Buscar

atividade1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: SERVIÇO SOCIAL
	
ATIVIDADE:
Aulas: 01/02/03/04
	Aluno: 
Juliana Ribeiro dos Reis
	RGM:183.2916
	Polo:
PORTUGAL
	
	
Disciplina: Psicologia Social
	ANO LETIVO: 
 1-2022
	Envie as atividades das aulas 1 a 4 por meio do portfólio 1
	 Valor de cada atividade 1,25 
Total das quatro Atividades: 5,0
	
 Olá Caríssimos aluno (a) 
PS: Todas as atividades poderão ser entregues até 15/04/2022
Porém, quem entregar as atividades de 1 a 4, no portfólio 1, até o dia 02/04/2022, poderão corrigir as atividades caso seja considerada necessário.
QUALQUER DÚVIDA SOBRE AS CORREÇÕES DAS ATIVIDADES DEVERÂO 
SER ENCAMINHADAS VIA PORTFÓLIO DA ATIVIDADE CORRESPONDENTE.
POR FAVOR, NÃO COLOQUEM AS RESPOSTAS DE SUAS ATIVIDADES 
NO QUADRO DE AVISO.
Acompanhem as devolutivas da professora nos portfólios
Para refletir:
“A única pessoa à qual você pode se comparar é com você mesmo, no passado”. (Sigmund Freud)
Atenciosamente
Profa. Dra Silvia Mara Pagliuzo Muraki.
ATIVIDADES DA AULA 1
1.1 O homem, desde seus primórdios, é considerado um ser de relações sociais, que incorpora normas, valores vigentes na família, em seus pares, na sociedade. Neste contexto, explique como é formada a personalidade do indivíduo?
R:A formação da personalidade do ser humano é derivado de um processo de socialização, no qual intervêm fatores inatos e adquiridos, ou seja, aquilo que herdamos geneticamente dos nossos familiares, e os fatores adquiridos provém da natureza social e cultural. O ser humano precisa se relacionar com os outros por diversos motivos: por necessidade de se comunicar, de aprender, de ensinar, de dizer que ama o seu próximo, de exigir melhores condições de vida, bem como de melhorar o seu ambiente externo, de expressar seus desejos e vontades. Essas relações que vão se efetivando entre indivíduos e indivíduos, indivíduos e grupos, grupos e grupos, indivíduo e organização, organização-organização, surgem por meio de necessidades específicas, identificadas por cada um, de acordo com seu interesse.
ATIVIDADES DA AULA 2
2.1 Somos seres únicos, com personalidades distintas e, ao mesmo tempo, seres grupais, você concorda? Justifique a sua resposta. 
R: sim, vivemos em diversos grupos (familiares, de vizinho, de amigos, de trabalho) nos quais interagimos e crescemos. Os mais diversos grupos sociais influenciam na vida do indivíduo. O indivíduo tem, para si, claras as características que o diferencia dos demais, como seus fatores biológicos, seu corpo físico, seus traços, sua psiquê que envolve emoções, sentimentos, desejos, temperamento.
2.2 Descreva a influência dos grupos e principalmente da socialização primaria e secundária nos processos de relacionamento humano?
R: Somos influenciados pela sociedade a partir das relações afetivas e culturais desde nosso nascimento. Nós vivemos em grupos ou sistemas. Inicialmente o grupo familiar, de vizinho, de amigos, de trabalho de contatos sociais nos quais interagimos e crescemos, estes grupos sociais influenciam nossa vida como pessoa, o processo de socialização ocorre durante todo o ciclo vida do ser humano, ou seja, do nascimento até a morte. Socialização primária, ocorre na infância onde a criança aprende e interioriza a linguagem, as regras básicas da sociedade, a moral e os modelos comportamentais do grupo a que se pertence. Estes elementos exercem uma influência significativa na formação da personalidade social. Cabe salientar que a socialização primária constrói o primeiro mundo do indivíduo e tem um valor primordial na formação do ser humano deixando marcas significativas em toda a sua vida. Socialização secundária: este processo introduz o indivíduo já socializado em novos setores sociais, ou seja, ocorre na idade adulta. Geralmente, nessa etapa, o homem já se encontra com sua personalidade relativamente formada. O indivíduo deve demonstrar que já possui uma aprendizagem das expectativas que a sociedade ou o grupo depositam nele em relação ao seu desempenho. Nesta fase novos papéis serão assumidos nos vários grupos, assim como novas situações irão surgir. Socialização terciária: ocorre na velhice, nessa fase o indivíduo pode sofrer crises pessoais devido ao contexto social. Ele deixa de pertencer a alguns grupos sociais e o deterioro físico, psicológico e emocional pode ocasionar sua falta de interação. Todo esse processo de socialização que os seres humanos vivenciam está ligado à cultura do indivíduo, como também a uma estruturação de comportamentos, à medida que aprendemos e os internalizamos.
 
