Buscar

RESENHA CRITICA - O PAPEL DAS OFICINAS DE CRIATIVIDADE JUNTO A IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIP- Universidade Paulista
CPA - Centro de Psicologia Aplicada / Campus Tatuapé
Disciplina: Práticas Psicológicas
Área de Estágio: Oficina de Criatividade 
Nome: Camila França Lemos 				RA.: N324FF-5
Supervisor: Marcos Vinícius Sant’Ana			CRP: 06/103044
Data: 12/05/2022
RESENHA CRITICA: “O papel das oficinas de criatividade junto a idosos institucionalizados” 
Percepções sobre o texto:
O presente artigo analisou o funcionamento e os resultados de uma oficina de criatividade junto a uma instituição de idosos, que tem como objetivo acolher idosos em situação de vulnerabilidade, miséria e abandono. A instituição acolhe cerca de 50 idosos e se mantem a partir de investimentos, bazares e bingos beneficentes.
A escolha da instituição levou em consideração a busca pelo entendimento de questões que envolvem o sofrimento para pessoas que foram negligenciadas e desamparadas na fase final da vida.
O envelhecimento é um processo natural de transformações fisiológicas e estruturais que acontecem no corpo e na mente ao longo da vida. Seu início não tem previsão cronológica exata; vai depender de cada indivíduo que sofre as influências sociais, ambientais e culturais.
Os idosos muitas vezes são descartados por alguns como meros objetos sem utilidade para a sociedade ou para família. Esta indiferença e frequentes desprezos para com as pessoas da terceira idade é fruto de uma mentalidade que põe em primeiro lugar a utilidade imediata e a produtividade do homem. Por outro lado, este desprezo e está indiferença são fruto também da negligência do próprio Estado que não cria condições e leis que defendam os idosos e que punam aqueles que os maltratam.
A proposta da oficina foi facilitar o autoconhecimento, o resgate da autoestima e da dignidade, liberação da criatividade através de atividades corporais e a utilização de materiais expressivos. Conforme Cupertino (2008):
A oficina de criatividade pode desempenhar, em uma instituição para idosos, um papel de fundamental importância, uma vez que, por meio dela, é possível explorar a expressividade e modificar a forma de ver o mundo[...] utiliza a arte como estimulo sensorial, despertando capacidades. Podem também ser realizados exercícios de estimulação dos sentidos, trabalhando as percepções, explorando possibilidades e capacidades de cada um[...] pode-se trabalhar não só os conflitos e angústias, mas o florescimento das capacidades criativas, desenvolvendo a recuperação da autoestima, interação e integração dos idosos na instituição.
As atividades grupais e as oficinas terapêuticas funcionam como catalizadoras desse processo de atualização e de desenvolvimento pessoal e coletivo. Os profissionais devem estar preparados para uma prática em que são respeitados os valores, a cultura e a identidade dos idosos.
 ____________________________________ 
Estagiário(a): Camila França Lemos 
RA: N324FF-5 
 
		___________________________________________
Profº Supervisor: Marcos Vinicius Sant’Ana
CRP: 06/103044

Outros materiais