Buscar

Estudos Morfossintáticos (atividade 4)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Segundo Negrão, Scher e Viotti (2010), as sentenças das línguas naturais são formadas por constituintes, ou seja, uma reunião de itens lexicais que se agrupam em elementos hierarquicamente superiores para organizar a estruturação da sentença. Sendo assim, a Teoria Gerativa postula que a frase não é formada pelo encadeamento linear das palavras, mas, sim, pela organização hierárquica de constituintes. Consequentemente, a teoria elabora modelos para testar a existência de determinados constituintes na sentença, como é o caso da topicalização.
 
NEGRÃO, E. V.; SCHER, A. P.; VIOTTI, E. Sintaxe: explorando a estrutura da sentença. In. FIORIN, J. L. (Org.).Introdução à Linguística II: princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2010.
 
Dessa forma, analise a sentença: “Ricardo comprou ontem o novo sanduíche na lanchonete da esquina”.
 
Com ela, podemos fazer alguns movimentos: “O novo sanduíche, Ricardo comprou ontem na lanchonete da esquina”.
O destaque do novo constituinte nos indica que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
o termo “O novo sanduíche” é um adjunto e, portanto, pode ocupar qualquer lugar ao longo da sentença
	Resposta Correta:
	b.
a expressão “O novo sanduíche” é um constituinte, ou seja, não pode ser dividido sem a perda de sua significação.
	Feedback da resposta:
	Infelizmente sua resposta está incorreta. Observe que, para a boa execução da operação de topicalização, o constituinte movido para o início da sentença precisa manter a gramaticalidade da sentença, caso contrário, é um sinal de que não se trata, efetivamente, de um constituinte. Reveja o conteúdo a respeito do assunto e tente responder novamente!
	
	
	
Pergunta 2
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Uma das principais questões tratadas pela Teoria Gerativa quanto a aquisição da linguagem é a da pobreza do estímulo. Em outras palavras, a teoria defende que não há necessidade de a criança ser submetida a um grande número de dados linguísticos, ao contrário de outras teorias, que defendem esta perspectiva porque acreditam que a criança imite a fala dos adultos ou porque é necessário haver um estímulo positivo para que o desenvolvimento linguístico ocorra de modo adequado.
 
Sendo assim, com base em nossos estudos a respeito da aquisição da linguagem e a Teoria Gerativa, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
I. (   ) A teoria defende essa postura pela ideia de construtivismo, que indica nossa capacidade de produzir sentenças em número infinito de combinações.
II. (   ) A teoria defende esse ponto de vista porque tem como pressuposto teórico a noção de inatismo, ou seja, de que já nascemos com a capacidade da linguagem.
III. (   ) A teoria defende esse ponto de vista porque entende que há uma predisposição genética a ser desencadeada por meio da inserção no contexto escolar.
IV. (   ) A teoria defende essa postura teórica porque há uma espécie de programação biológica cerebral a partir da qual desencadeamos nosso conhecimento linguístico.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
V, V, F, V
	Resposta Correta:
	b. 
F, V, F, V
	Feedback da resposta:
	Infelizmente sua resposta está incorreta. Procure observar atentamente como os enunciados foram desenvolvidos e reflita a respeito das bases teóricas da Teoria Gerativa, assim, perceberá as particularidades da teoria em relação as outras existentes. Tente responder novamente!
	
	
	
Pergunta 3
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Os papeis temáticos são significações que representam uma relação entre uma estrutura conceitual e uma posição sintática. Por isso, para a Sintaxe, a função desempenhada pelos papeis temáticos se refere a determinar certas propriedades em um argumento (externo ou interno) na sentença.
 
Mesmo que o conteúdo dos papeis temáticos não tenha tanto interesse para a Sintaxe, é importante observar como alguns fenômenos de agramaticalidade são explicados por esta teoria.
 
Sendo assim, observe as sentenças a seguir.
 
1. Ricardo bateu em Ricardo.
2. Ricardo entrou na bolacha.
 
Agora, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Em (1), o agente e o paciente não podem ser o mesmo elemento.
II. Em (1), a mesma pessoa não pode se bater.
III. Em (2), é humanamente impossível alguém entrar em uma bolacha.
IV. Em (1), não há problemas de agramaticalidade, porque podemos entender que são duas pessoas diferentes, apesar de terem o nome igual.
V. Em (2), o primeiro substantivo não pode ser enquadrado no papel temático de agente.
VI. Em (2), o segundo substantivo não pode ser enquadrado no papel temático de alvo.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
II e III, apenas
	Resposta Correta:
	a. 
I e IV, apenas
	Feedback da resposta:
	Infelizmente sua resposta está incorreta. Observe novamente como funciona o papel temático em relação à sintaxe e, principalmente, reveja a respeito das diferenças entre os papeis temáticos para compreender o conteúdo. Em seguida, tente responder à questão novamente!
	
