Buscar

historia do muay thai

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Significado da palavra MUAY THAI: “Arte livre”. O Muay Thai, o qual também é conhecido como Thai Boxing em alguns países como Estados Unidos e Inglaterra, é muito conhecido no Brasil como Boxe Tailandês e é uma Arte Marcial Tailandesa com mais de 2.000 anos de idade. “É um esporte de luta que se caracteriza por utilizar golpes traumáticos com o objetivo de conquistar a vitória, através do nocaute.” (PESSINA, 2017). Conhecido como um esporte de combate muito violento, com o uso dos cotovelos, joelhos, golpes com a canela, chutes e também golpes giratórios. As Cotoveladas podem ser usadas em diversos ângulos, como na diagonal, para cima ou para baixo. Normalmente é mais usado quando a distância para o adversário é pequena e alguns golpes podem ser até mesmo letais.
 A origem do Muay Thai confunde-se com a origem do povo Tailandês. Existem várias versões sobre a origem do Muay Thai. A mais aceita pela maioria dos Mestres de Muay Thai e também por vários historiadores Tailandeses é a seguinte: Segundo os Tailandeses, a origem de seu povo é a província de Yunnam, nas margens do rio Yang Tsé na China Central. Muitas gerações atrás eles migraram da China para o local onde atualmente é à Tailândia em busca de liberdade e de terras férteis para agricultura. O seu local de origem, é na China, até o seu destino, os Tailandeses foram constantemente hostilizados e sofreram muitos ataques de bandidos, de Senhores da Guerra, de animais, e também foram acometidos de muitas doenças. Para protegerem-se e manterem à saúde, eles criaram um método de luta chamado “Chupasart”. Este método de luta e autodefesa fazia uso de diversas armas como por exemplo: espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados, arco e flecha, etc. No treinamento do “Chupasart”, frequentemente ocorriam acidentes que causavam algumas vezes graves ferimentos aos praticantes. Para que eles pudessem treinar sem ferir-se, os tailandeses criaram um método de luta sem armas, o percursor do atual Muay Thai. Assim eles podiam exercitar-se e treinar mesmo em tempos de paz e sem o risco de ferir-se. No início, o Muay Thai era muito parecido com o Kung Fu Chinês. Um fato normal levando em conta à origem do povo Tailandês. O antigo Muay Thai utilizava-se golpes com as palmas das mãos, ataques com as pontas dos dedos, imobilizações e mãos em garras para segurar o oponente. (PESSINA, 2017).
A partir de 1990 podemos dizer que o Muay Thai se tornou um esporte completo, difundindo-se para o mundo todo e sendo exibido em competições tanto de artes marciais mistas famosas, tais como o Ultimate Fighting Championship (UFC) e Strikeforce, quanto também em outros campeonatos específicos para o “Boxe Tailandês”, amadores ou profissionais. Assim, com o tempo, ele foi modificando-se e transformou-se no estilo de luta que é hoje. Essa arte marcial se modificou de tal forma que hoje atende todos os tipos de público e seus interesses específicos, seja autodefesa, perda de peso, condicionamento físico, campeonato e até mesmo reabilitação, sem perder sua essência de luta. (C.B.M.T. 2020)
As lutas propriamente ditas, podem ser usadas de maneira pedagógica no intuito de abranger o sentido das mesmas, em um contexto social e esportivo. O público participante deste esporte são eles: crianças, adolescentes, adultos e idosos. As lutas quando introduzidas em um ambiente favorável tem-se uma grande aceitação, e em todas as faixas etárias, inclusive nota-se uma diminuição da agressividade dos praticantes, principalmente dos jovens e adolescentes, sendo reflexo do treinamento das artes marciais. As lutas são conceituadas da seguinte maneira: 1- luta; 2- Artes Marciais; 3- esportes de combate. O Muay Thai por exemplo é uma arte marcial onde tem-se o contato com o seu oponente (NARDI, 2009).
O Muay Thai foi introduzido ao Brasil em meados do XX, em 1979, pelo mestre Nélio Borges de Souza, conhecido como Nélio naja, o mesmo foi o grande mentor e formador da primeira geração de mestres brasileiros praticantes da modalidade. No Brasil, o órgão máximo que fiscaliza, que gera, estrutura, regula e tem o reconhecimento mundial da Word Muay Thai Federation (WMF) é conhecido como CBMT (confederação brasileira de Muay Thai), a mesma que também é reconhecida pelo ministério dos esportes (NARDI, 2009).
Na Tailândia, alguns dos lutadores geralmente começam seu treinamento com a idade de 6 ou 7 anos. Eles quase sempre se mudam para o ginásio, morando em alojamentos junto com outros lutadores. A parte do treinador é providenciar: comida, roupas, acompanhamento médico, e estudo para o lutador. Em troca disto, o lutador deve simplesmente treinar arduamente e também cuidar da limpeza do ginásio. Mas, o maior compromisso deste lutador é esforçar-se para ser o melhor, um verdadeiro campeão. Quando o lutador vai lutar, geralmente uma vez por mês, ele concorre à um prêmio em dinheiro, este prêmio é dividido entre o lutador e o seu treinador. Sendo que a maior parte do dinheiro vai para o treinador. Na Tailândia também é permitido apostar nas lutas, e o treinador geralmente também aposta em seu próprio lutador, conseguindo assim mais algum dinheiro.
Em Bangkok existem dois grandes estádios aonde pode-se ver lutas de Muay Thai, entre eles os principais são o Lumpini e o Rajadamnerm, cada um deles tem lutas em dias diferentes. Alguns dias por semana, principalmente aos domingos, também passam lutas de Muay Thai pela TV. Normalmente os lutadores são separados por categorias de graduação e peso.
Nesta arte marcial, na Tailândia, normalmente o lutador usa somente a vestimenta de uma roupa de baixo e um calção, isso para não ser restringido de nenhum movimento no meio de um combate. Já nas academias, utiliza-se luvas, protetores de cabeça, caneleiras e protetores bucais para os treinos de sparing (treino de simulação de combate). Além dessa vestimenta, existem outros acessórios, símbolos e estilos que serão ditos a seguir. 
MONGKON - É uma corda trançada em forma de coroa com uma ponta que é usada e colocada na cabeça dos lutadores, na qual pertence ao seu treinador. É retirado pelo treinador antes de se iniciar o combate e simboliza toda a energia, gratidão e dedicação daquela escola com o passar dos anos, ou seja, o Mongkon é o símbolo material da perseverança e honra de seus ancestrais.
RAM MUAY - É uma dança e o ritmo musical tocado, um ritual que antecede um combate.
KRUANG ou PRAJIED - . Na qual tem a finalidade de mostrar o nível de graduação do mesmo. Segundo os tailandeses, após benzê-lo e fazer alguns banhos com ervas sagradas, tem a finalidade de proteger o lutador. Na Tailândia o Prajied é usado como proteção e também como graduação aqui no Brasil.
A MÚSICA DE MUAY THAI - É uma característica única desta arte marcial, sendo tocada antes e durante toda a sessão de combate. Apesar do Muay Thai ter vindo a sofrer um constante desenvolvimento desde o seu surgimento até à atualidade, a música empregue desde há centenas de anos atrás prevaleceu inalterada até aos dias de hoje.
PHUANG MALAI - Uma grinalda de flores que é colocada no pescoço do lutador. É sempre oferecido pelos colegas ao lutador como forma de amuleto e desejo de sorte.
ESTILOS DE MUAY THAI
 
Em qualquer academia, podem-se evidenciar diferenças quando se atenta nas bases e posturas dos lutadores tailandeses. De entre os estilos, devem ser citados:
·         Muay Chaiya – Um estilo do sul da Tailândia, criado na cidade de Chaiya da província de Surat Thani.
·         Muay Maa Yang – É um estilo subestimado de muay thai original do sul. Apelidado de maa yang vem da expressão jaunts.
·         Muay Khorat – Com mais de mil anos, o muay khorat apresenta o nome do lugar de sua origem, em Khorat Rachasima que fica situado na região leste da Tailândia.
·         Muay thasao – Da região norte da Tailândia este estilo tem ênfase na velocidade, especialmente pontapés rápidos. Esta variação de muay boran foi apelidada de ling lom (lit. macaco ventoso).
A Confederação Brasileira de Muay Thai representa o Brasil no mundo desta arte marcial. A C.B.M.T.foi fundada em 1994 pelo Presidente Grão Mestre Luiz Alves e tem como seus principais dirigentes o vice-presidente Mestre Artur Mariano. Órgão máximo do Muay thai no Brasil reconhecida pelo Ministério dos Esportes, tem como sede o Rio de Janeiro. Depois de muitas organizações mundiais estabelecidas na Tailândia, o governo tailandês, assim como o Comitê Olímpico não apoiaram nenhuma organização mundial que não seja a World Muay Thai Federation W.M.F. Ela definiu que cada país terá apenas um representante para cuidar da modalidade, e definiu que a C.B.M.T. é a entidade oficial que regulamentará a modalidade no Brasil. 
O intuito do governo tailandês é de ter controle e conhecimento da modalidade em todo o mundo, como número de adeptos em cada país, o crescimento, já que o Muay Thai vem sendo trabalhado para entrar nas olimpíadas.
REFERÊNCIAS:
http://esporte.hsw.uol.com.br/muaythai5.htm
http://www.sobresites.com/artesmarciais/muaythai.htm
Confederação Brasileira de Muay Thai 
https://cbmt.com.br
NARDI, Eduardo. As Transformações culturais do Muay Thai Brasileiro. Dr. Vinícius Demarchi. 2019. 59p. TCC (Graduação em Ed. Física), universidade federal de São Paulo, Santos. 2019. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=muay+thai+hist%C3%B3ria&oq=#d=gs_qabs&u=%23p%3DzC81aDOx3soJ
PESSINA, JULIA - Gênero no Muay Thai: uma luta dentro das artes marciais
https://repositorio.unesp.br/handle/11449/156204

Outros materiais