Buscar

Atividade supervisionada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Marketing no Agronegócio
Professor Thiago Masson 
Estudante: Manoel Francisco Botelho 
Matrícula: 211370001
ATIVIDADE SUPERVISIONADA 2022.1
Texto de apoio 
O Brasil é o maior produtor de cafés do mundo. Apesar dos recordes anuais, os cafeicultores do país enfrentam inúmeros desafios na comercialização das safras. É o caso da concentração do setor de agroquímicos, da ineficiência das estruturas de transportes, da carga tributária e das crescentes barreiras comerciais impostas por países concorrentes.
Você acaba de ser contratado para desenvolver plano de negócios para nova marca de café torrados. Os investidores pretendem construir a fábrica no Brasil. A intenção é posicionar a nova marca no segmento de cafés especiais com certificação de sustentabilidade socioambiental. 
Exercício
Com base no texto acima, utilize o método das 5 forças competitivas de Porter (aula 4) para antecipar eventuais desafios que você poderá enfrentar na compra de cafés especiais e com certificações de boas práticas socioambientais (aquisição de matéria-prima). Sugira alternativas de solução para cada desafio que identificar em sua análise.
Resposta: 
Poder de barganha dos fornecedores 
O poder de negociação dos fornecedores é uma ameaça quando o setor é dominado por poucas empresas fornecedoras, em um cenário que o fornecedor detém o monopólio do segmento ou tem poucos fornecedores, que pode ser o caso de grão de café com certificações de boas práticas socioambientais por exemplo, a empresa ditará as regras do mercado, definindo preços e prazos. Isso representa uma ameaça significativa para uma empresa que depende deles.
Quando há poucos fornecedores não tem muito o que fazer, a não ser cotar a mercadoria e comprar em grandes quantidades para tentar reduzir o preço e ter uma vantagem no mercado. 
Poder de barganha entre clientes
Esse poder é basicamente a capacidade dos clientes para colocar o negócio sob pressão e negociar condições e pagamentos. No caso do segmento de cafés especiais e com certificações de boas práticas socioambientais que possui poucos clientes faz com que o poder negociação dos clientes seja alto.
Com o grau de conectividade oferecidos pela internet a localização geográfica da loja não é mais um ponto forte para os fornecedores, já que o cliente pode comprar seu produto em qualquer lugar do país, para se manter no mercado a nova marca de cafés especiais deve se posicionar digitalmente e com uma forte e agressiva marketing digital enfatizando a preocupação da marca com as boas práticas socioambientais, além de disponibilizar diversas formas de pagamento para atrair o cliente. 
Porém, oferecendo o mesmo serviço e com o poder de negociação do cliente alto faz com que as empresas entrem em uma guerra do menor preço, que é outra força competitiva de Porte a rivalidade entre concorrentes. 
 
Rivalidade entre concorrentes
Das 5 forças competitivas de Porter a rivalidade entre concorrentes pode ser a mais preocupante neste caso. Quando a uma grande rivalidade de mercado significa que os concorrentes estão de olho no mercado uns dos outros e precificando seus produtos agressivamente, com isso aumenta a quantidade de empresas no mercado que pode ter poucos clientes, se isso acontecer faz com que a matéria prima tenha um preço acima do esperado, já que é um produto com um alto valor agregado (certificações de boas práticas socioambientais) e com poucos fornecedores. 
Para ficar blindado desta força devemos manter uma boa relação interpessoal com os fornecedores para poder obter vantagem em relação aos concorrentes na hora de comprar a matéria prima. 
Ameaça de produtos substitutos 
Um substituto é um produto que pode ser de um tipo diferente de categoria, mas pode ser usado no lugar de um produto existente, no caso dos cafés especiais e com certificações de boas práticas socioambientais pode ser substituído por chá com certificações de boas práticas socioambientais, pode ser substituído por café comum. 
Para evitar essas substituições nova marca de cafés especiais deve se posicionar digitalmente e com uma forte e agressiva marketing digital enfatizando a preocupação da marca com as boas práticas socioambientais, com o objetivo de mostrar para os cliente que o seu produto traz muitos benefícios para a sociedade, e que esses benefícios não pode ser substituído por qualquer produto. 
Ameaça de novos entrantes
Novas empresas do mesmo ramo sempre surgem, principalmente se o mercado estiver aquecido. 
Não conseguimos evitar o surgimento de novos concorrentes, mas podemos evitar a falência com um forte posicionamento no merca e sempre procurando inovar o empreendimento.

Outros materiais