Buscar

Pesquisa Científica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é a pesquisa científica?
Pesquisa científica é a aplicação prática de um conjunto de processos metódicos de investigação utilizados por um pesquisador para o desenvolvimento de um estudo. Ela caracteriza-se por ser uma investigação extremamente disciplinada, que segue as regras formais dos procedimentos para adquirir as informações necessárias e levantar as hipóteses que dão suporte para a análise feita pelo pesquisador (cientista). Através deste conjunto de procedimentos, a pesquisa científica tem como objetivo encontrar respostas para determinadas questões propostas para o desenvolvimento de um experimento ou estudo, de maneira a produzir novos conhecimentos que visem o benefício da ciência. Este tipo de pesquisa se dedica em realizar estudos com uma abordagem inovadora, onde o pesquisador avalia se a temática apresenta é de interesse para a comunidade científica e se os resultados do estudo serão relevantes para o interesse social. A pesquisa científica também pode fazer uma abordagem de algum estudo já existente, como forma de refutar os resultados produzidos nesta pesquisa. Neste sentido, a pesquisa científica se torna um elo entre o pesquisador e a comunidade científica, o que torna a publicação e divulgação destes estudos de extrema importância para a produção do conhecimento científico.
Quais são os objetivos da pesquisa científica?
A pesquisa cientifica objetiva fundamentalmente contribuir para a evolução do conhecimento humano em todos os setores, sendo sistematicamente planejada e executada segundo rigorosos critérios de processamento das informações.
Tipos de pesquisa científica
A pesquisa científica pode ser classificada quanto à abordagem do problema e dos seus objetivos. Quanto à abordagem do problema, a pesquisa pode ser:
Quantitativa: método que recorre a diferentes técnicas estatísticas para quantificar opiniões e informações, é baseada em números e gráficos para chegar a um resultado, essa abordagem é necessária para validar as hipóteses apresentadas e para coletar dados. Ela pode ser realizada por meio de: observação, aplicação de questionários, entrevistas ou análises, a pesquisa quantitativa é norteada pelo positivismo, considerando que a realidade só pode ser compreendida por meio na análise de dados brutos, assim, recorre à matemática para descrever algum fenômeno e analisar informações, podemos afirmar, que ela traduz em números todas as informações coletadas, analisando-as estatisticamente.
Qualitativa: é um método descritivo que explora os detalhes da pesquisa e a vivência do próprio entrevistado ou pesquisador, argumenta os resultados do estudo por meio de análises e percepções, primeiramente, é preciso descrever o problema que, normalmente, tem interpretações mais subjetivas, nesse processo da pesquisa acadêmica, não se busca números para compor um resultado efetivo, mas sim, a compreensão de uma trajetória que levou ao problema do trabalho, portanto, ela é baseada em um aprofundamento de dados que chamamos de não-mensuráveis, isso porque, os resultados de uma pesquisa qualitativa são focados no ponto de vista do entrevistado, na pesquisa qualitativa, o aluno é tanto sujeito quanto o objeto da sua pesquisa, isso acontece porque o conhecimento deve ser parcial e limitado, uma vez que o desenvolvimento da pesquisa é algo imprevisível, assim, o resultado deve ser capaz de produzir novas informações.
Quali-quanti: existem algumas pesquisas que exigem tanto a interpretação do subjetivo (sentimentos, opiniões e percepções), quanto números estatísticos. Esse tipo de pesquisa é chamada de quali-quanti (ou mista) devido a sua combinação das duas pesquisas citadas anteriormente. Dessa forma, o método de pesquisa quali-quanti avalia tanto os dados estatísticos quanto os significados das relações humanas. Normalmente, aplica-se uma pesquisa com perguntas abertas e fechadas para desenvolver um estudo de caso.
