Buscar

PROCESSO GRUPAL


Prévia do material em texto

Trabalho de Processos Grupais
Aluno: Pedro Igor Castro Teixeira
Matrícula: 201808028511
Professor: Stallone Pereira Abrantes
Disciplina: Processos Grupais
PROCESSO GRUPAL
Público-alvo: Jovens (entre 7 a 15 anos) e adultos (os pais dos mesmos e professores).
Onde: Na escola.
Que tipo/técnica: Psicoterápica.
O que trabalharemos: Falaremos sobre a problemática do bullying nas escolas e os prejuízos que possa trazer aos alunos que sofrem com tal.
Falaremos com os pais, além dos alunos, e, em conjunto com os professores, para que eles possam entender a importância de estar sempre conversando e observando-os para que consigam notar alguma diferença ou quando eles necessitam de ajuda.
Como construiremos nossas ações: Trabalharemos com dinâmicas divididas entre as idades para prevenir o bullying (Jovens entre 7 a 11 anos e jovens entre 12 a 15 anos). Os jovens farão dinâmicas para que os alunos consigam entender as regras básicas de convivência. Com essa dinâmica de grupo, será mais fácil para os alunos compreendê-las, aceita-las e apoiá-las, pois eles mesmos terão a oportunidade de participar ativamente da sua elaboração e monitoramento. As atividades têm como objetivo:
- Promover a coesão do grupo
- Promover um bom clima de convivência escolar.
- Refletir sobre os comportamentos na escola.
- Estabelecer um compromisso individual e em grupo quanto ao cumprimento das regras.
De que forma será construída essa dinâmica? Os professores seguirão alguns passos como:
- Anotar as ideias que aparecerem;
- Dar um papel em branco a cada aluno para que escrevam as três regras de convivência que lhes parecem melhores;
- Selecionar as melhores regras;
- E, por fim, escrever as regras em uma cartolina grande, que será colocada em um local visível na sala de aula.
Com essa atividade, a ideia é fazer com que todos os alunos na sala de aula se conheçam, melhorando, assim, a coesão e a identidade de grupo. Nesse sentido, pode-se dizer que ela tem como objetivo:
- Conhecer melhor os colegas de classe.
- Promover o trabalho em grupo, bem como a sua coesão.
- Conscientizar sobre a importância das próprias emoções e sentimentos, bem como das emoções e sentimentos dos demais.
- Aumentar a conscientização sobre a diversidade.
Por que nosso grupo precisa ser construído: Bullying é uma prática sistemática e repetitiva de atos de violência física e psicológica, tais como intimidação, humilhação, xingamentos e agressão física, de uma pessoa ou grupo contra um indivíduo. A prática do bullying geralmente acontece no ambiente escolar e pode provocar danos psicológicos sérios em suas vítimas.
Um em cada dez estudantes brasileiros é vítima de bullying. 
Alguns massacres como, por exemplo em Realengo, na Escola Municipal Tasso da Silveira, onde um homem de 23 anos invadiu a escola armado e conseguiu matar 12 adolescentes ocorrera através de bullying.
Então, o grupo precisa ser criado para que possamos explicar e orientar-vos sobre a problemática em torno disso e fazer com que o grupo passe a entender o que significa o bullying e o quão mal isso pode fazer para uma pessoa. 
Há diversos casos de bullying relatados nas escolas, trazer isso para os jovens e discutir sobre o assunto a ponto de mobilizar-vos para que mudem é de extrema importância.

Mais conteúdos dessa disciplina