Buscar

Inclusão na educação física

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Fellipe da Silva Vieira
RELATÓRIO DE APRESENTAÇÃO SOBRE
INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA
TERESÓPOLIS/ RJ
2022
A Inclusão, como processo social amplo, vem acontecendo em todo o mundo, fato que vem se efetivando a partir da década de 50. A inclusão é a modificação da sociedade como pré-requisito para que pessoa com deficiência possa buscar seu desenvolvimento e exercer a cidadania (Sassaki, 1997). Segundo o autor, a inclusão é um processo amplo, com transformações, pequenas e grandes, nos ambientes físicos e na mentalidade de todas as pessoas, inclusive da própria pessoa com necessidades especiais. Para promover uma sociedade que aceite e valorize as diferenças individuais, aprenda a conviver dentro da diversidade humana, através da compreensão e da cooperação (Cidade e Freitas, 1997). 
Infelizmente não existe inclusão para todos em alguns esportes. Um grande exemplo disso são os esportes paralímpicos, onde nem todos terão a mesma capacidade de exercer a modalidade. Uma pessoa com paralisia cerebral praticando vôlei, basquete ou handebol? Impossível. Então cada atleta deve se adequar ao esporte que lhe é possível praticar dentro das suas limitações.
	Então trouxe para o meu trabalho a modalidade que mais atrai pessoas com deficiências físicas, o Crossfit. A história do Crossfit começa com o seu fundador, Greg Glassman. Ainda na infância, Greg contraiu poliomielite, uma doença que pode causar perda de força muscular, dos reflexos ou paralisia, especialmente em um dos membros inferiores.
Greg descobriu na ginástica uma maneira de converter as sequelas deixadas pela doença, porém, nunca se identificou muito com o método das academias tradicionais. Os trabalhos não exploravam tudo que seu corpo poderia (e precisava) realizar, mas uma parte do corpo de cada vez.
	Foi apresentado alguns alunos do Crossfit Teresópolis que apresentaram deferentes problemas físicos como amputações e paralisia cerebral que tiveram várias melhoras com a modalidade. E no final foi posto um vídeo motivacional mostrando o Crossfit games adaptado para todos com necessidades especiais.

Continue navegando