	
	
Pergunta 4
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	De acordo com a teoria gerativa, cada palavra da língua tende a ocupar determinada posição na sentença. Além disso, é possível a formação de novas sentenças a partir de regras de transformação. Assim, a frase “Lucas leu o livro”, por exemplo, pode gerar “o livro foi lido por Lucas”, “quem leu o livro?” ou “o que Lucas leu?”. A partir dessas regras de transformação, é possível que o falante nativo de uma língua perceba gramaticalidade ou agramaticalidade das sentenças.
 
Nesse contexto, avalie as sentenças abaixo:
 
1. O livro leu Lucas.
2. Leu Lucas o livro.
 
A análise gerativa transformacional dessa sentença indica que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
a sentença (2) é agramatical porque o sujeito “Lucas”, que exerce papel temático de agente deve ocupar posição anterior ao verbo;
	Resposta Correta:
	d.
a sentença (1) é agramatical porque os termos “livro” e “Lucas” não preenchem semanticamente os argumentos exigidos pelo verbo ler;
	Feedback da resposta:
	Infelizmente, sua resposta está incorreta. Observe que cada verbo, como núcleo da oração, requer argumentos com funções semânticas específicas, a fim de que a sentença faça sentido. Reveja o conteúdo a respeito do assunto e tente responder novamente!
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Existem pessoas que falam nativamente mais de uma língua. Elas são conhecidas como bilíngues, ou seja, indivíduos que têm a capacidade de falar duas línguas como qualquer falante nativo de uma delas. Segundo a Teoria Gerativa, este processo só ocorre no momento em que há aquisição da linguagem pela criança, em uma fase que se desenvolve até mais ou menos os três anos de idade.
 
Uma criança pode, por exemplo, adquirir a língua dos pais e a língua do país para onde ela foi com os pais (no caso de eles se mudarem de país) ou, ainda, por ter pais de nacionalidades diferentes.
 
Sendo assim, a partir desta constatação e do que estudamos a respeito do assunto, podemos dizer que o bilinguismo existe porque:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b.
nossa competência linguística é universal e segue mais ou menos o mesmo padrão de desenvolvimento
	Resposta Correta:
	b.
nossa competência linguística é universal e segue mais ou menos o mesmo padrão de desenvolvimento
	Feedback da resposta:
	Parabéns, sua resposta está correta! O bilinguismo é um fenômeno eminentemente linguístico, que conta com pequeno estímulo externo e comprova a hipótese de que a nossa capacidade de linguagem é universal.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Orações subordinadas adjetivas são o foco de interesse tanto da Gramática Normativa como da Linguística, em especial a Teoria Gerativa, que se interessa por estudar
a sintaxe das línguas naturais.
 
Essas orações subordinadas adjetivas possuem duas formas distintas, porém semelhantes. Uma é explicativa, enquanto que a outra é restritiva. A primeira esclarece o termo antecedente por dar uma qualidade a ele. A segunda, por sua vez, delimita o termo que a antecede e, assim, torna-o mais restrito em relação a um universo maior de significação.
 
Sendo assim, a respeito do que estudamos quanto as orações subordinadas adjetivas explicativas e restritivas, relacione as frases a seguir e sua respectiva definição.
 
1. Restritiva
2. Explicativa
 
(   ) Pedra que rola não cria limo.
(   ) Ele, que nasceu rico, acabou na miséria.
(   ) Ele tem amor as plantas, que cultiva com carinho.
(   ) Os animais que se alimentam de carne se chamam carnívoros.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
1, 2, 2, 1
	Resposta Correta:
	a. 
1, 2, 2, 1
	Feedback da resposta:
	Parabéns, sua resposta está correta! Com relação as frases restritivas, são assim denominadas porque tanto a pedra como os animais são casos particulares, ou seja, restritos (apenas as pedras que rolam e apenas os animais que comem carne), o que excluí todos os demais. Já as frases explicativas são assim chamadas porque podem ser substituídas por adjetivos (homem rico e plantas cultivadas).
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	No escopo dos estudos linguísticos, especialmente em relação à aquisição da linguagem, a teoria gerativa, fundamentada por Noam Chomsky na década de 1950, surgiu como uma crítica ao modelo behaviorista, representado pelo teórico empirista Skinner.
 
Contrapondo os postulados dessas teorias em torno da aquisição da linguagem, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
 (   ) A teoria behaviorista comprova empiricamente a capacidade humana inata de aquisição da linguagem. 
 (   ) A teoria gerativa defende que a competência linguística é uma capacidade biológica e, portanto, universal.
 (   ) A teoria behaviorista atribui a aquisição da linguagem a estímulos comportamentais externos.
 (   ) A teoria gerativa determina que a aquisição da linguagem ocorre a partir da educação escolar.
 