Já em relação aos objetivos pretendidos, a pesquisa se classifica em:
Exploratória: possui uma maior proximidade com o universo relacionado com o objeto da pesquisa, o aluno investiga determinado problema e não sabe muito sobre o assunto até então. Dessa maneira, o estudo compreende como as coisas funcionam. Inicialmente, ele apresenta algumas hipóteses e se empenha muito na busca de pesquisa bibliográfica para buscar citações que facilitem a compreensão do tema. Assim, ele tem a intenção de validar (ou não) as suas hipóteses. A pesquisa é caracterizada por ser um processo não estruturado e bem flexível, com uma abordagem mais qualitativa. Dessa maneira, o assunto analisado não tem característica de explorar um assunto já estudado, trata-se de um método inovador.
Exemplos: Estudos de Caso e Pesquisas Bibliográficas.
Descritiva: Apesar das pesquisas quantitativa e qualitativa serem muito conhecidas, existem outras maneiras de nortear o estudo. Uma delas é a pesquisa descritiva: uma análise minuciosa de um objeto de estudo (uma empresa, situação-problema ou uma determinada região), realiza um levantamento de dados através das técnicas padronizadas de coleta, como questionários ou formulários, por exemplo, faz uma coleta de dados qualitativos e jamais interfere na análise dos dados — ele apenas descreve todas as experiências de maneira totalmente imparcial. A pesquisa é baseada em um assunto que já foi estudado em algum outro momento e o aluno busca um aprofundamento, observando e registrando novos fenômenos e fatos.
Explicativa: pretende explicar os fatores que motivam a realização do objeto ou do fenômeno estudado. Nas ciências naturais é usado o método experimental, enquanto nas ciências sociais recorre-se ao método observacional, se preocupa em identificar algumas situações que contribuem com a ocorrência de um fenômeno. Assim, ela utiliza métodos experimentais para explorar o assunto. A visão do tema é mais detalhada e o grau de complexidade é maior. Contudo, é uma excelente maneira para enriquecer o trabalho.
Bibliográfica: é uma das mais comuns entre os estudantes, sendo obrigatória em todos os trabalhos científicos. É feito uma coleta de dados a partir de artigos, livros e revistas científicas para utilizar como citações, a pesquisa bibliográfica implica em um conjunto ordenado de procedimentos de busca por soluções, atento ao objeto de estudo, e que, por isso, não pode ser aleatório. Portanto, esse é um dos métodos de pesquisa que serve como embasamento para todos os assuntos pesquisados, analisando variáveis que um problema pode ter, comparando as opiniões e teses de diferentes autores que falem sobre o mesmo assunto. Depois disso, o aluno faz as suas análises e conclusões sobre o tema.
Pesquisa de campo: de acordo com Gonsalves, a pesquisa de campo exige que o pesquisador tenha um encontro muito mais direto com a população pesquisada. Somente assim, reúne informações concretas para serem documentadas. A pesquisa de campo acontece quando o aluno vai até o ambiente natural do seu objeto de estudo. Ele tem controle do que precisa observar, identificar e sobre quais informações precisa coletar. Normalmente, ela é realizada depois de uma pesquisa de campo, o aluno precisa conhecer o máximo de informações teóricas sobre o assunto para enriquecer o seu trabalho.
Metodologia da pesquisa científica
Em termos metodológicos, para que a pesquisa científica tenha o seu melhor aproveitamento, é necessário a utilização do método científico, um conjunto de elementos considerados básicos para a realização do estudo.
Como fazer uma pesquisa científica?
Para produzir uma pesquisa científica, o pesquisador deve seguir alguns dos elementos básicos do método científico, por exemplo:
Problema da pesquisa: consiste na formulação de perguntas que a pesquisa pretende responder durante o seu desenvolvimento, cujas respostas sejam novas e relevantes.
Informações e seleção de fontes pertinentes: é a parte onde se determina as informações e a seleção das fontes necessárias para iniciar as respostas das perguntas da pesquisa, nesta etapa o pesquisador deve buscar uma variedadede trabalhos de autores que já estudaram aspectos centrais do tema escolhido. Além de servir como base para a análise do trabalho, o cientista também pode refutar alguma conclusão previamente encontrada por outro pesquisador, por exemplo.
