da produção com a mínima de perda de recursos, esta metodologia é benéfica e traz vantagens para diversos campos dentre a empresa; como o financeiro, pois recursos monetários serão economizados, sabendo que se ocorrer o controle de produção e planejamento de demanda a empresa terá menos perdas de materiais e mão de obra, tendo em vista que este processo facilita a gestão adequada de compras de insumos e materiais, e a organização correta dos estoques, minimizando custos financeiros, eliminando estoques excessivos. Por sua vez a função do PCP é informar a parte de vendas, como está o processo de mão de obra da fábrica, para que o mesmo estabeleça datas viáveis para entregas dos itens solicitados, visando cumpri-lo com o combinado com o cliente, sabendo que os clientes buscam serviço de qualidade e uma boa comunicação entre as partes, ficando acordado o tempo de confecção e entrega do item solicitado, adquirido pelo interessado pelo material ou serviço.
2- Desenvolvimento
Traçando e identificando os problemas e soluções para a CDS, é de fácil visualização que a empresa enfrenta um grande problema, diante o processo de cumprir com os prazos que são estipulados aos clientes, assim ocorrendo uma certa insatisfação dos mesmos. Para as empresas fabricantes de itens mobiliários, é de suma importância que ocorra o planejamento da demanda de serviços e mão de obras, pois é através desta organização que a empresa desempenha a sua demanda de produção visando cumprir com datas e qualidades no produto oferecido ao cliente, com o conhecimento que um bom serviço envolve desde a entrega de um atendimento ao cliente excepcional, até o momento de entrega do produto, tendo em consciência que os clientes estão dependendo do serviço ou material adquirido diante a empresa. Existem métricas e soluções que devem e podem ser desenvolvidas na empresa, sendo elas; Previsão de demanda e Planejamento da capacidade produzida. É de suma importância que ocorra a projeção dos insumos e recursos da empresa que são necessários para a produção, isso é realizar uma estimativa da eficiência dos funcionários e maquinários, visando o tempo mínimo e máximo que a produção leva adiante a confecção dos itens desejados pelo cliente. Portanto esta é a fase primordial para o início correto do planejamento e controle da produção. Com a previsão sendo traçada pela fábrica é necessário o planejamento da capacidade de produção. Para estas informações é necessário realizar a análise de PCP, pois assim será possível o levantamento de dados que foram gerados na previsão de demanda. Com os dados colhidos e informados, o fluxo de produção e o layout necessário, são preparados para serem realizadas as tomadas de decisão sobre futuras ações necessárias para que seja garantida a conformidade com o mercado visando uma distribuição dos itens dentro do prazo estipulado. 
Assim como toda empresa, o objetivo da CDS é agregar valor ao seu produto de forma eficiente e eficaz ao seu produto final, por isso a importância da administração da produção. Ela será capaz de continuar aplicando a tecnologia utilizada no setor aeroespacial, trazendo para linha de produção de louças através do domínio das máquinas injetoras. Além disso, a empresa se expandiu para o mercado interno de produtos com a linha Premium, integração de funções e aumentando o volume de sua produção. 
Dado que a empresa não consegue atender sua demanda com excelência, o processo de produção pode ser trabalhado para efetivar essa melhoria, de forma a organizar a entrada e saída dos materiais e produtos. Pedidos por encomenda antecipada são uma possível solução para que a empresa saiba quando demandar mais material e preparar sua equipe para uma maior demanda de produção, assim como poupar recursos. A variação modal também é um dos fatores que dificulta a previsão de picos de demanda, por isso, é de extrema importância que a empresa acompanhe quais são as tendências atuais e até onde se espalham, para que assim consigam prever qual será a demanda e qual será o custo daquilo. 
Ao desenvolver o produto, a empresa acaba se adaptando aos desejos do mercado, que por sua vez, possui momentos de volatilidade e pode fazer com que ela desperdice recursos ou ainda concentre seus maquinários em um produto A, enquanto o produto B teria um melhor retorno.
Essa limitação tecnológica pode ser solucionada através do aumento da planta fabril da empresa, no entanto, o investimento demanda grande quantia de capital. 
Por fim, o marketing a ser realizado pela empresa deve ser estreitamente B2B e ainda frisando quais são os processos de produção, considerando suas vantagens e limitações.