ATIVIDADES DA AULA 3
3.1 Diferencie, Ideologia de Representações sociais.
R:O conceito de ideologia é complexa, individual, cultural e diz respeito à dinâmica do contexto social onde estamos inseridos. Assim como, da experiência social que cada um de nós temos. Representações sociais e que essas constituem uma vertente teórica da Psicologia Social e que nos obriga a pensar, diante de conflitos e do desconhecido, Porem, é justamente aí que ela nos proporciona crescimento, somos obrigados a desconstruir certezas envelhecidas para abrirmos para novas possibilidades. A teoria é dinâmica em sua essência.
3.2 Explique por que as Representações Sociais são tão estudadas em Psicologia Social?
R: As Representações Sociais têm sido alvo de estudos da Psicologia Social este fato fez com que muitos teóricos e acadêmicos passassem a revisarem seus enfoques sobre os fenômenos sociais, “proporcionando a todos novas formas de olhar, entender e interpretar os ajudando a compreender, em última análise. É uma forma sociológica de psicologia social. Neste contexto é dado a ênfase nos estudos das relações intergrupais, e numa abordagem cultural e social dos processos sociopsicológicos.
As teorias sobre saberes populares e do senso comum, construídas e partilhadas coletivamente com o objetivo de construir e interpretar os fatos e fenômenos da vida cotidiana. A representação social é algo que vai muito além de formulações é uma forma sociológica de psicologia social. Neste contexto é dado a ênfase nos estudos das relações intergrupais, e numa abordagem cultural e social dos processos sociopsicológicos.
ATIVIDADES DA AULA 4
4.1 Diferencie Papel social de Interação Social
R: O Papel Social é um conceito da sociologia que, de maneira geral, determina a função dos indivíduos na sociedade. Ele é produzido pelas interações sociais as quais geram determinados comportamentos dos sujeitos de um grupo social. Interação Social Influência recíproca de dois ou mais elementos. (Psicologia social) fenómeno que permite a certo número de indivíduos constituir-se em grupo, e que consiste no facto de que o comportamento de cada indivíduo se torna estímulo para outro.A interação é o fenômeno central da psicologia social e a complexa regulação das formas de interação social é uma parte importante da socialização infantil. Trata-se de um encontro do qual cada um dos membros pode sair diferente de quando entrou, em algum aspecto e/ou em algum grau.
4.2 Diferencie identidade social de Influência Social
R: identidade social identidade com base em seus pressupostos teóricos. pressupõe a compreender os aspectos de ordem objetiva, subjetiva, individual e social, em outras palavras, O conceito de identidade psicossocial é concebido como uma configuração que contempla fatores privados, públicos e relativos à vinculação entre o particular e o coletivo. Ele relaciona a aquisição da identidade relacionada com o desenvolvimento psicossocial do sujeito por meio da passagem por fases.
Influência Social a influência social como sendo o que ocorre quando “o comportamento de uma pessoa faz com que outra pessoa mude de opinião ou execute uma ação que, de outro modo, não executaria. ao assumir a vida em sociedade assumi certos padrões de comportamento, hábitos, sentimentos e atitudes do grupo ao qual pertence ou até mesmo de outros grupos afetando assim seu julgamento. adolescentes de forma particular assumem palavras, ações, vestimentas e formas de comportamento de seus astros, mesmo queestes não pertençam a sua cultura. A este fenômeno podemos chamar de influencia social.
OBS: Para complementação do conteúdo da disciplina e ajudá-los na elaboração das atividades, disponibilizei “artigos e links” na plataforma em “Material de Aula”. Participem dos Fóruns
Bons Estudos.
Profa. Dra Silvia Mara Pagliuzo Muraki

Outros materiais