Buscar

Av1-Adulto_2021

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome do (a) Aluno (a)
	Matrícula:201702306259
	Disciplina: Saúde do Adulto e Idoso
	Data: 08 /10 /2021
	Período: 2021.2 / AVI
	
	
A prova deverá ser respondida individualmente , postada via TEAMS.
O aluno terá 24 horas a partir da postagem do professor, para responder e postar.
Prezado aluno. Responda a prova com SUAS PALAVRAS.
Qualquer cópia de sites, artigos, livros ou afins será considerada plágio
1. Paciente deu entrada na unidade com história de desconforto torácico, ansiedade, palidez cutânea, taquicardia e alguns dados encontrados em gasometria arterial : acidose respiratória, hipercapnia e bicarbonato diminuído. Refere piora da dor após início de briga em casa, porém teve a evolução dos sintomas algum tempo depois. Sudoreico, refere certa melhora em repouso, refere histórico de febre na noite anterior. Seus exames de sangue evidenciam, além de hiponatremia, um aumento súbito da troponina, bem como aumento de CPK. Diante de tal quadro, defina qual(is) causa(s) diagnóstica(s) , justificando com material teórico estudado na unidade. 
Seria o IAM de acordo com os sintomas apresentados do paciente e a junção dos resultados dos exames laboratoriais.
O CPK alterado significa que há alguma lesão muscular, não necessariamente que seja o coração, qualquer lesão muscular que um paciente venha ter, o CPK se é alterado, já a enzima Troponina só é liberado no organismo quando se ocorre alguma lesão miocárdica (no coração) que também é considerado um músculo.
2. Um paciente que teve embolia pulmonar referiu que a mesma foi causada por TVP. Na sua opinião e baseado no material científico dos seus estudos, isto é possível? Caso afirmativo, explique como e justifique 
Sim.
A TVP (Trombose Venosa Profunda) como o próprio nome já diz, são coágulos de sangue que se formam nas veias profundas, elas geralmente são formadas nas pernas.
Esses coágulos podem vim a se formar em veias lesionadas.
Com o acumulo de coágulo nas veias profundas tem- se a trombose, esse trombo pode se soltar da parede da veia, se tornando um embolo e percorrer pela corrente sanguínea. 
Dessa forma podendo ir até o coração e chegar até os pulmões, obstruindo a artéria e ocasionando a embolia pulmonar.
3. Defina Cor Pulmonale e justifique porque o paciente acometido com esta doença pode ter estase de jugulares, hepatomegalia ou edema em MMII
COR PULMONALE: A Cor pulmonale é resultado de alguma doença respiratória considerada mais grave, é uma doença que acomete o coração e os pulmões, é considerada uma insuficiência cardíaca direta causada por uma doença respiratória que atinge o ventrículo direito do coração, fazendo com que este entre em falência. Devido à falta de circulação sanguínea pelo ventrículo direito as veias vão se comprimindo e o sangue começa a circular lentamente pelo corpo fazendo com que este paciente venha a ter uma distensão jugular, já que o ventrículo direito parou sua função que é de fazer esse sangue circular por todo o corpo.
Com a falência ventricular direita, ocorre estase jugular, e, em casos mais avançados, hepatomegalia, e edema periférico.
4. Descreva a fisiopatologia do IAM e correlacione cada medicação a ser utilizada no seu tratamento com a fisiopatologia da doença
 Após a interrupção do fluxo sanguíneo, os níveis de O2 caem e o miocárdio começa a realizar metabolismo anaeróbico com liberação de lactato e redução do pH, infarto é um processo de necrose isquêmica causada pela oclusão do suprimento arterial.
O termo mais conhecido para o Infarto é o entupimento de uma artéria do coração.
Significa a obstrução total de uma artéria coronária que foi causada pela ruptura de uma placa aterosclerótica, causada pelo acumulo de gordura no seu interior dos vasos, provoca a morte das células cardíaca. Quando essa obstrução ocorre, uma determinada região do músculo cardíaco fica privada de suprimentos cardíaca. 
O músculo não consegue se contrair adequadamente, pois fica sem sangue, afetando assim a sua função, que é de bombear para todos os tecidos o sangue.
MEDICAÇÕES: Para o seu tratamento pode ser utilizado fármacos anticoagulante e antiplaquetario como: heparina (capacidade de diminuir a coagulação do sangue), ticagrelor(prevenção de trombos ), clopidogrel( prevenção secundária de eventos aterotromboticos) , aspirina( reduzir o risco de infarto agudo do miocárdio, inibindo a agregação plaquetária ) e ácido acetilsalicílico( o ASS associado ao clopidogrel potencializa a redução de trombos ), esses medicamentos ajudam no tratamento e também podem evitar um novo infarto.
5. Descreva a fisiopatologia do abscesso pulmonar e explique como um paciente com pneumonia pode evoluir para abscesso. 
Abscesso pulmonar é uma infecção localizada no pulmão que evolui para necrose e cavitação é um processo lento e crônico. Normalmente ela é ocasionada por uma pneumonia tratada inadequadamente, broncoaspiração, sendo muito comum em paciente acamados, idosos com seqüelas, outro motivo também é a obstrução brônquica, Infarto pulmonar, uma embolia pulmonar fazendo uma necrose na área infartada e pela falta de vascularização esse tecido se infecta e forma um abscesso nessa região e temos também embolia séptica, fazendo embolia em vários lugares e indo até mesmo ao pulmão.

Continue navegando