Gerentes de grandes empresas estão acostumados a gerenciar projetos no dia a dia, seja compra de novos sistemas, contratação de recursos humanos, mudanças de processos, mudanças de estrutura física, compra de novos equipamentos e muito mais. A pergunta que fica é: como fazer essa mudança sem alterar os ajustes mais eficientes nas operações da empresa? Como podemos garantir que tais mudanças não resultem em aumento de custos que afetem os benefícios esperados? Uma das etapas fundamentais da gestão da excelência operacional é o desenho do processo, as etapas de desenho e vinculação dos processos que compõem uma operação. É nesta fase que serão definidos aspectos altamente relevantes para rentabilizar o negócio, e para isso é fundamental perceber e compreender a relação entre os produtos que pretende oferecer. Para isso é utilizado o gerenciamento e adesão do modelo de 4Vs, essas quatro características (volume, variedade, variação e visibilidade) compõem o processo e são a base para a definição do projeto do processo.
(Fonte: Adaptado de Slack et al., 2008.)
Volume: Alto. Embora o estudo de caso não especifique a quantidade de produção, pode-se deduzir que o volume de produção é alto, pois aumentou 600% desde a aquisição de novos moldes multicavidades de grande porte. Outra indicação de alto volume de produção é o fato de a CDS ter decidido subcontratar sua linha Focus a outras empresas de moldagem, para que pudessem se concentrar na produção de sua linha Premium (Concept).
Variedade: Alta. O mercado de CDS é altamente competitivo, no qual a inovação do design determina a longevidade da empresa. A capacidade do CDS de desenvolver produtos que estão na moda e, além disso, sua adaptabilidade às mudanças à medida que a modamuda é fundamental para a sobrevivência da empresa.
Variação: Alta. Pela mesma razão da variedade, a CDS é forçada a produzir continuamente designs inovadores que manteriam seus clientes interessados e, portanto, manteriam a demanda alta.
Visibilidade: Alta e baixa, mista. Há a parte visível da operação que é quando os produtos finais são expostos em seus centros comerciais de vendas.
Existem áreas e desafios que o CDS precisa melhorar, sendo elas, o relacionamento entre seus projetistas e outras partes da empresa (como a fabricação e distribuição) e uma melhor previsão de vendas. Para o primeiro desafio, parece que os projetistas não conseguem passar tempo suficiente ou tempo algum no 'chão' da empresa, ou seja, não têm um conhecimento profundo dos processos de fabricação e da forma como são afetados pela sua tomada de decisão. Talvez se eles pudessem passar algum tempo fazendo 'treinamento cruzado' eles teriam uma ideia real dos processos de fabricação e poderiam implementar esse conhecimento em suas atividades de projeto, ou seja, ambos os departamentos deveriam ter uma melhor colaboração.
O segundo desafio é melhorar a previsão de vendas. Mais uma vez parece haver um problema de colaboração entre os departamentos de marketing e operações da empresa. Como mencionado acima, pode-se sugerir que tanto os gerentes de departamento quanto o pessoal-chave deveriam fazer treinamentos cruzados para entender a 'maneira como fazem as coisas' e as razões por trás delas. Já para os pedidos e atividades normais do dia a dia, outra parte pode ser configurada para atender a esses pedidos, permitindo flexibilidade e agilidade de solicitações que podem variar de mudanças de cores que parecem demorar mais, atendendo assim a uma maior variedade de clientes que podem não ter encomendas pesadas que permitam lidar com ambos os tipos de clientes.
3- Conclusão 
Diante a sistematização do PCP (Planejamento e Controle de Produção), é possível realizar a averiguação de quais métricas e procedimentos a empresa segue, que está sendo disponibilizado o problema da organização. Através de estudos e análises na segmentação da empresa, como por exemplo o perfil dos 4 V’s traçado, foi possível realizar a visualização do problema focal e os dois principais desafios que a empresa enfrenta, assim, ocorrendo a métrica correta para o desenvolver ações certeiras para a melhoria da empresa, sabendo que é de maneira imediata que é preciso a regularização no segmento de entregas e pedidos. 
REFERÊNCIA:
DUTRA, Fernando Augusto Ferreira. Analise e Planejamento de Produção sob ótica da Teoria da Complexidade. SciELO. 2007. Disponível em https://www.scielo.br/j/prod/a/GTDcrgMbFnxY64LkxbK6T9B/?lang=pt. Acesso em: 24/03/2022.
LAUGENI, Fernando P.; MARTINS, Petrônio G. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2005. 
LELIS, Eliacy Cavalcanti. Gestão da Produção.1. ed. Pearson: São Paulo, 2015.

Continue navegando