Buscar

Química Analítica Quantitativa (20304) final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Química Analítica Quantitativa (20304) prova 2GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) - Individual (Cod.:746571)
A+Alterar modo de visualização
Peso da Avaliação3,00
Prova49643813
Qtd. de Questões10
Acertos/Erros6/4
Nota6,00
1O processo de calibração para métodos espectrométricos é tão fundamental quanto a calibração de vidrarias, ele permite realizar a comparação da absorção da radiação com a concentração da amostra. Sendo assim, a respeito deste processo de calibração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Quando a radiação sai da fonte emissora e chega até a amostra, parte dessa radiação é utilizada para o processo de excitação de moléculas ou átomos da amostra. ( ) A lei de absorção, também chamada de Lei de Beer-Lambert ou Lei de Beer, apresenta a relação quantitativa entre a absorção da radiação, a concentração das espécies absorventes e o caminho ótico. ( ) O feixe de radiação que chega na amostra é chamada de potência radiante incidente, enquanto que a radiação que não é absorvida pela amostra é chamada de potência radiante transmitida. ( ) A transmitância pode ser calculada dividindo a potência radiante incidente pela potência radiante transmitida. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - F.
B
V - V - F - V.
C
F - V - F - V.
D
F - F - V - V.
2"O EDTA (ácido etilenodiamino tetra-acético) é, sem dúvidas, o ligante multidentado mais utilizado em titulações de complexação, uma vez que quase todos os elementos da tabela periódica podem ser determinados utilizando o composto". O desprotonamento do EDTA (representado na sua fórmula molecular por H4Y) varia de acordo com o pH da solução, como pode ser observado na imagem. Com base no texto exposto e na imagem anexada, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: GUARDA, Ananda Fagundes. Química Analítica Quantitativa. Indaial: Uniasselvi, 2019.
A
Dependendo do pH a fração de EDTA vária o que altera o equilíbrio das reações, portanto deve-se levar em conta a constante de formação condicional.
B
Para os valores de pH 12 até 14 há a predominância de EDTA parcialmente desprotonado.
C
O pH ideal para se obter o EDTA trivalente encontra-se próximo de 6.
D
O EDTA tende a ficar em sua forma molecular até aproximadamente pH 7.
3No estudo de espectrometria, ter conhecimento a respeito de princípios básicos relacionados às propriedades das radiações eletromagnéticas são fundamentais. Este conhecimento permite ao analista uma interpretação precisa dos dados obtidos. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O tempo em segundos necessário para que dois máximos ou dois mínimos sucessivos passem por um determinado ponto é conhecido como período. ( ) O comprimento de onda representa a intensidade do campo elétrico do ponto zero até seu valor máximo. ( ) A frequência indica o número de oscilações que a radiação realiza em um segundo. ( ) A amplitude representa a distância linear (distância horizontal) entre dois máximos ou dois mínimos sucessivos de uma onda. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
F - V - V - V.
C
F - V - F - F.
D
V - F - V - F.
4Ao obter experimentalmente dados suficientes para elaborar uma curva de calibração é possível obter a equação da reta desta curva. Através desta equação, pode-se através de qualquer valor de leitura de um método instrumental determinar a concentração ou a massa de analito de uma amostra. Considerando a imagem apresentada, assinale a alternativa CORRETA:
A
Quanto mais próximo de um (1) for o valor de R, chamado de coeficiente de correlação de Pearson, menor será a relação linear entre os eixos x e y.
B
A curva de calibração obtida indica que a relação entre as duas variáveis, apresenta uma tendência de proporcionalidade, ou seja, conforme diminui a concentração em mg/L do analito haverá um aumento da absorbância.
C
Para a função obtida com o gráfico [y = 1,282.x + 0,0087], y representa a absorbância medida pelo instrumento e x representa a concentração em mg/L.
D
Para um valor de absorbância de 0,85, teremos uma concentração de 1,09 mg/L.
5A espectrofotometria na região do visível e ultravioleta (UV/Vis) é utilizada nas mais diferentes determinações analíticas, tanto para compostos orgânicos quanto inorgânicos. A técnica está baseada na interação entre a região do espectro eletromagnético com o analito. Quanto ao método instrumental de espectrofotometria, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: GUARDA, Ananda Fagundes. Química Analítica Quantitativa. Indaial: Uniasselvi, 2019.
A
As moléculas apresentam neste experimento bandas de absorção de radiação estreitas, uma vez que possuem apenas a transição eletrônica entre os orbitais atômicos.
B
Espectrometria de absorção molecular ou atômica se preocupa em medir a quantidade de radiação que uma molécula ou átomo absorve.
C
A espectrofotometria UV/Vis busca analisar a absorção de radiação por moléculas. Isso quer dizer que ocorrerá previamente a etapa de atomização e a medida será realizada em altas temperaturas.
D
Ao se trabalhar com moléculas, os equipamentos utilizarão altas temperaturas para realizar a medida.
