Buscar

Tarefa 02 Gestão de Redes de Cooperação na Esfera Pública

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI – UFSJ NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
 DATA:06/06/2021
	
	
	
	
Tarefa 2  (Início: 24/05 - Término: 07/06)
Para realizar a Tarefa 2, consulte o livro-texto da disciplina, bem como considere as recomendações apresentadas abaixo:
·         não serão aceitas cópias. O aluno deverá elaborar a sua própria resposta a partir das leituras realizadas.
·         para elaborar as suas respostas, o aluno deverá pesquisar outras fontes bibliográficas confiáveis (livros acadêmicos, artigos científicos*, material de órgãos oficiais do governo).
·         não são aceitos o uso de fontes bibliográficas de blog, portal do administrador, portal do administrador público e sites assemelhados.
·         somente serão aceitas citações feitas em conformidade com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
* Você pode ter acesso remoto a vários artigos científicos disponíveis pela CAPES por meio do sistema CAFe. Acesse esse sistema com seu login e senha do e-mail da UFSJ pelo seguinte link: https://goo.gl/HLxSU1.
* Você pode, ainda, realizar pesquisas artigos científicos no seguinte link http://www.spell.org.br/
1.      Leia e faça uma resenha do artigo “Formação de Redes de Governança para a Inovação no Setor Público: estudo da rede InovaGov e Comunidade de Simplificação” disponível no seguinte link: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/4608.
Formação de redes de governança para a inovação no setor público: estudo da Rede InovaGov e Comunidade de Simplificação.
Cristina Camila Teles Saldanha-1
Ana Luiza Santos Terra-1
Marcus Vinicius Gonçalves da Cruz-2
Carolina Gomes Rosado-3
José Clemente Maria Ferreira Santos-1
1Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte –MG, Brasil
2Fundação João Pinheiro (FJP), Belo Horizonte –MG, Brasil
3Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa–MG, Brasil
O artigo revisa a compreensão que se dá na formação de redes de governança voltadas para inovação governamental no Brasil a partir de um estudo de dois casos: a Rede InovaGov do Governo Federal e a Comunidade de Simplificação do Governo de Minas Gerais, compreende a articulação que se desenrolam entre os atores e os processos, avaliando as variáveis qualificativas, através de uma análise documental. Dessa forma mostra as variedades dos atores envolvidos e dos elementos que demarcam o conceito de inovação e seu desenvolvimento.
Através da inovação governamental e a diversidade dos envolvidos, amplia a troca de informações e a justificação dos recursos disponíveis. As categorias para o gerenciamento das redes englobam organização, exploração do conteúdo, a conexão e o acordos de processo. (Kliyn, 2010).
O conjunto da diversidade das interações escapa a administração da rede tendo o risco de atuação ineficaz para a gestão, considerando que são responsáveis pelo processo e as interações. São usados como metodologia o estudo de dois casos, para formação de rede de governança para inovação no setor público: A Rede Inova Gov. Federal e a Comunidade de Simplificação do Governo de Minas Gerais. ” Estipulados como objetivos específicos, explicar o surgimento das redes de inovação governamentais através da revisão de literatura do tema e descrever cada um dos casos em análise.
· - Rede Inova Gov.
· - Comunidade de Simplificação de Minas Gerais
· - Fazer uma análise comparativa entre os casos.
· - Identificação das semelhanças e diferenças.
Utilizando o percurso metodológico como protocolo, foi explorado o material coletado, análise dos conceitos de acordo com a realidade dessas redes de inovação no setor público (Bardin,1977).
Foi definida através da análise, quem são os atores, quais interesses e o nível de empenho entre os participantes, os processos foram analisados em relação ao tempo, objetivos e o tipo de interação. O estudo da Rede Inova Gov. e Comunidade de Simplificação e a constituição das mesmas, mostra que apesar de não poder generalizar, como inovação da Administração Pública Brasileira tanto a nível federal como estadual estão, estão surgindo.
 Mostra que em ambas as redes, os atores governamentais se fazem presentes, sendo mais diversificada e presente em todos os poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. A responsabilidade das redes de inovação fica a critérios dos setores de planejamento. Dessa forma as dimensões que nortearam o estudo mostram os atores que está na rede, os interesses, o grau de adesão e comprometimento dos participantes e sua dimensão dos processos mostra o gerenciamento das redes, o tempo e o tipo de interação, considerando as experiências, ideias, conhecimento ou atuação conjunta. Sugere um estudo longitudinal para analisar a atuação dos atores dentro das redes e não somente a formação das mesmas. 
2. Quais as características gerais das redes de prestação de serviços de infraestrutura?
De acordo com o livro texto essas redes se dividem em dois grupos, o primeiro grupo contempla as redes formadas quando o Estado deixa de executar certas atividades produtivas de prestação de serviço público de infraestrutura, transferindo-as para organizações do mercado, total ou mesmo parcialmente, como acontece nas áreas de telecomunicações, transportes e elétrica, sendo composto pelas empresas privadas e os órgãos que são responsáveis pela regulação, sendo horizontal e homogêneo. No segundo grupo as redes formadas no âmbito do mercado para as quais recursos públicos são destinados com a finalidade de apoiar o desenvolvimento de algum setor ou local, as atividades de produção e distribuição de bens e serviços, de ser viços, dentre outros que são para uso da sociedade. Dessa forma a organização que fornece esses recursos passa a exercer também atividades de natureza diretiva e normativa no âmbito da rede financiada, portando são, híbridas, horizontais e homogêneas.
3. Apresente os mecanismos de gestão das redes para prestação de serviços de serviços social?
Participação da Sociedade Civil que é a ação planejada e implementada no direito dos indivíduos em interferir na condução da vida pública de forma direta ou por meio de mecanismos representativos. Controle Social um instrumento democrático no qual existe a participação dos cidadãos no exercício do poder que coloca a vontade social como fator fundamental para a criação de metas a serem alcançadas no âmbito de algumas políticas públicas e para a implementação de mecanismos de fiscalização e de prestação de contas do uso dos recursos públicos e os órgãos colegiados como as agências reguladoras e o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor são mecanismos fundamentais para que os serviços prestados sejam universalizados e de boa qualidade.
 4.  Quais os instrumentos de gestão das redes de prestação de serviços de intervenção do Estado?
Os instrumentos de gestão importantes para a efetividade dessas redes são: os conselhos, as Procuradorias de Estado e as ouvidorias públicas.
Fontes: Livro Texto: Gestão de redes de cooperação na esfera pública / Maria Leonídia Malmegrin. – 3. ed. rev. atual. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2015.
Saldanha, C. C. T., Terra, A. L. S., Cruz, M. V. G. da, Rosado, C. G., & Santos, J. C. M. F. (2020). Formação de Redes de Governança para a Inovação no Setor Público: estudo da rede InovaGov e Comunidade de Simplificação: study of the Rede InovaGov and Comunidade de Simplificação. Revista Do Serviço Público, 71(c), 212-231. https://doi.org/10.21874/rsp.v71ic.4608

Outros materiais