Buscar

Aap1 - Tecnologia Farmacêutica III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aap1 - Tecnologia Farmacêutica III
1)Nem todos os fármacos penetram facilmente na pele intacta. Moléculas que apresentam capacidade de absorção cutânea possuem características físico-químicas essenciais para isso. Os aspectos do local de aplicação também influenciarão na taxa de permeação cutânea. De acordo com a Lei de Fick o fluxo percutâneo de um fármaco será maior quanto ___________ (maior/menor) for a diferença de concentração dele entre as duas partes da membrana e quanto mais espessa a camada córnea __________ (maior/menor) será a absorção da substância. A camada córnea possui elevada lipofilia desta forma quanto _________ (maior/menor) for o coeficiente de partição da substância maior será a absorção percutânea.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto:
Alternativas:
· a)maior; menor; maior.
· b)maior; maior; maior.
· c)menor; menor; maior.
· d)maior; menor; menor.
· e)menor; menor; menor.
2)A utilização de fármacos administrados por via tópica tem despertado um grande interesse nos pesquisadores, uma vez que constitui uma alternativa em relação a vias de administração com uma série de limitações como a via oral e parenteral. Sobre a via de administração tópica de fármacos, avalie as afirmativas a seguir em (V) verdadeiras e (F) falsas:
(   ) – A pele constitui a primeira linha de defesa do organismo contra as partículas exógenas, bem como a última barreira que separa o organismo do seu ambiente hostil de agentes patogênicos e tóxicos.
(   ) – Os corneócitos são células ricas em queratina que se encontram incorporados numa matriz lipídica disposta em bicamadas, compostas por ceramidas, ácidos graxos e colesterol.
(   ) – Combinações entre os diferentes estratégias têm demonstrado um efeito sinérgico para aumentar a permeação de fármacos administrados por via tópica.
(   ) – O maior desafio da via transdérmica é a administração de fármacos hidrofílicos e de elevado peso molecular.
(   ) – Os sistemas transdérmicos promovem a absorção sistêmica dos fármacos após penetração da barreira da pele.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
· a)V – V – V – V – V
· b)F – V – V – V – F
· c)V – F – F – F – V
· d)F – V – F – V – F
· e)V – F – F – V – V
3)Dividida em camadas aparentemente separadas, porém funcionalmente interdependentes, a pele é composta por células com inúmeras funções, que variam desde a proteção solar, mecânica, imunológica e metabolismo de nutrientes para reparo. De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das células descritas na Coluna A com suas respectivas funções descritas na Coluna B.
 
	Coluna A – Células
	Coluna B - Funções
	A
	Queratinócito
	1
	Sofrem um processo de diferenciação à medida que migram da camada basal para a superfície da pele, 80% das células da epiderme são derivadas desta célula.
	B
	Melanócito
	2
	É uma célula dendrítica, sintetizadora de pigmento derivada da crista neural e confinada na pele predominantemente à camada basal.
	C
	Células de Merkel
	3
	Mecanorreceptores localizados em locais de alta sensibilidade, secretam um sinal químico que gera um potencial de ação no neurônio aferente adjacente, que retransmite o sinal para o cérebro.
	D
	Células de Langerhans
	4
	Estão envolvidas em uma variedade de respostas das células T. Constituem 2% - 8% da população total de células epidérmicas e mantêm números e distribuições quase constantes em uma área particular do corpo.
	E
	Mastócitos
	5
	Associadas à resposta alérgica, podem ser capazes de regular a inflamação, a defesa do hospedeiro e a imunidade inata.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.
Alternativas:
· a)A - 2; B - 1; C - 6; D - 4; E – 5.
· b)A - 3; B - 5; C - 4; D - 1; E – 2.
· c)A - 5; B - 3; C - 1; D - 2; E – 6.
· d)A - 1; B - 2; C - 3; D - 4; E – 5.
· e)A - 6; B - 4; C - 5; D - 1; E – 2.
4) A administração de fármacos por rotas diferentes da oral deve ser considerada para melhorar a adesão ao tratamento, muitos argumentos justificam a escolha da via tópica. O desenvolvimento recente de novas tecnologias, além da elucidação e do estudo da biologia da pele, permite um avanço na biodisponibilidade de ativos e nos novos métodos de liberação de substâncias. Promotores físicos, como massagem, eletroporação e iontoforese, são úteis para moléculas iônicas, ativos com alto peso molecular e substâncias de baixa potência.
No que concerne aos métodos ativos para promoção da permeabilidade cutânea de fármacos, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a)A eletroporação consiste na criação de poros na bicamada lipídica pela aplicação de pulsos elétricos, não pode ser associada a outras técnicas para melhorar a permeação de peptídeos.
· b)Durante a fonoforese a energia emitida pelo laser perturba o empacotamento lipídico nos espaços intercelulares do estrato córneo acelerando a penetração de fármacos pelo tecido.
· c)O direcionamento de moléculas carregadas para dentro do tecido ocorre na fonoforese através da passagem de uma pequena corrente direta por um eletrodo contendo o fármaco.
· d)O arranjo de microagulhas constitui uma técnica minimamente invasiva para a penetração de fármacos, estes dispositivos devem ser exclusivamente de silicone (sólidas).
· e)A combinação de técnicas, como iontoforese e microagulhas, a iontoforese e promotores químicos, sonoforese e promotores químicos é aconselhada pois há evidências demonstrado um efeito sinérgico, no sentido de aumentar a permeabilidade da pele.

Outros materiais