6A Química Analítica se depara com problemas tanto qualitativos quanto quantitativos, porém em muitos casos uma análise quantitativa acaba sendo mais representativa, por exemplo, ao se questionar: a) Quanta albumina existe nesta amostra de soro sanguíneo? b) Quanto chumbo existe na água da torneira? c) Qual é a quantidade de dióxido de carbono (CO2) liberada pelos carros e indústria ao meio ambiente? Com base na Química Analítica Quantitativa, analise as sentenças a seguir: I- Ao se trabalhar com análise quantitativa os profissionais necessitam conhecer os conceitos de estequiometria, preparo de soluções, calibração, erros em análises químicas, tratamento estatístico, interpretação de valores e suas unidades. II- Não há necessidade em diferenciar análise clássica de análise instrumental. III- Os métodos clássicos são aqueles que envolvem algum tipo de reação em que monitoramos a massa ou volume dos compostos utilizados na análise do analito. IV- Os métodos instrumentais utilizam apenas o volume das espécies químicas que serão obtidos por um determinado instrumento e os relaciona a densidade a fim de determinar a quantidade do analito. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e III estão corretas.
B
Somente a sentença II está correta.
C
Somente a sentença I está correta.
D
As sentenças I, II e IV estão corretas.
7A Química Analítica Quantitativa tem por objetivo a determinação da quantidade de um ou mais componentes de uma amostra. Essa determinação pode ser crucial em certas situações, por exemplo, ao se analisar a presença e a quantidade de metais pesados em água. Considerando a importância das determinações em analítica, assinale a alternativa CORRETA:
A
Uma desvantagem com relação à escolha de métodos instrumentais é a sensibilidade, ou seja, o analito deve estar em concentração relativamente elevada na amostra.
B
Os métodos instrumentais se baseiam na análise gravimétrica e volumétrica dos analitos presentes nas amostras.
C
Os métodos instrumentais exigem profissionais mais qualificados para trabalho com equipamentos mais sofisticados.
D
Métodos instrumentais envolvem o uso de reagentes de baixo custo.
8A titulação é uma técnica comumente utilizada na análise química que busca a determinação de um analito de concentração desconhecida em uma amostra com o uso de uma solução de concentração conhecida. Para que se diminua a possibilidade de erros, é comum fazer um processo de padronização dessas soluções. Considerando um processo de padronização de um padrão secundário, como o hidróxido de sódio (NaOH), ordene os itens a seguir: I- Faça os cálculos necessários e determine a concentração correta da solução de hidróxido de sódio. II- Utilizando-se de uma pipeta volumétrica, pipetar a solução padrão de biftalato de potássio e transferir para um Erlenmeyer. Após adicionar gotas de indicador fenolftaleína e completar com águadestilada. III- Anotar, cuidadosamente, o volume da solução titulante gasta. IV- Preencher a bureta com a solução de hidróxido de sódio (substância a ser titulada). Proceder a titulação, adicionando lentamente a solução de NaOH à solução do Erlenmeyer, até o aparecimento de uma coloração rósea clara. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA do processo de padronização de soluções:
A
I - III - II - IV.
B
II - IV - III - I.
C
IV - II - I - III.
D
III - I - IV - II.
9A faixa de radiação utilizada na espectrometria é chamada de espectro eletromagnético. Esse espectro eletromagnético contém diferentes tipos de radiações (raios gama, raios X, visível, ultravioleta (UV), infravermelho (IV), micro-onda e onda de rádio). Dentre as zonas do espectro eletromagnético, a mais utilizada é a zona que vai do ultravioleta até o visível. Considerando a interação da matéria com essa radiação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Antes da aplicação do estímulo, a molécula ou átomo isolado se encontra no estado de energia menos estável, ou seja, no estado de menor energia, também chamado de estado fundamental. ( ) A aplicação do estímulo faz com que o analito passe para um estado de maior energia, chamado de estado excitado. ( ) Após ser excitado, o elétron, ao retornar ao estado fundamental, de menor energia, sofre a perda da energia ganha na forma de radiação eletromagnética. ( ) A zona mais utilizada para medidas espectrométricas é a região do ultravioleta até o visível, compreendendo uma zona de 100 m até 1 cm. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - F - V.
B
V - V - F - V.
C
F - V - V - F.
D
V - F - V - F.
10A escolha correta de indicadores ácido-base é um dos principais tópicos a ser analisado quando se aborda o assunto titulação ácido-base. Levando em conta essa relevância, considere três amostras (I, II e III) que foram testadas com o uso de alguns indicadores. Após os testes, os resultados foram obtidos e reunidos na tabela apresentada a seguir. De acordo com os resultados, analise as sentenças a seguir: I- A amostra I representa uma base visto que possui um pH muito baixo. II- A amostra II indica uma substância de pH básico, como hidróxido de sódio. III- É possível determinar o caráter das amostras pelo simples uso de indicadores. IV- A amostra III ao ser misturada com um ácido sofre um processo de neutralização devido ao fato de possuir pH extremamente alcalino. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
As sentenças I e IV estão corretas.
C
As sentenças I, II e IV estão corretas.
D
As sentenças III e IV estão corretas.

Outros materiais