Buscar

O_grupo_que_não_era_equipe (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade do Grande Rio- Unigranrio
Escola de Ciências Sociais Aplicadas
Curso de Administração Planejamento Estratégico
Prof. Jaqueline Marques
O Grupo que Não Era Equipe
Alberto fez sua carreira em uma empresa de consultoria antes de ser contratado como diretor de planejamento da Kinder Joy, fabricante de brinquedos infantis.
O presidente, João Batista, neto do fundador, exercia as funções de presidente do conselho de administração e disse a Alberto que sua missão era elaborar um plano estratégico para a empresa retomar o crescimento dos lucros, que vinham caindo nos últimos três anos por causa de inovações dos concorrentes, especialmente as empresas de alta tecnologia e as de importações da China. Deu-lhe o prazo de cinco meses para apresentar-lhe o Plano.
Alberto criou logo um comitê constituído pelos principais responsáveis pelas áreas funcionais da empresa para colaborar na formação do plano. Todos se mostraram dispostos a colaborar, exceto o diretor de Marketing, Luiz Carlos, que era justamente o executivo mais elogiado por João Batista. Disse ele, ao confiar a missão a Alberto, que o conhecimento que o Luiz Carlos tinha da empresa seria essencial à formulação do Plano.
Alberto começou os trabalhos pedindo a cada um que expusesse seu ponto de vista sobre a situação da empresa e a melhor maneira de fazê-la voltar a lucrar em curto prazo. Todos expuseram a situação de sua área funcional, com algumas sugestões específicas para melhorar sua eficiência, mas sem muita ênfase na situação geral da empresa.
Luiz Carlos contestou sistematicamente as sugestões apresentadas, argumentando que elas não resolveriam o problema da empresa, chegando, às vezes, a ironizar seus colegas. No entanto, mostrava conhecer profundamente os processos e as técnicas da empresa.
Ao ser solicitado a fazer sua apresentação, Luiz Carlos respondeu que não teria tempo para esta tarefa nos próximos três meses, pois tinham outros assuntos que exigiam prioridade.
Sem a colaboração de Luiz Carlos e com o desânimo do grupo, era difícil chegar a algum plano satisfatório. Na realidade, todos estavam interessados, mas a animosidade em relação a Luiz Carlos era crescente.
 Fonte: Lacombe, Francisco José Masset- Recursos
Humanos: princípios e tendências- São Paulo: 
Saraiva, 2005. p.22 
Responda:
Diante da situação apresentada na empresa, que ou quais procedimento(s) dentro do “Processo de Administração Estratégica” esta(ao) sendo afetado(s) e que poderá(ao) trazer dificuldades para o desenvolvimento do Plano?
Porque para o desenvolvimento estratégico é importante o conhecimento dos procedimentos e técnicas da empresa? 
Se você fosse Alberto, o que faria para resolver a situação e desenvolver o Plano?
Por que dentro das principais Etapas do Processo , é importante fazer a Análise do Ambiente e no texto que exemplos você utilizaria que fazem parte desta etapa?

Outros materiais

Outros materiais