Assinale a alternativa com a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
F, V, V, F
	Resposta Correta:
	e. 
F, V, V, F
	Feedback da resposta:
	Parabéns, sua resposta está correta! Enquanto a teoria behaviorista assume postura mecanicista, o Gerativismo ressalta o componente criativo da linguagem, chamando atenção para o fato de crianças com dois anos de idade já conseguirem formular frases gramaticais com pouco estímulo do ambiente, fortalecendo a teoria inatista da capacidade linguística humana.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A gramática normativa declara que o período composto pode ser constituído por orações sintaticamente dependentes, as subordinadas, ou independentes, as coordenadas. Neste caso, cada uma das orações possui todos os termos sintáticos (sujeito, verbo e complemento) e são classificadas – de acordo com a relação semântica que se estabelece entre elas – como aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas ou explicativas.
 
Relacione as colunas a seguir, classificando as orações coordenadas de acordo com a relação semântica que se estabelece entre elas:
 
1. Aditivas
2. Adversativas
3. Alternativas
4. Conclusivas
5. Explicativas
 
(   ) Pedro saiu cedo, mas ainda não voltou.
(   ) Ora ele chorava, ora ele ria.
(   ) Eu amava blues, mas também amava rock.
(   ) O rapaz faltou ao trabalho, visto que estava com fortes dores.
(   ) Flávia se esforçou bastante, logo foi aprovada no concurso.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
2, 3, 1, 5, 4
	Resposta Correta:
	a. 
2, 3, 1, 5, 4
	Feedback da resposta:
	Parabéns, sua resposta está correta! Percebe-se que na frase “Pedro saiu cedo, mas ainda não voltou” há uma relação antagônica de ideias. Em contrapartida, no período “Eu amava blues, mas também amava rock”, embora apareça a conjunção “mas”, comumente classificada como adversativa, há uma relação de adição de ideias. Por conseguinte, em “Ora ele chorava, ora ele ria” fica clara a alternância de sentidos entre as orações. Por fim, no período “O rapaz faltou ao trabalho, visto que estava com fortes dores”, a segunda oração apresenta uma explicação para a primeira, enquanto no período “Flávia se esforçou bastante, logo foi aprovada no concurso” a segunda oração apresenta uma conclusão para a primeira ideia.
	
	
	
Pergunta 9
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Em síntese, a teoria gerativa é caracterizada pelo princípio do inatismo, segundo o qual existem regras ou princípios universais, comuns a todas as línguas, que limitam os parâmetros, ou seja, as variações existentes entre as diferentes línguas do mundo.
 
Com base no princípio do inatismo chomskyano, considere as proposições a seguir e relação entre elas:
 
I. Para Chomsky, a capacidade humana de falar e entender uma língua é resultado de uma capacidade genética ativada pela experiência com outros falantes da língua.
 
PORQUE
 
II. Qualquer criança pode aprender uma ou mais línguas se houver exposição ao meio e mecanismos comportamentais que a estimulem a assimilar a estrutura sintática da língua.
 
A respeito das proposições, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
As proposições I e II são verdadeiras, e II é conclusão de I
	Resposta Correta:
	d. 
A proposição I é verdadeira, e a II é falsa
	Feedback da resposta:
	Infelizmente, sua resposta está incorreta. Lembre-se de que Chomsky, em sua teoria, criticou severamente o modelo teórico behaviorista, que considera a linguagem humana como um fenômeno externo ao indivíduo, ou seja, um sistema de hábitos fixado pela repetição. Reveja o conteúdo e tente responder novamente!
	
	
	
Pergunta 10
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Segundo Cançado e Amaral (2016), “papéis temáticos são noções semânticas muito estudadas na literatura em Linguística, pois apresentam relações diretas com estruturações e propriedades sintáticas”. Portanto, nesse nível de análise, não importa a função sintática exercida por determinado termo da oração, mas sim sua função semântica na sentença.
 
CANÇADO, M.; AMARAL, L. Introdução à Semântica Lexical: papéis temáticos, aspecto lexical e decomposição de predicados. Petrópolis: Vozes, 2016. p. 39.
 
Com base nesse postulado, considere as sentenças a seguir.
 
1. Paulo simpatizou com Marcela.
2. Clara chutou a bola para o goleiro.
 
Agora, analise as afirmativas a seguir.
 
Em (1), o termo “Paulo” possui papel temático de experienciador.
Em (1), o termo “Marcela” possui papel temático de beneficiário.
Em (2), o termo “bola” possui papel temático de instrumento.
Em (2), o termo “goleiro” possui papel temático de alvo.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
III, IV
	Resposta Correta:
	c. 
I, IV
	Feedback da resposta:
	Infelizmente, sua resposta está incorreta. Os papéis temáticos são identificados de acordo com a função semântica que exercem na sentença. Em outras palavras, é necessário apreender o sentido que os termos possuem em relação à ação verbal expressa. Em seguida, tente responder à questão novamente!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando