Buscar

AV2 T&D up

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0565_AV2_201204060533 » TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	MARCELINO TADEU DE ASSIS
	Turma: 9004/AD
	Nota da Prova:          Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 13/03/2013 20:20:22
	
	 1a Questão (Cód.: 65704)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Você é gerente de Recursos Humanos de uma empresa e verifica a necessidade de abrir um programa de treinamento para um grupo de novos funcionários que serão contratados em breve pela empresa. Quais são as etapas que você deverá seguir para ter certeza que o processo de treinamento será bem sucedido?
		
	
Resposta: - Levantamento das Necessidades de Treinamento - Programação e planejamento do treinamento - Execução do treinamento - Avaliação dos Resultados
	
Gabarito: O aluno deverá dizer que as etapas a seguir são: levantamento das necessidades de treinamento a serem satisfeitas, desenho do programa de treinamento, aplicação deste programa e avaliação dos resultados do treinamento. Além disso, o programa também deverá estar inserido nas estratégias de integração da empresa.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 24643)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O principal objetivo desta técnica de treinamento é proporcionar aos participantes a descoberta dos principais subjacentes aos vários problemas estudados. Geralmente não existe uma solução única para a maioria dos casos. O treinando é estimulado a proporcionar soluções a partir dos seus conhecimentos ou experiência anterior. As características mencionadas anteriormente referem-se a qual técnica de treinamento?
		
	
	simulação
	
	seminários
	 
	estudos de casos
	
	role playing
	
	discussão em grupo
	
	
	 3a Questão (Cód.: 20503)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre os métodos utilizados nas ações de TD&E, Tannenbaum & Yukl (1992) relatam que não há estudos demonstrando porque um método em particular ou a combinação de determinados métodos pode facilitar a aprendizagem ou como determinado método pode ser usado mais eficientemente. Mas Vargas (1996) cita como os métodos mais comumente usados na atualidade: aula, Treinamento em serviço, interpretação de papel, jogos/simulações, instrução assistida por computador e videodisco interativo, entre outros (MARINS LOPES, 2008). De acordo com o texto escrito por Marins Lopes (2008) é possível concluir que:
		
	 
	O texto sinaliza que os métodos não são previamente definidos, mas existem e são usados conforme as necessidades diagnosticadas.
	
	O texto sinaliza que não existem métodos para as atividades do treinamento, consequentemente, esses não são usados.
	
	A etapa retroalimentação, exposta do texto, é essencial para a execução do treinamento.
	
	A etapa levantamento de necessidades, exposta do texto, determina quais serão os instrumentos utilizados no treinamento.
	
	O texto sinaliza que para a concretização do treinamento é preciso ter passado anteriormente pela fase da Execução.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 45569)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As técnicas usadas em treinamentos são fundamentais para a obtenção de bons resultados no processo de ensino e aprendizagem. Leia as técnicas abaixo e assinale a alternativa incorreta:
		
	 
	c) Mentoring é uma técnica que significa a participação de uma pessoa experiente para ensinar e preparar outra pessoas com menos conhecimento ou familiaridade em determinada área.
	
	a) A dramatização normalmente permite que os participantes assumam papéis com base em determinado caso.
	
	b) A instrução programada pode ser apresentada sobre a forma de textos programados e possui a vantagem de permitir ao treinando progredir em seu próprio ritmo de aprendizagem.
	
	e) O rodízio nos cargos é uma técnica bastante utilizada em virtude de sua praticidade, pois o funcionário aprende enquanto trabalha, além de não requerer locais ou equipamentos especiais. Permite ao funcionário novas vivências na prática e aquisição rápida de novos conhecimentos.
	 
	d) Aulas expositivas fazem parte da modalidade mais usada para transmitir informações simulando situações reais, porém demandam mais custos para a empresa.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 42812)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A EAD - Educação a Distância - vem se expandindo por duas razões fundamentais.De acordo com as alternativas de respostas propostas, assinale aquela que indica ¿ adequadamente ¿ estas duas razões.
		
	
	Nenhuma das anteriores
	 
	O uso da internet e das intranets, além da evolução da tecnologia da informação (TI).
	
	O conjunto das alternativas de resposta propostas atende plenamente ao enunciado desta questão.
	
	O crescimento dos treinamentos por vídeo-conferência e DVD.
	
	O surgimento das Universidades Corporativas e cursos de informática.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 42018)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale dos conceitos abaixo aquele que corresponda ao seguinte enunciado "É o resultado processado por cada participante do programa, ao ter acesso às informações que precisa para o desempenho de suas atividades profissionais" refere-se a:
		
	
	Competencia
	
	Habilidade
	
	Atitude
	 
	Conhecimento
	
	Capacidade
	
	
	 7a Questão (Cód.: 42801)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma empresa pode preparar vários cursos para desenvolver o seu corpo funcional. Analise os cursos abaixo: Curso A: preparado para atender demandas localizadas e de forma reativa. Ou seja, depois que o profissional apresenta carência de competências. Curso B: preparado de forma sistêmica e sinérgica. Ou seja, envolvendo a gestão do conhecimento existente na organização e interligado em rede com vários setores. Nos casos desses dois cursos podemos afirmar que se diferenciam pela forma de pensar (mentalidade) como foram concebidos.Os dois cursos representam, respectivamente, exemplos de:
		
	
	curso de desenvolvimento e organizacional
	 
	Curso de treinamento e curso de universidade corporativa
	
	Curso focado no resultado e curso organizacional
	
	Curso fechado e Curso aberto
	
	Curso in company e esperimental
	
	
	 8a Questão (Cód.: 43070)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Idalberto Chiavenato, em termos amplos, o treinamento envolve um processo composto de quatro etapas: levantamento das necessidades de treinamento -LNT, projeto e programação de treinamento, execução do treinamento e avaliação dos resultados do treinamento. Assinale a resposta correta:
		
	
	A etapa de LNT se limita ao diagnóstico interno que analisa a organização, os recursos humanos e as operações e tarefas.
	
	A programação do treinamento é uma tarefa restrita a definir o que treinar, quem deve ser treinado, quando treinar, onde treinar.
	
	A avaliação do treinamento deve considerar principalmente as expectativas dos treinados.
	
	O LNT deve basear-se exclusivamente em fatos e em informações e é de responsabilidade do gestor de linha identificá-lo e tomar todas as decisões a respeito dos treinamentos.
	 
	Um modelo de treinamento deve considerar a articulação perfeita entre os elementos listados.
	
	
	 9a Questão (Cód.: 65697)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Com base em seus conhecimentos prévios a cerca de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), descreva como uma empresa poderia utilizar essas ferramentas para o seu desenvolvimento (Imagine que você é gerente de Recursos Humanos e está elaborando uma proposta para o seu superior).
		
	
Resposta: Primeiro eu faria um Levantamento das Necessidades de Treinamento, individualmente, e de cada setor. Depois, colocaria os benefícios que essas ferramentas utilizadas de maneira planejada, programada, seguindo todas as etapas e técnicas (quanto ao uso, tempo e local, etc), trariam à organização. Benefícios como, capacitação, aperfeiçoamento, crescimento, desenvolvimento, conhecimentos, habilidades, atitudes e a integração dos colaboradores aos setores e, consequentemente, à organização.
	
Gabarito: O aluno deverá escolher entre utilizar uma das duas estratégias isoladamente ou as duas, destacando os principais impactos do T&D para os funcionáriosde uma organização. Deverá tratar de pelo menos dois dos seguintes temas: distinção entre os conceitos de treinamento e desenvolvimento, identificação das necessidades de treinamento e desenvolvimento com as metas e objetivos da empresa, vantagens da aplicação de técnicas de treinamento e/ou desenvolvimento, necessidade de resolução de determinado problema da empresa, como o T&D pode motivar os funcionários da empresa e os reflexos disso e como o T&D pode auxiliar na modernização da empresa.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 42002)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As profundas mudanças socioculturais, políticas, tecnológicas e econômicas que caracterizam o cenário das organizações atualmente, requerem, cada vez mais, qualificação e atualização da mão-de-obra para operar tecnologias sofisticadas e atuar em ambiente competitivo e em constante mutação. Esse cenário é acentuado por desregulamentação, globalização e surgimento de mercados emergentes que exigem novas regras e muita competência das organizações. Nesse contexto, as organizações estão buscando, mais do que nunca, aumentar a competitividade dos produtos e serviços. A partir desta premissa, assinale nas respostas abaixo, a alternativa que melhor descreve as duas razões básicas da existência do Treinamento e Desenvolvimento nas Organizações.
		
	 
	Manter e atualizar o capital humano nas Organizações.
	
	Agregar valor à empresa
	
	Desenvolver as pessoas e melhorar a qualidade do processo.
	
	Dar maior competitividade à Organização.
	
	Reter os talentos nas Organizações.

Outros materiais