Buscar

Requisitos do negócio jurídico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Requisitos do negócio jurídico 
1. Agente capaz
A capacidade se mostra como aptidão para intervir em negócios jurídicos como declarante ou declaratário, em regra, o sujeito deve ter pelo menos 18 anos ou ter sido emancipado, desde que não seja interditado ou silvícola. No caso de total incompetência do agente, este deverá ser representado por um dos pais, tutor ou curador (conforme o caso) e não participar do ato. Por outro lado, pessoas relativamente incompetentes participam do ato com os representantes acima mencionados, que os auxiliam ou só assistem.
2. Objeto lícito 
O objeto tem que estar em conformidade com a lei, a moral e os bons costumes. O objeto deve ser também possível, quando impossível, o negócio é nulo. Além disso a impossibilidade deve ser absoluta, ou seja, quando o serviço não pode ser realizado por ninguém ou não pode ser determinado.
3. Forma prescrita ou não em defesa em lei
A forma do negócio jurídico deve seguir a forma prescrita na lei, pode também ser livremente acordado se a lei não trouxer nenhuma determinação a respeito. É nulo o negócio jurídico quando não revestir a forma prescrita em lei ou for preterida alguma solenidade que a lei considera essencial para a sua validade.

Continue navegando