Definição das ações (metodologia aplicada): nesta etapa da pesquisa é preciso definir quais ações e estratégias utilizar para que a pesquisa produza as informações. Ou seja, quais serão os métodos de recolha de dados que o pesquisador usará (questionários, entrevistas, etc.).
Tratamento das informações: consiste em selecionar um processo que seja capaz de tratar e interpretar as informações coletadas, consiste no modo como apresentar os dados encontrados na etapa anterior (tabelas, gráficos, etc.). No entanto, antes é preciso encontrar um método de mensuração das informações recolhidas que seja eficiente.
Produção e confiabilidade das respostas: no processo final da pesquisa científica, é a hora de saber se todos os métodos utilizados conseguiram responder às perguntas formuladas, além de indicar a confiabilidade das informações produzidas por estes métodos.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Primeira: planejamento da pesquisa.
Segunda: desenvolvimento/execução da pesquisa.
Terceira: redação do texto final.
Quarta: exposição do trabalho.
Etapas da Metodologia Científica
O objetivo de uma pesquisa tem a intenção de esclarecer aquilo que o pesquisador pretende desenvolver, desde os caminhos teóricos até os resultados a serem alcançados. Dessa forma, o percurso investigativo torna-se mais fácil. De forma geral, o método científico pode apresentar as seguintes etapas:
Observação: é a etapa em que o pesquisador observa uma determinada matéria ou fenômeno.
Elaboração do problema (fase do questionamento): nessa etapa, o cientista ou pesquisador elabora perguntas sobre o fenômeno ou material analisado.
Hipóteses: é a etapa em que o pesquisador responde às perguntas feitas na etapa anterior. Essas respostas podem ser pautadas em seu conhecimento prévio sobre materiais ou fenômenos semelhantes, a elaboração das hipóteses deve ser feita com muita cautela porque é por meio delas que a fase da experimentação será realizada, ou seja, elas serão o ponto de partida da experimentação.
Experimentação: nessa etapa, experimentos e pesquisas bibliográficas são realizados com base nas hipóteses levantadas. O objetivo é encontrar a resposta para cada um dos questionamentos que foram elaborados. Cada cientista desenvolve essa etapa de acordo com os conhecimentos que possui e as práticas que são necessárias para o esclarecimento de cada hipótese.
Análise dos resultados: após a fase da experimentação, o pesquisador analisa cada um dos resultados para verificar se eles são suficientes para explicar cada um dos problemas levantados e também se estão de acordo com as hipóteses. Caso os resultados não sejam satisfatórios, novas hipóteses podem ser levantadas para que novas experimentações ocorram. Se os resultados da experimentação forem satisfatórios, o cientista parte para a etapa da conclusão.
Conclusão: a conclusão é a etapa em que o cientista verifica se os experimentos e pesquisas realizados respondem aos questionamentos levantados e permitem que ele faça afirmações acerca dos fenômenos ou materiais analisados. Todas as afirmações realizadas após a utilização do método científico são chamadas de teorias. Quando diferentes hipóteses e experimentações são realizadas e o resultado é sempre o mesmo, passamos a ter uma lei.
Nós acadêmicos precisamos conhecer quais são os principais métodos de pesquisa para desenvolver um excelente trabalho. Isso porque, ele norteia todos os procedimentos realizados no trabalho, descrevendo e argumentando o estudo. Os métodos de pesquisa orientam a coleta de dados, abordagens e técnicas que o aluno precisa seguir.
Conhecer os principais métodos de pesquisa proporciona que o aluno realize um excelente trabalho, facilitando a vida acadêmica. A utilização de um método adequado é fundamental para enriquecer o estudo, fazendo com que ele tenha, também, mais credibilidade. Além disso, permite que ele ou outros profissionais possam atualizar e estender o seu trabalho futuramente.

Continue navegando